Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do cacau em pó que vão muito além do sabor

Legenda: 
Benefícios do cacau em pó

O cacau em pó é um ingrediente versátil que pode ser usado em diversas sobremesas, sendo uma alternativa mais nutritiva e com um sabor mais intenso do que o tradicional chocolate em pó, que é uma mistura de cacau em pó, açúcar e aromatizantes.

Neste artigo, veja 11 benefícios do cacau em pó para a saúde e confira ainda 25 receitas com esse ingrediente para matar a vontade de um docinho no meio da tarde de uma forma saudável.

 

11 benefícios do cacau em pó

Confira 11 motivos pelos quais você deve acrescentar cacau em pó à sua alimentação, desde que seja de acordo com as recomendações médicas:

Benefícios do cacau em pó: tem alto valor nutricional

O cacau em pó possui diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, principalmente proteínas, fibras e minerais, como ferro, magnésio e potássio.

Benefícios do cacau em pó: possui antioxidantes

Esse alimento também apresenta uma quantidade significativa de compostos com propriedades antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que protegem as células do estresse oxidativo provocado pelos radicais livres, prevenindo diversas doenças.

Benefícios do cacau em pó: reduz inflamações

Os antioxidantes do cacau em pó, em especial os flavonoides e os polifenóis, também possuem propriedades anti-inflamatórias. Ao reduzir as inflamações em diversas partes do corpo, eles previnem doenças causadas ou agravadas por essa condição, como artrite e câncer.

Benefícios do cacau em pó: diminui a pressão arterial

Os flavonoides encontrados no cacau em pó estimulam a produção de óxido nítrico (NO) pelo corpo, que relaxa os vasos sanguíneos, melhora o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.

Benefícios do cacau em pó: previne doenças cardiovasculares

Ao reduzir a pressão sanguínea, melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir o nível do colesterol “ruim” no sangue, o cacau em pó previne diversas doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.

Benefícios do cacau em pó: melhora a função cerebral

Os polifenóis e flavonoides do cacau em pó não só melhoram o fluxo sanguíneo e o fornecimento de sangue para o cérebro, como também previnem doenças neurodegenerativas, tais como Alzheimer e Parkinson. Além disso, os flavonoides participam da produção de neurônios, as mais importantes células do sistema nervoso.

Benefícios do cacau em pó: reduz o risco de diabetes

Apesar de parecer contraditório, consumir cacau em pó com certa regularidade e de acordo com as recomendações médicas pode diminuir os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2. Isso está ligado aos flavonoides desse alimento, que aumentam a sensibilidade à insulina ao mesmo tempo em que estimulam a produção desse hormônio e desaceleram a digestão de carboidratos.

Mas lembre que, para aproveitar esse benefício do cacau em pó, você deve utilizá-lo preferencialmente em receitas com pouco ou nenhum açúcar, sempre de acordo com as recomendações médicas.

Benefícios do cacau em pó: melhora o humor

Consumir derivados do cacau é uma forma simples e deliciosa de levantar os ânimos. Os impactos positivos do cacau em pó no humor podem estar ligados à presença de flavonoides, à conversão do triptofano em serotonina, o tal “hormônio da felicidade”, ou até ao seu teor de cafeína.

Benefícios do cacau em pó: previne vários tipos de câncer

Os compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do cacau em pó previnem alguns tipos de câncer, uma vez que impedem a propagação de células cancerígenas.

Benefícios do cacau em pó: protege a pele

Ao contrário do que diz o senso comum, o cacau não é um dos grandes responsáveis pela acne. Na verdade, os polifenóis do cacau em pó protegem a pele dos raios ultravioletas e melhoram tanto a circulação sanguínea quanto a hidratação da pele.

Benefícios do cacau em pó: é saboroso

E, além de oferecer todos esses benefícios para a saúde, o cacau em pó também é muito saboroso. Seu sabor acentuado deixa bolos, tortas, trufas, brigadeiros e outras sobremesas irresistíveis.

 

Receitas com cacau em pó

Agora que você conhece alguns dos benefícios do cacau em pó, confira 25 receitas nutritivas em que esse ingrediente ganha a companhia de outros alimentos saudáveis:

Trufas e brigadeiros de cacau em pó

Os tradicionais docinhos brasileiros ficam mais saborosos com cacau em pó, o qual, nestas receitas, é combinado com frutas deliciosas que adoçam as sobremesas naturalmente:

1. Trufas de Cacau
2. Trufa de Cacau, Ameixa e Aveia
3. Trufas de Iogurte Grego
4. Brigadeiro Diferente
5. Brigadeiro de Banana

Mousses e cremes de cacau em pó

Se você quiser comer um mousse de chocolate sem fugir da dieta, experimente o mousse de cacau com abacate ou tâmaras, que possui menos açúcares e mais nutrientes:

6. Mousse de Cacau e Tâmaras
7. Mousse de Cacau e Abacate (Ultra Mousse de Abacate)
8. Mousse de Abacate com Cacau Nutren Senior
9. Mousse de Abacate com Cacau e Erva-Cidreira
10. Creme de Abacate e Cacau

Bolos e bolinhos com cacau em pó

Sabia que você pode matar a vontade de um bolo de chocolate de uma maneira saudável? É só usar cacau em pó e outros ingredientes nutritivos, como banana, leite de coco e mel, como nestas receitas:

11. Bolo de Cacau com Coco sem Glúten e sem Lactose
12. Bolo de Caneca de Chocolate com Banana sem Lactose
13. Bolinho de Cacau com Ninho Origem Vegetal
14. Bolinho Cremoso de Cacau e Abobrinha
15. Cupcake Integral de Cacau e Banana Sem Ovo e Sem Lactose

Brownies com cacau em pó

O brownie ganha novos sabores e nutrientes nestas receitas preparadas com cacau em pó e outros alimentos saudáveis, como aveia, óleo de coco, beterraba e batata-doce:

16. Brownie de Aveia e Cacau sem Glúten
17. Brownie de Cacau e Frutas Vermelhas Molico
18. Brownie Proteico com Neston
19. Brownie de Beterraba
20. Brownie de Batata-doce

Bebidas com cacau em pó

Estas bebidas saborosas podem fazer parte de um café da manhã fitness ou de um lanche da tarde fit em família, pois agradam tanto as crianças quanto os adultos:

21. Smoothie de Cacau e Banana
22. Vitamina de Ninho Vegetal, Cacau e Banana
23. Cappuccino de Cacau, Banana e Hortelã
24. Shake de Cacau, Banana e Amêndoas
25. Shake de Manteiga de Amendoim e Cacau com Molico + Proteína

No site Que bem que faz, você encontra mais artigos completos sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do cacau em pó?

    O cacau em pó reduz inflamações, protege a pele, diminui a pressão arterial, melhora a função cerebral, previne doenças cardiovasculares e muito mais. Mas, antes de incluir cacau em pó na sua dieta, converse com seu médico e veja se esse alimento é indicado para você.

  • Como fazer receitas saudáveis com cacau em pó?

    Para preparar sobremesas saudáveis com esse alimento, não há segredo: é só combiná-lo com ingredientes nutritivos, como frutas, leite, aveia e até legumes. Algumas opções saborosas são: Brownie de Aveia e Cacau sem Glúten, Bolinho Cremoso de Cacau e Abobrinha e Trufas de Cacau.

  • Qual é a diferença entre cacau em pó e chocolate em pó?

    O cacau em pó, como diz o nome, é composto somente de cacau, sem adição de outros ingredientes, enquanto o chocolate em pó é uma mistura de cacau em pó, açúcar e aromatizantes.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/cocoa-powder-nutrition-benefits https://www.webmd.com/diet/health-benefits-cacao-powder

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas