Benefícios de andar de bicicleta: 7 razões para adotar esse hábito

Legenda: 
Benefícios de andar de bicicleta

A brisa leve batendo no rosto, os cabelos ao vento, o sol aquecendo o corpo e a certeza de que, mais do que todo esse bem-estar, os benefícios de andar de bicicleta promovem também muita saúde física, como a perda de peso e o fortalecimento dos músculos.

E, além de tudo isso, tem mais uma coisa que agradece quando o ciclismo vira um hábito: o bolso. É que quem adota a prática no dia a dia para ir ao trabalho, por exemplo, acaba economizando muito e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.

Mal começou a ler este artigo do Que bem que faz e já ficou sem fôlego? Pois prepare-se para conhecer muito mais sobre os benefícios de andar de bicicleta para saúde – entre eles, o aumento do fôlego.

Leia também:

 

7 benefícios de andar de bicicleta

1. Faz emagrecer

Provavelmente, esse é o primeiro motivo que leva as pessoas a escolherem a prática desse exercício. Pois, comecemos por esse benefício de andar de bicicleta para o corpo, para já te convencer de cara a aderir a essa atividade. O que ocorre é que, ao se exercitar, você ajuda a acelerar o metabolismo – e, assim, perde muitas calorias. Diminuindo os níveis de gordura do corpo ficará mais fácil controlar o peso. Claro, que unido a isso é importante uma boa alimentação.

2. Fortalece os músculos

Perder gordura, todo mundo quer; o que ninguém gosta é de perder massa muscular. Então, relaxe, porque o fortalecimento dos músculos é mais um benefício de andar de bicicleta todos os dias. Com músculos fortes vem uma série de vantagens, como a proteção das articulações e tendões. Com esse conjunto de coisas boas promovidas pela prática de pedalar, o risco de ter lesões é muito pequeno. Só viu vantagens, né?

3. Promove saúde mental e bem-estar

Evitar o estresse é quase impossível no nosso dia a dia, mas tem fórmulas maravilhosas para conseguir controlar esse problema – e a saúde mental está entre os benefícios de andar de bicicleta. Controlando o estresse, você se protege também contra a depressão e a ansiedade. E isso se deve a liberação de endorfina enquanto pedalamos: esse hormônio é o responsável por trazer toda a sensação de conforto e bem-estar, o que melhora muito o humor.

4. Aumenta o fôlego

Chegou a hora de tomar fôlego e continuar aprendendo sobre quais os benefícios de andar de bicicleta. Pedalar faz com que a capacidade cardiopulmonar melhore e se fortaleça. Isso vale para adultos e crianças, que ficarão com mais fôlego para andar de bicicleta e fazer tudo o que quiserem para ficar mais felizes e saudáveis.

5. Reduz o colesterol

Os benefícios de andar de bicicleta para a saúde passam também pelo colesterol. Praticar o ciclismo mantém o equilíbrio ideal entre o colesterol bom e o ruim, elevando o primeiro e reduzindo o segundo. Ficou com o colesterol nos níveis adequados? O próximo passo é se manter longe das doenças cardiovasculares, que poderiam surgir caso você não estivesse caprichando nas pedaladas.

6. Melhora o equilíbrio, a postura e a coordenação

A falta de atividade física acaba contribuindo para desestabilizar o corpo e tirar o seu equilíbrio – e, com o passar dos anos, isso vai só se agravando. Obviamente, ao conhecer os benefícios de andar de bicicleta, você correrá para evitar esses probleminhas, já que o exercício melhora o equilíbrio, a postura e a coordenação motora. E sabe o que mais isso evita? As quedas e fraturas.

7. Gera economia e protege o meio ambiente

Chegou a parte que o bolso mais gosta. Já falamos dos benefícios de andar de bicicleta para saúde do corpo e da mente – e fechamos com as vantagens que a prática do ciclismo traz para as suas finanças e para o meio ambiente. Utilizada como meio de transporte, a bike vai evitar os gastos com combustíveis ou passagens de transportes públicos. A segunda etapa desse benefício é que o ar ficará menos poluído, o trânsito mais folgado e, como consequência, a gente volta duas casas e completa os benefícios de andar de bicicleta para a saúde da mente e do corpo.

#Ficaadica

Para garantir todos esses benefícios de andar de bicicleta na sua vida, recomenda-se a prática dessa atividade por no mínimo 30 minutos, ao menos três vezes por semana. A intensidade das pedaladas pode ser moderada.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas