Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Quais os benefícios da vagem? Conheça todos os motivos para ter esse vegetal no prato

Legenda: 
Benefícios da vagem

Um prato colorido é sinônimo de alimentação saudável. E entre essas cores, o verde está sempre presente. Afinal, verde é esperança e boa nutrição também. A vagem é um desses itens que trazem cor, sabor e muita saúde à rotina alimentar. É por isso que conhecer os benefícios da vagem é importante para ter um motivo a mais para colocá-la entre as refeições.

Quem garante todos os benefícios da vagem para saúde, claro, são as vitaminas e minerais que ela contém e com um ingrediente poderoso que os que conhecem não dispensam: as fibras. Daí por diante é só contar as vitaminas A, B1 e B2 (que não são os Bananas de Pijamas), e C. Depois vem fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro.

Precisamos falar mais alguma coisa? Precisamos sim, pois não basta saber que um alimento contém todos esses nutrientes. Temos que saber o que cada um deles traz de vantagens para nosso organismo. Por isso, continue lendo que vamos detalhar tudinho para você e no final ainda te daremos uma lista incrível de receitas.

LEIA TAMBÉM:

 

Vagem, quase uma fonte da juventude

O processo de envelhecimento é super natural na vida de qualquer pessoa. Ah, mas isso todo mundo já sabe. O que talvez poucos saibam é que uma boa alimentação pode retardar esse processo, porque, vamos combinar, ninguém precisa antecipá-lo. Pois fique sabendo que entre os benefícios da vagem para a saúde está barrar o envelhecimento precoce.

Isso fica por conta dos antioxidantes existentes no vegetal. E quando falamos em antioxidante, falamos de muita, mas muita saúde mesmo porque essas moléculas são capazes de prevenir e ajudar no tratamento de muitas doenças crônicas, como diabetes e câncer.

E quer saber um antioxidante maravilhoso que faz os benefícios do consumo da vagem serem ainda melhores? A vitamina C. Isso mesmo. Pensou que esse nutriente era apenas um bom antigripal? Sim, na verdade é, mas suas propriedades vão muito além disso.

É por causa da vitamina C que o benefício da vagem para a pele faz parte dessa lista. Entre os antioxidantes que circulam no organismo humano, a vitamina C é o que existe em maior abundância, principalmente na pele. Isso faz com ele contribua para a cicatrização mais rápida de feridas. Sabe o colágeno? Aquele muito usado nos cosméticos para reduzir as rugas? Sua síntese é totalmente auxiliada pela vitamina C.

Agora, cá pra nós. Combate doenças crônicas, te livra das gripes e ainda te deixa com pele de pêssego. Os benefícios da vagem para saúde são ou não são uma verdadeira fonte da juventude?

 

Fibras, lá vem elas de novo e agora na vagem

O Que bem que faz já falou em várias ocasiões sobre as fibras e não é à toa, né gente! Elas sempre aparecem porque fazem bem demais à saúde e, aqui, estão entre os benefícios da vagem para a dieta.

Vamos lá! Para começar, são elas as responsáveis por transformar o intestino em um verdadeiro relógio. Aquela dificuldade em fazer cocô, já era. Nunca mais você terá que conviver com a constipação que causa dor, inchaço e um desconforto tão grande que tira a concentração e até o sono.

E não fica só nisso. As fibras realmente carregam na bagagem uma lista inteira de benefícios da vagem para saúde. Aliás, é mais um benefício da vagem para diabetes. E se o colesterol ruim estiver alto, a vagem vai ajudar também e por conta das fibras. Hipertensão ficará bem longe, assim como a obesidade.

 

Músculos fortes e perda de peso comendo vagem

Quem está malhando para valer quer ver os resultados. Sim, tem benefícios da vagem na musculação para fazer o retorno de todo esse esforço ter retorno rápido. E essa vantagem tem tudo a ver com o magnésio que o vegetal carrega. Esse mineral é importante para o crescimento e fortalecimento dos músculos.

O resultado que mais se quer diante desse esforço é a perda de peso. Tem benefícios da vagem para emagrecer também e isso é porque ela tem poucas calorias. Sendo a vagem magrinha, vai ajudar a fazer você seguir o mesmo caminho.

 

B1 e B2, o par perfeito da vagem

Tem um casalzinho maravilhoso que responde a pergunta 'qual beneficio da vagem?'. É a vitamina B1 e a vitamina B2. Eles formam um par perfeito nos cuidados com a saúde.

E já que ali atrás falamos de músculos, é bom saber que a vitamina B1 é essencial para que eles funcionem bem. É ela também quem vai gerar bastante energia para o momento dos exercícios aeróbicos que você irá fazer para manter a saúde do corpo. E tudo isso começa pelo metabolismo aeróbio.

A saúde mental entra nesse benefício da vagem contida na vitamina B1. Ela ajuda a manter uma boa memória e ter concentração. O sistema cognitivo, aquele que nos faz fixar os conhecimentos na mente, também é beneficiado nesse processo.

E agora vem a vitamina B2 na lista de benefícios da vagem para a saúde. É melhor respirar fundo porque são muitos. O nutriente promove o bom funcionamento do corpo, deixa a pele muito boa, traz saúde para boca e olhos, arranca a enxaqueca da cabeça, previne doenças do coração e, para as mamães ficarem bem contentes, a vitamina B2 ajuda no desenvolvimento do feto e no crescimento das crianças.

 

Tenha a força com vagem no cardápio

Quer ficar forte? A vagem te ajuda nisso, porque ela tem ferro e com esse nutriente entre os benefícios da vagem para saúde o que não vai aparecer é anemia. Sim, o ferro é primordial para impedir que essa doença chegue ao corpo provocando fraqueza, cansaço, dor de cabeça, tontura, palidez na mucosa dos olhos e falta de apetite.

 

Pratos especiais feitos com vagem

Consumir vagem tem muitas vantagens. Deu para notar, né? Mas, para tê-la sempre no cardápio o bom mesmo é ter variedade. Pensando nisso selecionamos 10 receitas maravilhosas para você preparar com vagem. #ficaadica

1. Vagem Refogada - deliciosa só precisa de cebola e salsa para ficar bem temperada. Um temperinho pronto também ajuda no sabor.

2. Refogado de Abóbora e Vagem - fica um prato maravilhoso para comer no almoço ou jantar. Leve e gostoso é rápido e fácil de preparar, em poucos minutos a refeição está pronta.

3. Carne Ensopada com Vagem - a mistura de vagem com carne é perfeita. A vagem entra na receita já quase no fim do preparo adicionando todos os seus benefícios.

4. Lagarto Recheado - mais uma receita para juntar carne e vagem para aproveitar todo o sabor e a nutrição desse prato muito saboroso.

5. Sopa de Cenoura, Vagem e Mandioquinha - uma sopa quentinha nas noites frias é muito bom. Ainda mais se tem tantos nutrientes essenciais para a saúde. Essa sopa é gostosa e saudável.

6. Legumes Sauté - delicioso, feito com manteiga, mandioquinha, vagem, abóbora, tomate-cereja e salsa picada.

7. Salada de “Maionese” de Ervas - super gostosa, é feita com leite líquido, limão, azeite, batata, cenoura, vagem e cebola. Se desejar, acrescente milho-verde ou ervilhas.

8. Ensopado de Galinha Caipira - além da vagem que dá muito sabor a receita, ainda tem cenoura, alho-poró e salsa. Fica muito gostoso e dá até para servir em ocasiões especiais.

9. Feixe de Legumes - saboroso feito com tiras de alhos-porós, cenouras e vagens cozidas e temperadas com tempero pronto, amarradas com cebolinha, dá para servir como aperitivo.

10. Enroladinho de Frango e Legumes - extremamente saboroso, é feito com filés de frango, alho-poró, vagem, abóbora e biscoito. Regue-os com o molho que se formou na assadeira para ficar bem suculento.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios da vagem?

    A vagem combate anemia e várias doenças crônicas como diabetes, doenças do coração, hipertensão, fortalece músculos, previne o envelhecimento precoce, promove o bom funcionamento do corpo, deixa a pele muito boa, traz saúde para boca e olhos, arranca a enxaqueca da cabeça, combatem a prisão de ventre e reduz o colesterol ruim.

  • 2. Por que vagem faz bem para saúde?

    Quem garante todos os benefícios da vagem para saúde, claro, são as vitaminas e minerais que ela contém e com um ingrediente poderoso que os que conhecem não dispensam: as fibras. Daí por diante é só contar as vitaminas A, B1 e B2 e C. Depois vem fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro.

  • 3. Como consumir vagem?

    Dá para preparar vagem refogada, cozida ou grelhada. Rende receitas como saladas, ensopados, sopas e mix de legumes.

     

Referências

https://www.cfn.org.br/index.php/vagem-2/ http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2017/anais/arquivos/RE_0214_0074_02.pdf http://repositorio.aee.edu.br/jspui/bitstream/aee/9496/1/Amanda%20Cristina%20Alves%20Franca.pdf https://qbemqfaz.com.br/bem-estar/vitamina-b2 https://saude.abril.com.br/medicina/anemia-o-que-e-como-combater/ https://qbemqfaz.com.br/vida-equilibrada/vitamina-b1

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas