Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Gato ou cachorro? Conheça os benefícios de se ter pets

Legenda: 
Benefícios de se ter pets

Além de amáveis e companheiros, os pets podem oferecer muitos benefícios. Ter um pet pode ser terapêutico e te ajudar a ser mais saudável. Pensando nisso, nós do Que Bem Que Faz separamos diversos benefícios de se ter pets que irão te ajudar a decidir se você quer ter um gato ou cachorro. Confira a seguir.

 

Benefícios de se ter pets: reduz a ansiedade

Um dos principais benefícios de se ter pets é que com seu pelo macio e companhia, eles podem ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade, do estresse e promovendo a sensação de bem-estar. Acariciar um gatinho ou cachorro diariamente é uma ótima forma de manter seu bem-estar psicológico, afinal, oferecer carinho a um bichinho pode ser muito calmante.

 

Benefícios de se ter pets: melhora o sistema imune

Gatos e cachorros são animais que gostam de passar um tempo ao ar livre. Esse contato com o mundo e com a natureza pode trazer germes para sua casa. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, já que esses vermes ajudam a melhorar o seu sistema imunológico. Assim, crianças que vivem com um cachorro, por exemplo, costumam ter menos infecções do que aquelas crianças que não possuem nenhum pet. Além disso, o pelo dos pets pode ajudar seu corpo a ser mais resistente à alergias.

 

Benefícios de se ter pets: um companheiro para todos os momentos

Ter um pet é saber que você nunca estará sozinho! Adotar um cão ou gatinho é uma forma de ter companhia sempre, por muitos e muitos anos! Companheiros e amigos, um dos maiores benefícios de se ter pets é justamente essa habilidade dos bichinhos de serem ótimos companheiros. Caminhar com seu cãozinho ou assistir a um filme com o seu gato no colo são apenas algumas das coisas que você pode fazer com seu pet!

 

Benefícios de se ter pets: faz bem para o coração

Além de aquecer o coração, ter um pet pode ajudar a reduzir a pressão arterial, níveis de colesterol e triglicérides de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Isso garante uma melhora da sua saúde cardíaca e física também!

 

Como escolher o pet ideal?

Agora que você já sabe alguns dos benefícios de se ter um pet, é importante ver os pontos importantes de como escolher o pet ideal. Afinal, estamos falando de bichinhos que precisam de atenção e dedicação. Por isso, antes de escolher o pet ideal tenha em mente:

Essas são apenas algumas coisas que devem ser levadas em consideração antes de adotar um pet. Mas lembre-se, companheirismo, uma melhora da saúde física e mental também são bons benefícios de se ter pets.


Perguntas frequentes

  • Qual a importância dos pets?

    Os pets ajudam na produção de ocitocina, isto é, o hormônio do bem estar. Assim, eles reduzem a sensação de estresse e melhoram a saúde física e mental.

  • Porque gostamos de pets?

    Os pets são adorados pela maioria das pessoas. Com eles temos um companheiro, oferecemos cuidado, carinho e podemos criar um vínculo emocional. E aprendemos a gostar ainda mais de ter um bichinho!

     

Fontes

https://www.cdc.gov/healthypets/keeping-pets-and-people-healthy/how.html#:~:text=There%20are%20many%20health%20benefits,depression%20by%20giving%20us%20companionship. https://newsinhealth.nih.gov/2018/02/power-pets https://edition.cnn.com/2020/02/20/health/benefits-of-having-a-pet-wellness/index.html https://www.animalfriends.co.uk/dog/dog-blog/10-benefits-of-owning-a-pet/ https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2015/04/por-que-gostamos-mais-de-pets-do-que-de-outras-pessoas.html https://g1.globo.com/especial-publicitario/a-vida-e-pra-ja/noticia/2021/03/09/por-que-conviver-um-pet-faz-bem-veja-5-motivos-para-ter-um-animal-de-estimacao.ghtml https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=307967 https://www.cnnbrasil.com.br/saude/cientistas-explicam-por-que-ter-cachorros-faz-bem-para-a-saude/ https://exame.com/casual/9-beneficios-que-bichos-de-estimacao-trazem-a-saude/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas