Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do açaí: quais são as propriedades benéficas do açaí?

Legenda: 
Benefícios do açaí

O açaí é um fruto típico da Amazônia, de cor roxa escura ou verde escura, parecida com a jabuticaba. Contudo, a polpa do açaí, diferente da polpa da jabuticaba, origina um creme roxo escuro, que é vendido em muitos estabelecimentos pelo país e pelo mundo.

Muitas pessoas tomam açaí com acompanhamentos, como frutas, leite condensado, leite em pó, entre outros. Embora seja um alimento muito popular, o açaí é apreciado especialmente por pessoas que treinam e que querem entrar numa dieta mais saudável, consumindo a polpa da fruta como sobremesa.

Mas quais são os benefícios do açaí? Neste artigo vamos responder essas perguntas e mais, esclarecendo os maiores benefícios dessa frutinha tão típica do Brasil.

 

Sobre o açaí

O açaí – ou o Euterpe oleracea Mart, como é chamado cientificamente – é colhido das palmeiras da porção norte do Brasil, principalmente no estado do Pará. O maior produtor, consumidor e exportador da fruta é o próprio Brasil, mas os Estados Unidos, Japão, China e alguns países europeus, estão na lista de importadores de açaí.

O fruto cresce em grandes ramos no topo das palmeiras, agrupados em espécies de cachos de frutinhas. A colheita é feita com a escalada das palmeiras e corte dos cachos com uma lâmina.

Apesar da colheita poder ser feita em todos os meses do ano, os frutos colhidos no período de tempo entre agosto e dezembro apresentam propriedades mais acentuadas.

 

Benefícios do açaí: antioxidantes

Muitos estudos comprovam que a polpa do açaí é rica em antioxidantes – há alguns que ainda estudam a quantidade de antioxidantes até mesmo no caroço da fruta, que parece ser tão rico quanto sua polpa. Exatamente por isso, o açaí é um alimento funcional útil para o combate dos radicais livres, que prejudicam nosso sistema imunológico e agem no envelhecimento da pele.

Os componentes com ação antioxidante presente na fruta podem prevenir diversas doenças, incluindo cardiovasculares e neurológicas. Além disso, ainda poder ser um grande aliado da saúde da pele.

 

Benefícios do açaí: alimento calórico

Um dos benefícios do açaí é ele ser uma fruta bem calórica, com cerca de 489,39 kcal/100g na polpa. Isso significa que ele pode ser muito bom para quem está fazendo uma dieta para engordar, pois, além de calórico, é saudável. Para quem quer engordar com saúde, o açaí é um grande aliado!

 

Benefícios do açaí: vitaminas e minerais

De longe, um dos maiores benefícios do açaí é ser rico em vitaminas e minerais, podendo ajudar muitas pessoas que não conseguem consumir uma alimentação balanceada e adequada. Ele é extremamente rico em vitaminas C, B1 e B2, e minerais como fósforo, ferro e cálcio.

 

Benefícios do açaí: flavonóides

Os flavonóides são substâncias presentes nas frutas e que apresentam propriedades antioxidantes (que ajudam na melhora da circulação sanguínea, e atuam contra viroses, úlceras e doenças circulatórias), antialérgicas e anti-inflamatórias, entre outras. por isso, o consumo da fruta pode ajudar muito nas respostas do sistema imunológico, prevenindo doenças e reações alérgicas ou inflamatórias.

 

Açaí: qual consumir?

Apesar do fruto ser tão rico, os processos de clarificação para a formação da polpa da fruta podem diminuir significativamente a quantidade de antioxidantes e proteínas, o que faz ele perder um pouco sua ação benéfica. Por isso, se for escolher um açaí para consumir, escolha o mais natural possível.

Claro, é importante verificar a confiabilidade do produto – isso porque condições inadequadas de higiene e manipulação do produto podem afetar também as propriedades da polpa.

Se você gostou desse artigo, recomendamos que explore o site do Que Bem Que Faz, para mais dicas de saúde e alimentação. Garantimos que existem diversos textos super interessantes esperando por você!


Perguntas frequentes

  • Açaí é saudável?

    O açaí é uma fruta super rica em propriedades benéficas, como antioxidantes, vitaminas e minerais, mas seu consumo deve ser moderado, por causa de seu alto valor calórico. Além disso, açaís industrializados, com adição de muitos açúcares ou de outros ingredientes (como o leite condensado, o leite em pó e outros), requerem ainda mais moderação na hora do consumo.

  • Pode tomar açaí todos os dias?

    Não há nenhuma contraindicação quanto ao consumo diário da fruta, mas é preciso comer com moderação. Como dito anteriormente, o açaí é bem calórico – você pode sim comer todos os dias, mas em porções moderadas.

Fontes

http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/2993/1/Propriedades%20antioxidantes%20e%20terap%C3%AAuticas%20do%20Euterpe%20Oleracea%20Mart%2C%20a%C3%A7a%C3%AD%20uma%20revis%C3%A3o%20da%20literatura.docx.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas