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Benefícios da uva: como essa fruta saborosa contribui para sua saúde

Legenda: 
Benefícios da uva

Rica em vitamina C, vitamina K, fibras e antioxidantes, a uva é uma fruta saudável e gostosa. Trazendo benefícios como a prevenção de doenças, melhora do trânsito intestinal e manutenção da saúde, você irá se surpreender ao descobrir como a uva faz bem!

 

Benefícios da uva: Melhora o sistema imune e previne doenças

Por ter um alto índice de vitamina C ー cerca de um quarto da dose diária recomendada a cada 100 gramas de uva ー a uva ajuda a tornar seu sistema imune mais forte, protegendo contra vírus, bactérias e infecções. Alguns estudos feitos em laboratório mostram que o extrato de uva protege contra doenças como a gripe, catapora, infecções alimentares e fúngicas.

Além disso, as uvas são ricas em compostos vegetais – como o resveratrol, que é uma substância nas sementes da uva, na pele da uva preta, no vinho tinto e na casca do amendoim. Dentre suas diversas funções, o resveratrol reduz inflamações e age como um antioxidante, isto é, protege as células da oxidação. Essa característica é super importante, pois ajuda a prevenir certos tipos de câncer, como o câncer na mama ou no intestino.

O resveratrol ajuda ainda na manutenção da saúde dos olhos, protegendo contra o glaucoma, a catarata e retinopatia diabética, bem como protegendo a vista dos danos causados pela luz azul – o que é ótimo para quem passa muito tempo na frente do computador ou celular.

 

Benefícios da uva: Tratamento de doenças crônicas

Com suas propriedades anti-inflamatórias, a uva ajuda a controlar a diabetes, artrite e problemas do coração.

Apesar de não parecer a melhor escolha para diabéticos por conter 23 gramas de açúcar por xícara, as uvas possuem um baixo índice glicêmico, ou seja, esse açúcar demora a chegar na corrente sanguínea. E, além disso, a uva contém alguns componentes que podem aumentar a sensibilidade à insulina, melhorando a capacidade do corpo de lidar com a glucose (o açúcar da uva) e diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Surpreendente, não?

As uvas também são boas para quem tem problemas do coração porque, da mesma forma que alguns componentes como o resveratrol podem diminuir os níveis de açúcar no sangue, eles acabam diminuindo também a absorção de colesterol do corpo.

Outro benefício da uva que pode ajudar na saúde do coração é baixando a pressão arterial. Uvas têm um alto teor de potássio e um baixíssimo teor de sódio, e essa é uma ótima combinação para aqueles que querem diminuir a pressão alta. Afinal, um estudo feito em 2011 e publicado no Jornal Internacional da Associação Médica Americana (JAMA) mostrou que, entre os 12,267 entrevistados, aqueles que ingeriam mais potássio tinham menos chances de ter complicações sérias do coração.

 

Benefícios da uva: Previne o envelhecimento e garante a aparência saudável

Rica em antioxidantes e vitamina E, um dos grandes benefícios da uva é justamente a prevenção do envelhecimento. Enquanto o resveratrol estimula proteínas ligadas à longevidade e um envelhecimento mais lento, a vitamina E ocupa outro papel, de manter sua pele com uma aparência mais jovem, bonita e saudável – pois ela protege a pele do estresse oxidativo e participa na absorção do colágeno, que permite uma pele mais firme, saudável e uniforme. Outros componentes presentes na uva podem ajudar também a prevenir a acne e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando a ter pele e cabelos saudáveis.

 

Benefícios da uva: Versátil e saborosa

Além de todos os benefícios da uva que vimos acima, uma qualidade não muito comentada é como as uvas são fáceis de comer – além de ajudar a prevenir doenças, o envelhecimento e tratar condições como a diabetes e o colesterol alto. Para mostrar formas variadas de consumir essa fruta, nós do Que Bem Que Faz separamos 10 receitas deliciosas para você experimentar.

1. Pavê de Uvas e Baunilha: uma boa opção para comer com a família, esse pavê intercala biscoitos champanhe, creme de baunilha e uvas.
2. Cuca de Uva: ideal para o lanche da tarde ou café da manhã, essa cuca de uva é doce e saborosa.
3. Beijinhos Recheados com Uvas: uma boa forma de oferecer fruta para crianças seletivas, esses beijinhos de uva são bons para todos os paladares.
4. Sorvete Caseiro Frutado de Ninho: esse sorvete saudável e rico em potássio leva leite ninho, uvas e banana.
5. Bruschettas de Queijo Brie e Uva: fáceis de fazer, essas bruschettas são uma explosão de sabor. Ideais para um lanchinho da tarde.
6. Torta Guirlanda de Uvas: com uma apresentação bonita, essa torta de marzipan é uma boa pedida para o fim de ano.
7. Taça de Frutas e Dark Chocolate com Colágeno: para maximizar ainda mais o poder das uvas na pele e prevenir o envelhecimento, essa taça de frutas adiciona colágeno em seu preparo.
8. Flan com Calda de Uvas: uma sobremesa leve, esse flan de coco e baunilha com calda de uvas pode ficar ainda melhor ao adicionar pedaços da fruta, dando uma textura mais complexa.
9. Suco de Uva e Maçã: que maneira melhor do que começar o dia do que com esse suco cheio de fibras? A mistura de uva e maçã é agradável e acessível.
10. Arroz com Uvas Verdes e Champanhe: uma boa pedida para as festas e comemorações, adicionar uva e champanhe ao seu arroz o torna sofisticado e cheio de sabor.

Lembrando sempre que uma alimentação equilibrada, com vários nutrientes, acompanhada de exercícios físicos regulares, é a melhor forma de manter seu organismo saudável.


Perguntas frequentes

  • Faz mal comer uva à noite?

    Não, muito pelo contrário! A uva contém melatonina, o hormônio do sono, e pode garantir uma noite de sono melhor.

  • Uva solta o intestino?

    A uva, sendo um alimento rico em fibras e líquidos, quando ingerida inteira, com cascas e sementes, ajuda a combater a constipação, soltando o intestino, melhorando a digestão e acalmando o estômago irritado.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/benefits-of-grapes#TOC_TITLE_HDR_2

    https://health.clevelandclinic.org/health-benefits-of-grapes/

    https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-health-benefits-of-grapes

    https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/are-grapes-good-you

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21747015/

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/benefits-of-grapes#TOC_TITLE_HDR_2 https://health.clevelandclinic.org/health-benefits-of-grapes/ https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-health-benefits-of-grapes https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/are-grapes-good-you https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21747015/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas