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O abacate e seus benefícios especiais para a saúde

Legenda: 
Benefícios do abacate

Nutritivo e delicioso, o abacate é presença marcante nas cozinhas de várias culinárias espalhadas pelo mundo todo, especialmente a mexicana. Aqui no Brasil, ele também é bem popular, presente em pratos doces e salgados, o que comprova sua versatilidade.

Sua origem é o México e a América Central, o que não espanta quem conhece a culinária daqueles países. A guacamole é um dos pratos mais populares ao redor do globo, sendo introduzido em cardápios de redes de fast food e em restaurantes diversos. Ele também aparece em saladas, recheios de tacos, vitaminas, sorvetes e alguns doces.

Nos últimos anos, o “avocado” virou uma febre nos Estados Unidos, por conta de suas propriedades nutricionais, tornando-se um queridinho de todos os que procuram estabelecer uma rotina alimentar mais “fitness”. Quer entender o que há de tão especial no abacate? Preparamos uma lista com alguns benefícios do abacate para te mostrar que você só ganha ao incluí-lo em sua dieta.

Excelente fonte de nutrientes

O abacate carrega consigo inúmeros nutrientes. É riquíssimo em fibras, vitamina C, vitamina E, vitamina K, riboflavina (também conhecida como vitamina B2), niacina, ácido pantotênico, folato, potássio, cobre e manganês. O fruto também é fonte concentrada de gorduras e fibras saudáveis.

O potássio, bastante presente na composição dos abacates, é um nutriente essencial para regular diversas funções corporais fundamentais, desde o sistema nervoso até o ajuste da pressão arterial adequada. Consumir alimentos ricos em potássio pode prevenir doenças cardiovasculares, como a hipertensão, e suas consequências, a exemplo do derrame.

Por tudo isso, os abacates se provam frutos abundantes em nutrientes essenciais para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo. Consumi-los regularmente pode ajudar a melhorar a qualidade geral da nossa saúde e balancear nossa rotina alimentar.

Bom para o coração

A saúde do sistema cardíaco está atrelada a atividades físicas, mas também a uma rotina alimentar saudável. Para alcançá-la plenamente, o abacate pode ser um ótimo aliado! Ele possui os nutrientes necessários para ajudar nosso organismo a evitar doenças do coração.

A gordura natural dos abacates, embora presente em grande quantidade, pode ajudar a elevar os níveis do chamado colesterol bom (HDL), ao mesmo tempo em que faz o corpo diminuir a quantidade do considerado colesterol ruim (LDL), que pode se acumular nas paredes das artérias e causar entupimentos e diminuição da circulação do sangue nessas regiões.

Outros benefícios dos nutrientes presentes no abacate estão relacionados à pressão arterial, que pode ser melhor controlada com a ingestão de alimentos com boas quantidades de magnésio e de potássio.

Antioxidantes para garantir uma velhice mais saudável

O processo de oxidação das células é algo natural, que resulta no envelhecimento do nosso corpo. No entanto, há algumas doenças ou condições ambientais que podem intensificar e acelerar este processo. Para evitar isso, é preciso se alimentar com comida rica em compostos antioxidantes, a exemplo dos carotenoides, vitamina C, vitamina E e compostos fenólicos, todos presentes no abacate.

Os antioxidantes acabam protegendo nossos corpos dos efeitos e até mesmo da proliferação de diversas doenças crônicas, melhorando as funções cognitivas e o funcionamento cardíaco.

Uma escolha inteligente durante a gravidez e amamentação

Durante a gravidez e amamentação, as demandas de nutrientes aumentam significativamente. No período de gestação, há um crescimento substancial nas necessidades do corpo por folato, potássio e vitamina C. Os baixos níveis desses nutrientes no corpo de uma mulher grávida podem causar complicações na gravidez. É por isso que inserir o abacate na sua alimentação durante esse período é uma escolha inteligente.

Ingrediente versátil e delicioso

Além de serem altamente nutritivos, os abacates podem ser usados ​​em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Isso os torna um ingrediente coringa para ter à mão.

A seguir, algumas receitas que podem te ajudar a integrar o abacate à sua rotina alimentar. Elas foram tiradas do site Receitas Nestlé, que tem milhares de dicas e truques para fazer você arrasar na cozinha.

1. Bowl de Creme de Avocado com Colágeno Ingredientes

Creme

Decoração

Modo de preparo

Creme

1. Em um liquidificador ou processador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.

Decoração

2. Coloque o Creme em um recipiente e decore com o coco, os mirtilos, a chia e a castanha. Sirva.

2. Canapé de Requeijão e Abacate Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata o Requeijão NESTLÉ, o abacate, o suco de limão, o sal e a salsa até obter um creme homogêneo.
2. Coloque uma porção do creme nas torradinhas, um tomate-cereja e decore com a salsa. Sirva.

3. Mousse de Abacate com Creme de Leite Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela, leve ao fogo baixo, em banho-maria, a gelatina com a água, para dissolver.
2. Em um liquidificador, bata a polpa de abacate com 2 colheres (sopa) de açúcar, o NESTLÉ Creme de Leite e a gelatina dissolvida.
3. Em uma panela, misture as claras com o açúcar restante e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos. Tire a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer para não cozinhar.
4. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos, ou até dobrar de volume.
5. Incorpore ao creme de abacate delicadamente.
6. Despeje a mousse em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas.
7. Sirva decorado com raspas da casca de limão.

4. Fancy Toast de Guacamole, Salmão Defumado e Dill Ingredientes Guacamole

Montagem

Modo de preparo Guacamole

1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Reserve.

Montagem

2. Em uma frigideira, grelhe as fatias de pão pinceladas com o azeite até que ambos os lados estejam dourados.
3. Distribua o guacamole reservado sobre os pães, o salmão defumado e finalize com o dill. Sirva.

5. Rolinhos de Tapioca com Frango e Abacate

Ingredientes Recheio

Tapioca

Montagem

Modo de preparo

Recheio

1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Reserve.

Tapioca

2. Em um liquidificador bata a beterraba com a água.
3. Passe por uma peneira, formando um suco fino – cerca de meia xícara (chá).
4. Em um recipiente coloque o polvilho e regue-o aos poucos com o suco formado, misturando bem e esfregando-o com as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida.
5. Aqueça uma frigideira antiaderente, peneire o polvilho umedecido sobre a frigideira, cobrindo todos os espaços, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca.
6. Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando secar rapidamente do outro lado.
7. Repita o processo até terminar toda a massa. Reserve.

Montagem

8. Recheie os discos de tapioca com o frango e acrescente as fatias de abacate.
9. Enrole feito um rocambole, corte em 4 rolinhos e sirva.

6. Mousse de Cacau e Abacate (Ultra Mousse de Abacate)

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até formar um creme homogêneo.
2. Distribua em copinhos de sobremesa e leve para gelar por cerca de 2 horas.


Perguntas Frequentes

  • Qual é a origem do abacate?

    É um fruto nativo do México, mas constam registros em diversos países da América do Sul. No outro lado do Pacífico, também era cultivado nas Ilhas Canárias e Ilha da Madeira. Os astecas, muito antes da invasão espanhola no continente sul-americano, cultivavam o fruto e o chamavam de ahuacatl (testículo), por conta do seu formato.

  • Quais vitaminas e outros nutrientes podemos encontrar no abacate?

    O abacate carrega consigo um diversos nutrientes. É riquíssimo em fibras, vitamina C, vitamina E, vitamina K, riboflavina (também conhecida como vitamina B2), niacina, ácido pantotênico, folato, potássio, cobre e manganês. O fruto também é fonte concentrada de gorduras e fibras saudáveis.

  • O abacate é bem rico em gorduras, mas ele é bom para o coração? Como é possível?

    Sim, é verdade que o abacate tem bastante gordura, mas elas são gorduras saudáveis, que elevam os níveis do chamado colesterol bom (HDL), ao mesmo tempo em que faz o corpo diminuir a quantidade do considerado colesterol ruim (LDL), que pode se acumular nas paredes das artérias e causar entupimentos e diminuição da circulação do sangue nessas regiões.

Fontes:

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/abacate.htm#:~:text=O%20abacate%20%C3%A9%20o%20fruto,Can%C3%A1rias%20e%20Ilha%20da%20Madeira.&text=Ali%C3%A1s%2C%20existem%20mais%20de%20500,%3A%20guatemalteca%2C%20antilhana%20e%20mexicana https://www.healthline.com/nutrition/avocado-nutrition https://www.healthline.com/nutrition/12-proven-benefits-of-avocado https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas