Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do açafrão: quais são as suas propriedades?

Legenda: 
Benefícios do açafrão

O açafrão é um tempero usado para dar cor aos alimentos, frequentemente utilizado em carnes, massas e outros pratos salgados, para deixá-los mais coloridos e chamativos. Geralmente, o tempero que temos em casa é a cúrcuma, ou o açafrão da terra, e não o açafrão.

A diferença entre a cúrcuma e o açafrão não é tão grande, já que os dois são corantes naturais de coloração amarelada, mas algumas de suas propriedades são diferentes e têm um sabor levemente diferenciado.

Neste artigo vamos falar sobre os benefícios do açafrão e a diferença entre ele e a cúrcuma.

 

Açafrão X cúrcuma: qual a diferença?

O açafrão – ou o Crocus sativus L., – é proveniente de uma estrutura das flores de “açafrão Crocus”, o estigma (uma das estruturas do órgão feminino da flor). Já a cúrcuma – chamado também de açafrão da terra ou Curcuma longa L. – é uma espécie de raiz que tem a coloração amarelada e que é mais facilmente encontrada, sendo mais barata e acessível. Exatamente por isso, é muito mais comum comprarmos cúrcuma do que açafrão.

A flor de C. sativus é colhida à mão e tem seus estigmas retirados, e seu cultivo não é dos mais baratos. Isso torna o açafrão um dos temperos mais caros, já que é bem valorizado por conta dos processos que ele passa antes de chegar ao comércio.

Por ser um tempero mais consumido, falaremos mais especificamente dos benefícios do açafrão da terra (cúrcuma) – mas citaremos brevemente também alguns dos benefícios do açafrão brevemente, que incluem:

Como podemos ver, é possível obter muitos benefícios do açafrão coletado das flores. Mas vamos falar agora dos benefícios do açafrão da terra.

 

Benefícios do açafrão da terra

A cúrcuma apresenta em sua composição uma substância chamada curcumina, com um grande poder antioxidante, antibacteriano e outras propriedades que proporcionam diversos benefícios à saúde. Entre eles estão:

1. Antidiarreico e diurético: um dos benefícios do açafrão da terra é ajudar a controlar diarréias e ter efeito diurético (ajuda a urinar).
2. Antiescorbútica: o escorbuto é uma doença caracterizada pela deficiência de vitamina C, que ocasiona hemorragias na gengiva, perda de dentes e fraqueza, entre outros sintomas.
3. Antiespasmódica: a propriedade antiespasmódica é responsável por inibir ou diminuir espasmos em órgãos como o intestino, estômago, útero e bexiga – o que significa que um dos benefícios do açafrão da terra é ajudar em cólicas e desconfortos na região abdominal.
4. Hepatoprotetor: os hepatoprotetores protegem o fígado de doenças, inflamações e até mesmo lesões no órgão, ajudando no tratamento de doenças como a cirrose, inflamações crônicas e doenças digestivas.
5. Anti-inflamatória: um dos benefícios do açafrão é ajudar nas reações inflamatórias, podendo diminuir sintomas da TPM e em doenças crônicas inflamatórias.
6. Antimicrobiano e antiviral: o tempero pode ser muito útil no combate de vírus, fungos e bactérias, sendo um aliado do nosso sistema imunológico e ajudando no combate de patógenos.
7. Antioxidante: os antioxidantes dão uma forcinha para o nosso sistema imunológico por combaterem radicais livres, além de ajudarem a retardar o envelhecimento da pele.
8. Neuroprotetor: outro dos benefícios do açafrão é atuar como um neuroprotetor, protegendo nossos neurônios de doenças neurodegenerativas e até derrames.

Esses são alguns dos benefícios do açafrão da terra mais conhecidos – porém, há muitos outros que estão sendo estudados. Mas esses listados aqui já são o suficiente para concluir que ele pode ser um ótimo tempero para ser adicionado ao seu prato, não é mesmo?

Lembramos que nossos textos não são substitutos de acompanhamentos médicos, por isso sempre faça seus exames de rotina. É muito importante manter-se prevenido e continuar um tratamento caso tenha alguma condição de saúde (seja crônica ou não).

Alertamos também que, se você é alérgico a corantes, não consuma açafrão. Apesar de serem corantes naturais, eles podem desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse tipo de componente.

Se quiser saber mais sobre alimentação e saúde, explore nosso site do Que Bem Que Faz e nutra-se de informação! Existem diversos textos super interessantes esperando por você.


Perguntas frequentes

  • Qual é a diferença entre açafrão e cúrcuma?

    O açafrão é mais caro e mais difícil de ser encontrado, enquanto a cúrcuma é mais barata e mais fácil de ser achada nas prateleiras dos mercados. Suas propriedades são similares e o sabor não é muito distante, além de ambas serem de coloração amarelada.

  • Açafrão faz mal?

    Não, a não ser que você tenha alguma sensibilidade ou alergia. Desde que seu corpo não rejeite nenhum dos componentes presentes nesse tempero, não há problema algum em consumir o açafrão da terra (cúrcuma) – e isso também vale para o açafrão.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/saffron#TOC_TITLE_HDR_8

Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 3, p. 189-194, set./dez. 2016

Research, Society and Development, v. 10, n. 15, e274101522819, 2021 (CC BY 4.0) | ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22819

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas