7 benefícios de pular corda para te fazer deixar fluir a criança interior

Legenda: 
Benefícios de pular corda

Parece uma simples brincadeira de criança, mas é um exercício físico poderoso. Os benefícios de pular corda para a saúde vão muito além da diversão infantil – o que, aliás, também é uma vantagem ótima, porque ajuda a meninada a se socializar, promove o desenvolvimento psicomotor e as faz brincar até cansar.

Então, tudo bem! O Que bem que faz vai te deixar à vontade para inserir esse item também na lista de benefícios de pular corda, e aproveitamos para apresentar mais outros 7 motivos para você deixar a sua criança interior falar mais alto e começar já com essa brincadeira que deve ser levada bem a sério, pois vai fazer uma diferença e tanto na sua rotina saudável.

LEIA TAMBÉM:

 

1° benefício de pular corda

Vamos começar explicando quais são os benefícios de pular corda para emagrecer. Eita, que os olhos até brilharam agora, hein! É que todo mundo já sabe que a obesidade é um risco sério para a saúde e, portanto, quem está acima do peso precisa se cuidar, adotando uma alimentação saudável e atividades físicas para ter saúde e longevidade. E pular corda vai te ajudar nisso, porque vai acelerar o processo de perda de calorias. Ou seja, você vai conseguir emagrecer brincando!

 

2° benefício de pular corda

Músculos tonificados? Temos! Mas, só quando aproveitamos os benefícios de pular corda todos os dias. Os músculos do corpo todo serão alvos dos vários proveitos de praticar esse exercício. Além das coxas e da panturrilha – ou batata da perna, como você quiser chamar –, até as canelinhas finas vão se beneficiar. Ops! Suas canelas não são finas? Então aproveita para deixá-las ainda mais fortalecidas.

Os braços também são trabalhados nessa brincadeira de criança que só traz vantagens aos adultos, e também ficarão bem tonificados.

 

3° benefício de pular corda

Apesar da brincadeira ser boa, quando dissemos que tem benefícios de pular corda para o corpo todo, não estamos brincando. Além de ficar com músculos fortes, esse exercício físico vai te deixar com ossos fortes. E é nessa hora que entra uma palavra bem conhecida, especialmente entre as mulheres, mas com que ninguém quer ter contato: osteoporose. Pois bem! Pular corda vai ajudar a riscar esse termo do seu caderninho, porque a densidade óssea também será positivamente afetada ao pular corda.

 

4° benefício de pular corda

 

Prevenir lesões: eis aí mais um benefício de pular corda para a saúde. E já dá até para imaginar porque isso acontece. Se você fica com músculos e ossos fortes, as chances de cair e quebrar ou lesionar algum osso são quase zero. É, na verdade, uma cadeia de vantagens que se interligam, promovendo saúde e bem-estar.

 

5° benefício de pular corda

Até quem nunca pulou corda sabe: é preciso ter muito equilíbrio e agilidade e não pode nem pensar em vacilar na coordenação motora. Do contrário, a queda e as risadas de quem estiver olhando estarão garantidas. O desenvolvimento de todo esse controle, é claro, entra na relação dos benefícios de pular corda para o corpo. Sincronize o pulo ao movimento da corda e veja os resultados também no seu dia a dia.

 

6° benefício de pular corda

Quem aí quer ter o coração batendo no compasso levanta a mão! Todo mundo quer um coração saudável, com certeza. Pois saiba que a saúde cardiovascular também está entre os benefícios de pular corda – afinal, praticar atividades físicas reduz o risco de doenças cardíacas, e isso começa pela pressão arterial. Isso mesmo: com a pressão controlada, os riscos de infarto, por exemplo, são mínimos. Aqui, portanto, você terá duas vantagens em uma.

 

7° benefício de pular corda

Depois de tudo isso, será que ainda tem algum outro benefício de pular corda que possa te deixar muito feliz? Tem sim, e vamos te contar agora. Sabe aquela desculpa de não praticar atividade física por falta de grana? Esqueça, porque você não terá mais como usá-la. Pular corda é um exercício que não necessita desembolsar nenhum dinheiro – só o de comprar a corda, claro, mas esse será um investimento mínimo. E depois, dá para praticar em qualquer lugar.

 

Cuidados ao aproveitar os benefícios de pular corda

Já que você conheceu esses maravilhosos benefícios de pular corda para o corpo, também é importante ficar atento a alguns cuidados. Em primeiro lugar, antes de praticar qualquer atividade física procure um médico, para se certificar da intensidade em que ela poderá ser adotada. E, especificamente no caso de pular corda, quem tem problemas em alguma parte dos membros inferiores – como pés, tornozelos e joelhos – deve redobrar a atenção e atuar com mais cautela.

O exercício físico é recomendado em intensidade leve, moderada ou vigorosa, de 30 a 60 minutos por dia, ao menos 3 vezes por semana. Mas, o Que bem que faz sabe que você vai fazer o esforcinho necessário e aproveitar os benefícios de pular corda todos os dias!

E, depois de todas essas dicas incríveis, é hora de correr, comprar o equipamento – a corda que custa entre R$ 15 e R$ 20 – e aproveitar!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas