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Benefícios do cajá: fique por dentro de tudo sobre essa fruta rica e vitaminada

Legenda: 
Benefícios do cajá: criança com suco de cajá

É uma frutinha pequena, mas gigante em termos nutricionais. Sim, estamos falando do cajá. Se você já comeu cajá, ou qualquer outra comida preparada a partir dele, achando que estava diante apenas de mais um rostinho bonito, se enganou. Também estava saboreando um alimento delicioso e extremamente saudável. E são muitos os benefícios do cajá na dieta.

Para se ter uma pequena ideia, o cajá é rico em cálcio, fósforo e ferro. E tem mais. Vitaminas A, B e C são especialidades dessa fruta e garantem todos os benefícios do cajá para saúde. É tão bom que as vantagens de comê-lo começam já na barriga da nossa mãe quando ainda estamos em formação no útero.

Então, que tal vir com a gente conhecer todos os detalhes dos benefícios do cajá? Vamos lá!

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Ossos fortes para mexer o esqueleto

Todo mundo já ouviu falar de cálcio alguma vez na vida. O mineral é estrela de primeira grandeza na vida de quem quer ter ossos fortes para poder mexer o esqueleto sempre que quiser com uma boa dança, corrida ou uma simples caminhada. Até porque alimentação saudável e atividade física tem tudo a ver um com o outro.

Mas, muitos acham que só encontram cálcio no leite. Ledo engano. Saiba que a presença desse nutriente é um dos benefícios do cajá para saúde. E se tem cálcio, tem ossos fortalecidos para evitar a osteoporose muito comum nas mulheres, doença que provoca quedas e fraturas.

 

Esqueleto forte, músculos fortes

Sabia que o cálcio tem um parceiro e tanto nos cuidados com nossa saúde? É o fósforo, mais um mineral para deixar o organismo riquíssimo. Ele também contribui para ossos bem fortes. Mas, se a gente só pensar nos ossos, é capaz dos músculos ficarem com inveja. Com uma alimentação rica em fósforo não corremos esse risco.

Aliás, esse é mais um benefício do cajá na dieta. A fruta carrega fósforo na sua bagagem de nutrientes, o que ajuda nos processos orgânicos da contração muscular, que está diretamente ligado à nossa locomoção e nos permite praticar atividades físicas sem problemas. Resumindo: nosso desempenho físico melhora e ainda combatemos a fadiga.

 

Cajá, uma fruta vitaminada

A, B, C... calma, não vamos querer ensinar o alfabeto aqui. Até porque se você está lendo este artigo, significa que já é bem grandinho e não precisa de ninguém para te ensinar o abecedário. O que essas três letrinhas querem dizer é que elas estão dentro dos benefícios do cajá para saúde, deixando essa fruta bem vitaminada.

Vitamina A é aquele nutriente forte e potente que protege a saúde dos olhos, reduz os riscos de termos câncer, aumenta nossa imunidade, diminui as acnes (mais conhecidos como cravos e espinhas) e ainda deixa os cabelos fortes e saudáveis. Olha só. Vai ficar cheio de saúde e ainda de beleza. Bom demais da conta, sô! Dirão os mineirinhos.

E quem quer cabelos bonitos certamente quer pele boa também. Quê? Isso aí, o benefício do cajá chega até na pele e vem todo motivado pela vitamina B2, um nutriente maravilhoso capaz de ajudar no processo de renovação das células do nosso organismo. E a vitamina B2 ainda previne doenças cardiovasculares. Definitivamente os benefícios do cajá são enormes.

Estamos esquecendo de alguma coisa? Claro, falta a vitamina C. Vamos abrir um novo capítulo dessa história baseada em fatos reais para explicar os benefícios do cajá na gravidez. Segue lendo para entender.

 

Mamães e bebês fortes com cajá

Antes de abrirmos um novo capítulo precisamos abrir um intervalo para continuarmos falando da vitamina B2, porque ela também tem tudo a ver com os benefícios do cajá na gravidez. É que esse nutriente vai fazer o bebezinho que a mamãe carrega no ventre se desenvolver bem e com muita saúde. E a vitamina ainda dá uma boa controlada na pressão arterial da mãezinha impedindo que ela sofra uma pré-eclâmpsia.

Agora sim podemos entrar nos benefícios do cajá na gravidez garantidos pela vitamina C. E aqui pedimos tranquilidade, apesar de que iremos falar de estresse. Nesse período da vida da mulher também é muito comum a ocorrência de estresse oxidativo, que é um desequilíbrio capaz de aumentar os radicais livres e provocar danos ao organismo.

A parte boa é que temos uma ótima informação para te dar. Os benefícios do cajá na gravidez existem, porque como dissemos a fruta é rica em vitamina C. E isso é importante na gestação porque o nutriente vai muito além de ser apenas um anti-gripal. Ele também é um ótimo antioxidante, ou seja, é um soldado bem forte para combater os danos provocados pelos radicais livres.

E tem mais uma coisa: a vitamina C ainda previne deficiência de ferro no organismo e, consequentemente, a anemia, nosso próximo assunto.

 

Anemia, queremos distância

Além de contar com a vitamina C como um forte aliado na hora de combater a deficiência de ferro, o cajá é uma fruta que por si só já contém esse mineral. E por que é tão importante ter ferro na nutrição? Porque é ele quem vai nos ajudar a evitar a anemia, uma doença que com certeza você vai querer distância depois de descobrir o que ela causa.

A anemia te deixa fraco e sem ânimo, assim você acaba perdendo a vontade de praticar atividade física. Outra coisa que fica comprometida nas pessoas com anemia é o aprendizado. Quer dizer, com anemia é zero qualidade de vida. O que não acontece com quem aproveita todos os benefícios do cajá na nutrição.

Dá para duvidar dos benefícios do cajá para a saúde depois de todas essas explicações? Impossível!

 

Como usar o cajá e aproveitar os nutrientes da fruta

O cajá, além de todos os benefícios nutritivos, tem um sabor e um aroma irresistíveis. Aliás, a fruta é ótima para fazer sucos, sobremesas, geleias e até vinhos e licores. Além disso, saborear a fruta in natura é maravilhoso.

Para te dar uma colher de chá, vamos dar umas receitas especiais para preencher o cardápio com os benefícios do cajá para saúde.

Gelado de cajá

Ingredientes

Modo de preparo

- Bata a polpa de cajá congelada juntamente com os demais ingredientes no liquidificador até formar um creme uniforme;

- Transfira para uma vasilha e sirva.

Refresco de Cajá e Água de Coco

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo. Sirva a seguir.

Frozen de Cajá e Calda de Pitanga

Ingredientes Frozen

Calda

Modo de preparo Frozen

- Em um liquidificador, bata o iogurte Nestlé com o açúcar, o Nestlé Creme de Leite e a polpa de cajá.

- Coloque em um recipiente, cubra com um filme plástico e leve ao congelador por cerca de 2 horas.

- Retire do congelador, espere amolecer e bata novamente.

- Cubra com o filme plástico e retorne ao congelador por mais 2 horas ou até ficar firme.

Calda

- Em uma panela, misture a polpa de pitanga com o açúcar.

- Leve ao fogo e ferva por cerca de 10 minutos, até dar o ponto da calda.

- Espere esfriar e conserve-a em geladeira, em um recipiente tampado. Sirva com o frozen.

Frapê de Verão

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um liquidificador bata o Leite Moça, o cajá e o gelo, até obter uma bebida homogênea.

- Distribua a bebida nos copos e sirva.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os nutrientes encontrados no cajá?

    O cajá é rico em cálcio, fósforo e ferro. E tem mais. Vitaminas A, B e C são especialidades dessa fruta e garantem todos os benefícios do cajá para saúde.

  • 2. Quais os benefícios do cajá para saúde?

    Os benefícios do cajá para saúde começam no fortalecimento dos ossos, passa pela ajuda nos processos orgânicos da contração muscular, combate a fadiga, protege a saúde dos olhos, reduz os riscos de câncer, aumenta nossa imunidade, diminui as acnes e ainda deixa os cabelos fortes e saudáveis. Previne doenças cardiovasculares e a anemia e mantém grávidas e fetos fortes e saudáveis.

  • 3. O que dá para fazer com cajá?

    O cajá, além de todos os benefícios nutritivos, tem um sabor e um aroma irresistíveis. A fruta é ótima para fazer sucos, sobremesas, geleias e até vinhos e licores. Além disso, saborear a fruta in natura é maravilhoso.

     

Referências

https://www.procisur.org.uy/adjuntos/procisur_spondias_0ae.pdf https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf https://www.scielo.br/j/jped/a/NM4xCDcZPWLGWmKFgpzhVzm/?lang=pt https://www.scielosp.org/article/csc/2017.v22n2/535-542/#:~:text=O%20%C3%A1cido%20f%C3%B3lico%20tamb%C3%A9m%20%C3%A9,Vannucchi%20H%2C%20Monteiro%20T. https://www.scielo.br/j/rbepid/a/bCB77XShtShxYf7Wz9qzmpC/?lang=pt#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20literatura,habitual%20destas%20vitaminas%20por%20gestantes. http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/2/2330-8605.html#:~:text=As%20principais%20fun%C3%A7%C3%B5es%20do%20f%C3%B3sforo,e%20no%20balan%C3%A7o%20%C3%A1cido%2Db%C3%A1sico. https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/vitamina-a https://qbemqfaz.com.br/bem-estar/vitamina-b2 https://qbemqfaz.com.br/bem-estar/vitamina-c-beneficios

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas