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Benefícios do cacau: o fruto que dá origem ao chocolate

Legenda: 
Benefícios do cacau

Quando pensamos em cacau, a primeira coisa que vem à mente da maioria de nós é o chocolate. E não à toa! Ele querido no mundo todo por seu sabor e aroma inconfundíveis. Há quem não goste, mas a maioria esmagadora não resiste a um bom pedacinho! Afinal, além de ser uma delícia, o chocolate melhora a imunidade, o humor, dá mais disposição e é o companheiro perfeito para adoçar os dias amargos. Mas o que poucas pessoas sabem é que o fruto que dá origem à guloseima não é naturalmente adocicada e sequer possui aquele aspecto marrom que nós tanto gostamos. Mas mesmo diferente do sabor do chocolate, o cacau é uma delícia e possui diversas propriedades que fazem bem de verdade! Por isso, se você quer conhecer mais sobre esse fruto maravilhoso e entender como ele pode te ajudar a dar um up na sua saúde, não deixe de conferir este artigo sobre os benefícios do cacau!

 

De onde vem o cacau?

Há controvérsias sobre a origem do fruto. Por muito tempo acreditou-se que o cacau era originário da América Central, pois existem evidências de povos primitivos fazendo uso do alimento há mais de 5 mil anos – sim! Eles já conheciam os benefícios do cacau e já faziam uso do fruto em diversos preparos. Mas pesquisas recentes indicaram que o alimento não vem dessa região, mas sim foi levada até lá. Não se sabe como o cacaueiro, árvore que dá origem ao cacau, chegou à América Central, mas sabe-se que berço do cacau está mais perto de nós do que imaginávamos, pois o estudo indicou que o fruto vem da floresta Amazônica.

 

Quais os benefícios do cacau?

Apesar de o chocolate fazer parte da vida da maioria das pessoas, poucas conhecem de fato os efeitos benéficos do fruto que dá origem à guloseima. Além de ser delicioso, o cacau possui diversos componentes que ajudam a fortalecer o organismo e a melhorar a qualidade de vida. Confira abaixo alguns dos benefícios do cacau e entenda como ele pode te ajudar a dar um up na sua saúde!

1. Benefício do cacau: ajuda a controlar o diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é causado por uma deficiência na produção de insulina, o que dificulta a absorção adequada do açúcar no corpo. A boa notícia é que pesquisas recentes indicaram que os benefícios do cacau podem ajudar a aumentar a sensibilidade do organismo à insulina! Isso faz com que o corpo reaja melhor à substância, o que ajuda o corpo a regular o nível de açúcar no sangue, contribuindo para o controle do diabetes.

2. Benefício do cacau: contribui para a saúde do cérebro

O cérebro também pode se dar bem com os benefícios do cacau! Um estudo demonstrou que o fruto é rica em flavonoides, substâncias que ajudam a fazer a manutenção das funções do computador do corpo. O consumo de produtos a base de cacau pode aumentar o fluxo do sangue no cérebro, o que favorece as funções de aprendizado, memorização e reduz o risco de doenças vasculares.

3. Benefício do cacau: contribui para a saúde da pele

A presença dos flavonoides só engorda a lista de benefícios do cacau! Isso porque a substância também faz bem para a saúde da pele. Segundo pesquisas, os flavonoides ajudam a diminuir os efeitos de machucados diversos na cútis, como queimaduras de sol, assaduras ou manchas vermelhas. Além disso, os componentes do cacau também ajudam a reduzir a aspereza da pele e a melhorar a elasticidade e a hidratação.

4. Benefício do cacau: alivia sintomas de asma

A dificuldade para respirar, causada pela asma, é gerada a partir da inflamação dos brônquios, os tubos que levam o ar para dentro dos pulmões. A boa notícia é que o cacau contém substâncias que ajudam a relaxar os brônquios, facilitando a respiração. Esse efeito se deve à presença da xantina e da teofilina no fruto, componentes com ação anti-inflamatória e broncodilatadora.

5. Benefício do cacau: possui ação antioxidante

Os antioxidantes são parte importante dos benefícios do cacau. Isso porque eles ajudam a combater a ação dos radicais-livres no organismo, o que reduz o dano causado às células, colaborando para a prevenção do envelhecimento precoce, de inflamações e até de alguns tipos de câncer.

6. Benefício do cacau: dá energia e disposição

Sabe aquele dia em que você acorda sem disposição e não sabe o que fazer para melhorar essa situação? Os benefícios do cacau podem te ajudar com isso! A cafeína é uma das substâncias que aparecem em grande quantidade na composição do cacau, isso faz com que o consumo do fruto, seja in natura ou em pó, ajude a dar energia e mais disposição para a execução das atividades do dia-a-dia!

 

Existem contraindicações para o consumo do cacau?

Como tudo na vida, o consumo do cacau deve ser feito com moderação. Em excesso, o alimento pode levar a efeitos colaterais como diarreia, azia e insônia.

O consumo do fruto também não é recomendado acompanhado de alimentos ricos em cálcio, pois o ácido oxálico, que está presente no cacau, dificulta a absorção do nutriente pelo organismo.

Tendo esses cuidados, os benefícios do cacau podem ser aproveitados em sua plenitude!

 

Como utilizar o cacau na cozinha?

Por não ser um fruto muito consumido, é comum que muitas pessoas não saibam como utilizar o cacau em receitas. Por isso, nós preparamos algumas sugestões de preparos para você poder incorporar os benefícios do cacau no seu dia-a-dia de uma forma deliciosa! Dá uma olhadinha abaixo!

In natura:

O cacau pode ser consumido em seu estado natural, como qualquer outra fruta – só não se esqueça de retirar as sementes antes! Consumir o alimento em seu estado natural é um dos melhores modos de obter os benefícios do cacau, isso porque o fato de não ter passado por nenhum processo de refinamento conserva todos os nutrientes e propriedades do fruto que fazem bem para a saúde.

Suco:

Os sucos são uma forma prática e refrescante de obter os benefícios do cacau. Para fazer é muito simples: o primeiro passo é separar a polpa das sementes – isso pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas contar com a ajuda de uma peneira vai facilitar muito o seu trabalho! Estando separada a polpa das sementes, é só bater o fruto com água gelada e está pronto.

Vitamina:

As vitaminas são ótimas alternativas de lanche ou café da manhã rápidos e nutritivos, elas são simples de preparar e ficam uma delícia! O modo de preparo é fácil: basta separar a polpa das sementes – para isso, use a dica no tópico acima – e, em seguida, bater o fruto com leite. Se você quiser incrementar os benefícios do cacau na sua vitamina, experimente acrescentar algumas frutas, como banana e maçã, ao seu preparo.

Chá:

Apesar de não ser muito comum, o chá é uma ótima forma de obter os benefícios do cacau! Para fazer essa receita, você vai precisar de nibs de cacau, ou seja, o chocolate em seu estado mais puro – as sementes do fruto torradas, descascadas e moídas, sem a adição de nenhum conservante ou açúcar. O modo de preparo é muito parecido com o de outros chás: você coloca a água para ferver. Quando começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente os nibs. Deixe descansar por 5 minutos e sirva.

 

Receitas com cacau em pó

Caso você não tenha acesso ao fruto in natura, vale a pena optar pelo cacau em pó nas suas receitas! O cacau em pó é feito com puro cacau torrado e moído, e não tem adição de açúcares. Ele pode ser utilizado em diversas receitas e certamente vai trazer um sabor e aroma sem iguais ao seu prato! Para se inspirar, dê uma olhadinha nas sugestões abaixo:

Shake de Cacau Banana e Amêndoas: para quem não tem muito tempo para preparar uma refeição elaborada, essa receita de shake é uma ótima alternativa de lanche para o intervalo do trabalho ou faculdade. Além de ser fácil de fazer, ele é muito saboroso! Com ele, você vai obter os benefícios do cacau sem gastar muito tempo na cozinha.

Mousse de Cacau e Tâmaras: essa receita feita com cacau em pó, nozes e mel é uma ótima alternativa de sobremesa prática e deliciosa. Além de que a finalização com as tâmaras desidratadas confere ao doce um sabor todo especial.

Trufa de Cacau e Ameixa: pensando em uma sobremesa gostosa para quem tem intolerância a lactose, nós separamos essa receita deliciosa de trufa – os veganos também podem aproveitar os benefícios do cacau oferecidos por esse prato, pois nenhum dos ingredientes é de origem animal! O doce é feito com ameixas secas, leite de coco e farelo de aveia.

Torta de Cacau e Castanhas sem Açúcar: para quem não pode com açúcar, mas não quer deixar de aproveitar os benefícios do cacau, nós temos essa receita de torta com castanhas e recheio de uvas passas. É fácil de fazer e não leva muito tempo para ficar pronto.

Bolinho de Cacau com Ninho Origem Vegetal: e especialmente para os veganos, nós temos esse bolo de caneca feito com leite vegetal, farinha de aveia e óleo de coco. É rápido de fazer e você pode aproveitar os benefícios do cacau de uma maneira muito mais gostosa!

Como você viu, o cacau abre várias possibilidades para preparos variados, seja in natura ou em pó, e seus benefícios são maravilhosos! Mas além do fruto, se você quiser conhecer um pouco mais sobre o derivado mais famoso do cacau, o chocolate, e entender como ele pode fazer parte de uma dieta equilibrada, basta clicar aqui e conferir! E se você quiser saber mais sobre outros alimentos e seus benefícios, não deixe de dar uma olhadinha nas outras publicações aqui do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre chocolate em pó e cacau em pó?

    A diferença entre esses dois alimentos está no teor de açúcar de cada um. Enquanto o chocolate em pó é 50% cacau e 50% açúcar, o cacau em pó é 100% o fruto, sem adição de açúcares.

    Pode comer cacau todos os dias?

    Sim. Mas, como tudo na vida, o consumo deve ser feito com moderação. O ideal é consumir até duas colheres de chá por dia.

    Cacau em pó tem lactose?

    Por ser parecido com o chocolate comum, muitas pessoas acreditam que o cacau em pó tem lactose. Contudo, o produto é feito 100% de cacau, sem a adição de açúcares nem componentes lácteos. A título de curiosidade, o chocolate em pó também não contém lactose!

     

Fontes

https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/207783 https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/412211 https://academic.oup.com/ajcn/article/95/6/1365/4568383?login=false https://news.harvard.edu/gazette/story/2017/02/cocoa-for-pleasure-and-health/ https://www.health.harvard.edu/blog/your-brain-on-chocolate-2017081612179

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas