Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Quais são os benefícios de ter um cachorro?

Legenda: 
Benefícios de ter um cachorro

 

Benefícios que têm história

Que a amizade entre cachorros e as pessoas não é nova, a gente sabe. O ditado sobre o cão ser o melhor amigo do homem é bem antigo, afinal. O interessante é a gente saber que sempre foi uma relação de troca, boa para os dois lados. Para os humanos de milhares de anos atrás, os benefícios de ter um cachorro eram mais práticos: o cachorro vigiava rebanhos e plantações, ajudava na caça e na coleta e muito mais. Já os cachorros ganhavam um teto, comida e, claro, carinho!

Hoje as coisas mudaram muito, mas os benefícios de ter um cachorro não foram embora, não. Vem com a gente para conhecer. Se você nunca teve um cachorro e está pensando em ter um, ou se você já tem um e quer saber mais, vamos te contar os benefícios de ter um cachorro e te mostrar que ter um pet pode trazer muita felicidade e, também, saúde!

 

Benefícios de ter um cachorro: desestressante

Um dos maiores benefícios de ter um cachorro é o efeito desestressante que a presença dele tem. Imagina chegar em casa, depois de um longo dia, e encontrar seu cãozinho abanando o rabo e super feliz com a sua chegada. Não é de amolecer qualquer coração? Os momentos com o seu pet diminuem o nível de cortisol (hormônio do estresse).

Passar um tempo com o seu dog pode ajudar muito a desestressar e alegrar seu dia. Brincar com ele pode fazer muito bem a você – e a ele também! Além disso, ter um cachorro pode ajudar na ansiedade e fazer bem para o coração, diminuindo a pressão arterial e o colesterol.

 

Benefícios de ter um cachorro para as crianças e idosos

Estudos apontam que crianças que têm cachorro são mais afetivas, solidárias, sensíveis e até mais responsáveis. Isso porque, conviver com um doguinho significa ter um ser muito fiel que te acompanha o tempo todo, estabelecendo fortes laços de afeto. É tanto carinho que a pessoa não vai querer deixar de cuidar do bichinho e, assim, vai ganhar um maior senso de responsabilidade.

Se para as crianças isso é bom, para quem já entrou na terceira idade pode ser ainda melhor. Para estas pessoas, um dos benefícios de ter cachorro é melhorar a autoestima e estimular a socialização, o que pode manter eles mais alegres e evitar sintomas depressivos.

 

Benefícios de ter um cachorro para os exercícios físicos

Ter um cão pode ajudar a te motivar a fazer exercícios físicos, além de poder ter uma companhia para as atividades. Desde andar pela praça, até fazer ioga, você pode incluir seu melhor amigo em várias atividades.

Se você quer ter um cãozinho, precisa ter em mente que ele precisa fazer exercícios também. Indiretamente, se não for contratar alguém para fazer essas atividades, você também irá se exercitar.

 

Benefícios de ter um cachorro: responsabilidade

Como dissemos antes, ter um cachorro exige bastante responsabilidade. Ter uma rotina de alimentação e exercícios, limpeza, banhos, vacinação e tudo o que o seu cãozinho precisa, você é que vai fazer. E, como os cachorros são tão queridos, você vai querer fazer.

Ter um doguinho pode te tornar uma pessoa mais responsável e te deixar mais preparado para as situações do cotidiano.

 

Benefícios de ter um cachorro: combate à depressão

Os cães também são usados em terapias e atividades de recreação por ajudarem no combate à depressão. Um dos benefícios de ter um cachorro é o estímulo da produção de ocitocina, o hormônio do bem-estar.

 

Benefícios de ter um cachorro: aumento da imunidade

Ter um cachorro pode ajudar a aumentar a imunidade por contribuir no aumento da produção de imunoglobulina A (que previne a reprodução de vírus ou de bactérias na mucosa). Crianças e adultos podem ter o sistema imunológico fortalecido com o convívio com os cães, contra doenças como:

Criar crianças com cachorros pode diminuir a possibilidade de alergias e resfriados. Claro, tudo isso se a criança não tiver alergia a cães.

Agora que você conheceu alguns dos benefícios de ter um cachorro, que tal conhecer mais sobre saúde, bem estar e alimentação? Para isso, basta acompanhar as pautas do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Por que ter um cachorro?

    Ter um cachorro pode ajudar muito as crianças a terem mais empatia, se expressarem mais e desenvolver diversas habilidades. Ainda podem ajudar a criar senso de responsabilidade, motivar a fazer exercícios frequentemente, desestressar, combater sintomas depressivos e criar um ambiente mais alegre para a pessoa e/ou a família.

  • Os cachorros são mesmo leais?

    Sim! A lealdade dos cães é uma das características mais fortes deles. Se você tratá-lo bem e ser um bom tutor, ele com certeza irá te acompanhar em todos os momentos com bom grado. Certamente, um dos benefícios de ter um cachorro é que ele nunca irá te abandonar.

Fontes:

https://www.purina-latam.com/pt-br/br/dogchow/dia-mundial-dos-animais-a-importancia-do-pet-na-vida-da-familia http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672016000100007&lng=pt&nrm=iso https://www.patasdacasa.com.br/noticia/beneficios-de-ter-um-cachorro-veja-em-infografico-7-motivos-para-adotar-um-caozinho_a2896/ https://www.epilepsy.com/living-epilepsy/seizure-first-aid-and-safety/seizure-dogs

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas