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Benefícios do arroz – para provar que ele não é só um complemento!

Legenda: 
Benefícios do arroz

Arroz com feijão, bolinho de arroz, canja, risoto, salada, arroz doce, arroz com carne de panela, arroz com peixe, arroz com passas. Se você também é assim (vê arroz em todas as receitas), então já está mais do que na hora de conhecer também os benefícios do arroz para a saúde, para comê-lo com mais gosto ainda.

O arroz que você coloca na mesa tem mais poder do que se possa imaginar. A presença marcante do carboidrato é um dos benefícios do arroz que consumimos todos os dias. É isso que faz desse alimento uma boa fonte de energia para deixar o desânimo bem longe.

Só que os benefícios do arroz com feijão não param nos carboidratos. Essa mistura deliciosa também é fonte de proteínas, vitaminas (A, C, D, E e do complexo B), minerais (fósforo, potássio, ferro e magnésio), e tem fibras – aquelas que ajudam a fazer cocô e acabam com a prisão de ventre.

Ainda, existem muitas variações de arroz encontradas no mercado. Apresentamos aqui pelo menos 4 tipos e seus benefícios e, claro, receitas deliciosas para variar todos os dias.

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Benefícios do arroz negro

Sabia que o arroz também tem sua versão "pretinho básico"? Pois é! Esse tipo de arroz tem um gosto diferenciado e uma textura mais macia. O cheiro também é diferente, mais parecido com o de amêndoas. O valor nutritivo do arroz negro é considerado alto, com grande presença do ferro.

O carboidrato é mais um dos benefícios do arroz preto, que tem ainda proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E. Uma ótima maneira de aproveitar todos estes nutrientes é preparar uma receita de Salada de Arroz Negro e Salmão. Segue a dica!

Ingredientes

Arroz

Salmão

Modo de preparo

Arroz

Em uma panela, coloque todos os ingredientes e deixe cozinhar até que o arroz esteja totalmente cozido. Escorra e reserve.

Salmão

Em uma fôrma coloque o salmão e tempere com FONDOR® MAGGI®, raspa de limão e alecrim. Leve ao forno pré aquecido a 160°C por 10 minutos, deixe esfriar e desfie grosseiramente. Misture com o arroz, tomate, amêndoas, regue com azeite e finalize com brotos de agrião ou ervas. Sirva gelado.

 

Benefícios do arroz vermelho

O arroz vermelho também é muito conhecido como arroz da terra e deixa as receitas bem coradinhas. Muito cultivado no Sertão do Estado da Paraíba, é um tipo de arroz muito saboroso e saudável. Os antioxidantes são os principais benefícios do arroz vermelho. Os antioxidantes são moléculas que protegem o corpo contra o envelhecimento precoce e previnem contra doenças crônicas, doenças cardíacas e o câncer.

Temos uma receita boa de arroz vermelho para você: a Salada de Arroz Vermelho com Aspargos, super simples e deliciosa.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, ferva 1 litro de água. Adicione o arroz vermelho e cozinhe com a panela tampada, em fogo médio, por cerca de 20 minutos ou até que o arroz fique al dente. Escorra e passe em água corrente. Transfira para um recipiente e acrescente os demais ingredientes. Misture bem e leve à geladeira por cerca de 1 hora, para tomar gosto. Distribua em copinhos e sirva.

 

Benefícios do arroz parboilizado

Esse com certeza é um dos mais presentes na culinária brasileira. Você não vai se decepcionar com os benefícios do arroz parboilizado, que recebe esse nome porque passa por um processo de parboilização – ou seja, de pré-cozimento.

Os benefícios do arroz parboilizado são trazidos principalmente pela vitamina B1, chamada Tiamina. E sabe por que o organismo precisa dessa vitamina? Porque ela pode ajudar a prevenir problemas no sistema nervoso, o envelhecimento precoce e até combater fadiga e depressão. E se é bom, a gente te dá receita para aproveitar e fazer um prato bem nutritivo e rápido de Arroz com Especiarias.

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o arroz. Adicione o MAGGI Fondor, a água fervente, o anis estrelado e a canela em pau. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, retire a canela e o anis e misture a castanha-do-pará. Sirva.

 

Benefícios do arroz integral

O arroz integral é uma das grandes estrelas das dietas. E não é por acaso: além de nutrientes como vitaminas e minerais, esse tipo de arroz é fonte de fibras. Lembra que a gente deu uma leve explicação sobre as fibras lá no começo do texto? A gente já disse que as fibras regulam o intestino preguiçoso e expulsam a prisão de ventre da nossa vida; mas esses não são os únicos benefícios do arroz integral para a saúde. As fibras têm efeitos contra algumas doenças que reduzem, como: diabetes, hipertensão, obesidade e doenças do coração.

Agora está doido para ver uma boa receita? Então, segura essa de Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes maravilhosa!

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela de pressão aqueça o azeite e doure o frango. Junte a cebola e refogue rapidamente. Acrescente o arroz, a polpa de tomate, o sal, a pimenta-do-reino e a água quente. Tampe a panela, leve ao fogo médio e, quando pegar pressão (começar a chiar), cozinhe por 8 minutos. Retire do fogo e aguarde sair toda a pressão. Abra, acrescente o brócolis, a abóbora e o milho-verde, e cozinhe por mais 5 minutos, em panela destampada.

Acrescente o NESTLÉ Creme de Leite, a cebolinha-verde, misture e sirva a seguir.

 

8 passos para fazer arroz soltinho

Entender como funciona um alimento tão básico na nossa nutrição, como o arroz, é muito bom. Aprender receitas fáceis e deliciosas para preparar pratos gostosos e simples, melhor ainda! Mas, se você é daqueles que não consegue fazer o arroz ficar soltinho, então preste atenção nessa dica infalível para aproveitar todos os benefícios do arroz e nunca mais ver ninguém confundir seu arroz com purê.

Segue o passo a passo.

1. Em uma panela, aqueça 1 colher (sopa) de óleo;

2. Adicione meia cebola pequena picada e 1 dente de alho pequeno picado;

3. Refogue até ficar transparente;

4. Junte 1 xícara (chá) de arroz;

5. Para o arroz ficar soltinho, refogue o arroz até os grãos ficarem brilhantes;

6. Acrescente 2 xícaras (chá) de água fervente;

7. Tempere com o tempero da preferência;

8. Cozinhe em fogo baixo, até a água secar.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do arroz?

    Arroz é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas (A, C, D, E e do complexo B), minerais (fósforo, potássio, ferro e magnésio), além de fibras – aquelas que ajudam a fazer cocô e acabam com a prisão de ventre.

  • 2. Qual o tipo de arroz mais saudável?

    Todos os tipos de arroz são bem vindos na alimentação, mas caso precise de um aporte maior de fibras, pode contar com as opções mencionadas acima – já que o arroz branco, devido ao processo de produção, é pobre nesse nutriente.

  • 3. Quais os tipos de arroz?

    Existem vários tipos de arroz, entre eles estão o arroz negro, integral, parboilizado e vermelho. Tem ainda o agulhinha (o famoso arroz branco), o arbóreo, o cateto, o basmati, o glutinoso e o japonês.

     

Referências

https://www.scielo.br/j/cr/a/7BvBvNmSXsVn8whkhy6Btww/?lang=pt&format=pdf https://wp.ufpel.edu.br/ppgna/files/2016/02/%C3%82ngela-Galvan-de-Lima.pdf https://bdm.unb.br/bitstream/10483/6333/1/2012_JessicaMunizWeber.pdf https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/176490/1/Aspectos-qualitativos.pdf https://www.nestleprofessional.com.br/Receita_food/salada-de-arroz-negro-e-salmao https://www.receitasnestle.com.br/receitas/salada-de-arroz-vermelho-com-aspargos https://www.receitasnestle.com.br/receitas/arroz-com-especiarias https://www.receitasnestle.com.br/receitas/arroz-integral-cremoso-com-frango-e-legumes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas