Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do azeite: conheça esse ingrediente milenar cheio de vantagens

Legenda: 
Benefícios do azeite

O azeite é um dos ingredientes que faz parte da história da humanidade. Ele pode ser encontrado em registros históricos de milhares de anos e até em livros sagrados. Ainda hoje, o azeite é muito utilizado em milhões de cozinhas ao redor do mundo. Esse sucesso todo se deve não apenas à sua versatilidade, mas também aos benefícios que o ingrediente oferece para a saúde. Por isso, se você quer conhecer um pouco mais sobre esse derivado da azeitona, entender quais são os benefícios do azeite e como ele pode fazer bem para a sua saúde, fica com a gente que nós te explicamos!

 

De onde vem o azeite?

O cultivo da oliveira, árvore de onde são retiradas as azeitonas para a produção de azeite, data de milhares de anos na Síria antiga, mas os povos egípcios e armênios também exploravam o fruto dessa planta. Além de servir como alimento, o azeite era utilizado em rituais religiosos e em festividades – os gregos, antes das competições, costumavam untar o corpo com azeite de oliva. Os benefícios do azeite também eram aproveitados pelos povos da Mesopotâmia, que untavam o corpo com o óleo da azeitona para se protegerem do frio.

 

Como o azeite é feito?

Na antiguidade, a produção do azeite de oliva era feita de forma rudimentar. As azeitonas eram esmagadas entre duas prensas de pedra até se reduzirem a uma pasta espessa; essa pasta era então passada por finas peneiras, até que saísse o líquido que nós conhecemos como azeite. Esse método é chamado de prensagem a frio e ainda é utilizado por algumas empresas – fornecendo a forma mais pura do ingrediente, pois conserva melhor os benefícios do azeite. Mas a maneira mais comum e mais atual de produzir o óleo é utilizando o método de variação de temperatura e pressão.

 

Benefícios do azeite

O azeite é um ingrediente indispensável para quem deseja adicionar mais saúde ao prato. Isso porque, diferente de outros óleos de origem vegetal ou animal, o ingrediente possui um alto teor de gordura monoinsaturada, a famosa gordura “boa” que ajuda na saúde do coração. Mas esse não é o único benefício do azeite para a saúde: esse líquido dourado também faz bem para outros órgãos do corpo!

1. Benefício do azeite: ajuda a reduzir inflamações

Uma pesquisa realizada sobre os benefícios do azeite indicou que o ingrediente pode aliviar inflamações. O estudo mostrou que o óleo de azeitona recém prensado possui uma pungência que proporciona uma ação similar a dos medicamentos anti-inflamatórios. Mas esteja atento! Antes de abandonar os seus anti-inflamatórios, lembre-se de que essa pesquisa se trata de um estudo inicial, e ainda são necessários mais testes para confirmar esse benefício do azeite.

2. Benefício do azeite: auxilia no controle da diabetes

Quem tem diabetes sabe como os alimentos consumidos na dieta precisam ser selecionados para não provocar nenhum tipo de alteração. Para isso, o azeite é uma gordura muito bem-vinda, pois ele possui substâncias como o ácido oleico e os polifenois, que ajudam a preservar a saúde das células produtoras de insulina. Além disso, os benefícios do azeite ajudam a aumentar a sensibilidade a esse componente, contribuindo para a diminuição dos picos de açúcar.

3. Benefício do azeite: contribui para a prevenção de doenças do coração

Muitas pessoas pensam que as gorduras fazem mal para a saúde por ouvirem falar apenas das que contribuem para o entupimento das veias. Mas, na verdade, as gorduras têm o seu papel no funcionamento do organismo e, em quantidade moderada, ajudam a manter a saúde do coração em dia. Os benefícios do azeite de oliva saem na frente dos outros óleos porque o ingrediente possui um tipo de gordura que ajuda a combater o colesterol ruim (LDL): a gordura monoinsaturada, que ajuda a melhorar a saúde do coração e a aumentar o bom colesterol (HDL).

4. Benefício do azeite: melhora a saúde do cérebro

Os benefícios do azeite podem ajudar a melhorar a saúde do cérebro! Um estudo feito com camundongos demonstrou que o azeite pode ajudar a diminuir a degeneração das funções do cérebro. Em algumas doenças do cérebro, como o Alzheimer, a diminuição da capacidade de memória e raciocínio acontece porque há o acúmulo de placas chamadas beta-amilioides. Essa pesquisa mostrou que o consumo do azeite pode ajudar a remover essas placas, diminuindo a degeneração das funções cerebrais. Além disso, já é sabido que a dieta mediterrânea, rica em azeite e uma das mais saudáveis do mundo, beneficia a saúde do cérebro e ajuda a melhorar a memória.

5. Benefício do azeite: ajudar a manter a pele bonita

Além de os benefícios do azeite poderem ser obtidos pelo consumo do alimento, o ingrediente também pode ser utilizado na sua rotina de skincare! Isso porque o azeite possui substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a reduzir o envelhecimento precoce, além de manter a pele limpa e hidratada por mais tempo.

 

Receitas com azeite

Para você aproveitar os benefícios do azeite de uma forma deliciosa, nós preparamos essa seleção de receitas que vai te ajudar a adicionar saúde ao seu prato com muito mais sabor!

Penne com Brócolis e Azeite: o azeite e o macarrão formam um casal perfeito! Nessa receita, os ingredientes vêm combinados com um delicioso molho feito com cebola picada, brócolis e azeitonas pretas.

Nhoque Integral com Azeite e Sálvia: para quem gosta de nhoque, mas procura uma alternativa mais saudável, essa versão pode ser uma boa pedida. A massa é feita com batata-doce cozida, farinha de trigo integral e aveia. Para completar a nutrição, os benefícios da azeitona não poderiam faltar! O prato é finalizado com um fio de azeite e algumas folhinhas de sálvia.

Mix de Folhas Refogadas: se você está em busca de uma alternativa mais leve, experimente esse mix de folhas refogadas. Nele, acelga, couve e espinafre são combinados com todos os benefícios do azeite e do gergelim.

Petisco de Azeitonas, Queijo, Tomate e Ervas: essa entradinha é uma ótima opção de petisco para o encontro com os amigos. Os benefícios da azeitona são combinados com toda a nutrição do queijo, do tomate e das ervas.

Bacalhau em Postas com Azeite: os peixes são uma ótima pedida de proteína para quem procura uma alternativa mais magra. Nessa receita, o ingrediente é combinado com os benefícios do azeite em um prato delicioso.

Viu como o azeite é um ingrediente versátil? Para aproveitar todos os seus benefícios, você pode escolher uma de nossas receitas ou incluí-lo no seu prato favorito. Se você quer saber mais sobre outros ingredientes ou conhecer dicas para ter uma vida mais saudável, não deixe de visitar as outras publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • O azeite é melhor do que o óleo vegetal?

    Os óleos vegetais, como o de soja, possuem um maior teor de gordura do que o azeite. Essa gordura “ruim” ajuda a entupir os vasos sanguíneos e pode levar a doenças do coração. Já o azeite é rico em um tipo de gordura “boa”, que ajuda a combater o colesterol ruim e a aumentar o bom colesterol.

    É melhor usar o azeite aquecido ou frio?

    Por ter menos resistência ao calor do que os óleos vegetais, os benefícios do azeite são melhor aproveitados quando o alimento é consumido frio. Por isso, na hora de usar o óleo de azeitona, prefira utilizá-lo na finalização dos pratos.

    Pode passar azeite no rosto?

    Sim. O ingrediente pode ser usado para incrementar o efeito dos cosméticos, pois ajuda a manter a pele limpa e hidratada por mais tempo – além de agir no combate a inflamações, como a acne.

     

Fontes

http://www.esac.pt/noronha/pga/0910/trabalhos_mod1/azeite.pdf https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19079898 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12550060 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25961184/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas