Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do coentro: 5 propriedades dessa erva aromática

Legenda: 
Benefícios do coentro

Adicionar temperos, especiarias e ervas aromáticas aos pratos é uma forma simples de deixar sua alimentação mais nutritiva e saborosa. Um desses ingredientes saudáveis é o coentro, uma planta que completa receitas salgadas e ainda oferece diversos benefícios para a saúde.

Neste artigo, descubra 5 benefícios do coentro e ainda veja 65 receitas com essa erva aromática para desfrutar de todas as suas propriedades.

 

Benefícios do coentro

A seguir, veja 5 dos principais motivos pelos quais você deve acrescentar coentro à dieta:

Benefícios do coentro: nutrientes

O coentro é rico em diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, especialmente em vitamina A, C e K, além dos minerais ferro e cálcio. Essa planta também possui pequenas quantidades de folato, potássio, magnésio e outras vitaminas e minerais.

Benefícios do coentro: propriedades antioxidantes

O coentro possui diversos compostos com propriedades antioxidantes, como betacaroteno e luteína, que protegem as células do efeito degenerativo dos radicais livres. Ao diminuir o número de radicais livres no organismo, essas substâncias fortalecem a imunidade, evitam o envelhecimento precoce e podem prevenir doenças causadas pelo estresse oxidativo, como alguns tipos de câncer.

Benefícios do coentro: controle da glicemia

De acordo com as recomendações médicas, o coentro pode ser utilizado no tratamento da diabetes, uma vez que ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue. Essa propriedade está ligada à sua capacidade de ativar enzimas que retiram o excesso de açúcar do sangue.

Benefícios do coentro: efeito anti-inflamatório

Certos compostos do coentro também possuem propriedades anti-inflamatórias, como a quercetina. Por combater inflamações no organismo, essas substâncias previnem vários problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares. Além de reduzir as inflamações, o coentro também pode diminuir a dor, atuando como um analgésico natural.

Benefícios do coentro: prevenção de doenças

Como visto anteriormente, os compostos com propriedades antioxidantes ou anti-inflamatórias presentes no coentro ajudam a prevenir diversos problemas de saúde, desde doenças cardiovasculares até certos tipos de câncer.

 

Receitas com coentro

Agora que você conhece os principais benefícios do coentro, confira 65 receitas para aproveitar todas as vantagens dessa erva aromática completa:

Receitas com coentro e carne-seca

A carne-seca fica ainda mais saborosa quando temperada com coentro, seja em um escondidinho cremoso ou em um feijão completo. Abaixo, veja 10 receitas com carne-seca e coentro para preparar para a família inteira:

1. Farofa de Carne-seca e Coentro
2. Refogado de Mandioca e Carne-Seca
3. Carne-seca Acebolada
4. Carne-seca na Moranga
5. Escondidinho de Carne Seca e Mandioquinha
6. Escondidinho de Carne Maggi
7. Creminho de Quirera com Refogado de Carne Seca
8. Arroz Cremoso com Carne-seca
9. Feijão com Carne-seca e Mandioca
10. Refogado de Feijão

Receitas com coentro e carne bovina

A carne bovina, seja em tiras, pedaços ou até moída, traz vários nutrientes às refeições. Bem temperada com especiarias e ervas, ela fica perfeita. Faça estas receitas para aproveitar os sabores e benefícios do coentro de uma maneira deliciosa:

11. Fajitas
12. Ajiaco: carne cozida com batata e cenoura
13. Hambúrguer Caseiro com Toque Mexicano
14. Cozido com Abóbora
15. Vaca Atolada à Moda Maggi

Receitas com coentro e frango

Uma alternativa altamente nutritiva para almoço ou jantar, o frango pode ser utilizado nas mais diversas receitas. Prepare estes pratos diferentes com frango e coentro em um jantar proteico e deixe sua dieta mais saudável:

16. Frango ao Curry com Arroz Integral
17. Wrap de Filé de Frango com Guacamole
18. Bobó de Frango
19. Fajitas de Frango
20. Satay de Frango com Saladinha Oriental

Receitas com coentro e carne de porco

A carne de porco, em seus diferentes cortes, é um ingrediente clássico da culinária brasileira – afinal, o bacon, a linguiça e a bisteca são quase tesouros nacionais. Abaixo, veja algumas receitas com coentro em que as carnes suínas e os temperos dividem o protagonismo:

21. Quibebe Saboroso com Linguiça
22. Canjica Salgada com Legumes
23. Cassoulet de Feijão Branco com Linguiça
24. Mungunzá Salgado
25. Baião de Dois Tradicional

Receitas com coentro e frutos do mar

Gostosos e nutritivos, os frutos do mar são geralmente associados a pratos tradicionais e sofisticados, como camarão na moranga e acarajé. A seguir, confira algumas delícias temperadas com coentro e outras ervas aromáticas:

26. Caldinho de Camarão Mandioca e Coentro
27. Bobó de Camarão
28. Bobó de Camarão Nutren Senior
29. Papillote Cremoso de Camarão com Palmito e Banana-da-Terra
30. Acarajé de Milho Verde
31. Salada de Camarão e Mandioca com Caju Fresco
32. Mini Cuscuz de Camarão
33. Pastel de Vatapá com Molho de Pimenta-biquinho
34. Camarão na Mini Moranga Nutren Senior
35. Sopa de Frutos do Mar e Curry

Receitas com coentro e peixes

Sejam crus, grelhados, assados ou fritos, os peixes fazem sucesso nas refeições brasileiras. Abaixo, confira 15 receitas em que eles são temperados com especiarias, condimentos e ervas aromáticas, como o coentro:

36. Peixe ao Coco
37. Peixe Empanado ao Forno
38. Peixe com Quiabo e Purê de Banana da Terra
39. Ceviche de Salmão com Disquinhos de Tapioca
40. Salmão de Micro-ondas ao Limone
41. Dourado ao Molho de Cupuaçu
42. Sardinha Grelhada com Ervas
43. Bolinho de Atum com Saladinha Fresca
44. Cozido de Pirarucu com Pirão Crocante de Castanha
45. Moqueca de Peixe
46. Moqueca Festiva
47. Moqueca Dia-a-dia
48. Moquequinha Colorida
49. Moqueca Capixaba
50. Frigideira de Bacalhau

Receitas vegetarianas com coentro

As receitas vegetarianas são, geralmente, preparadas com temperos naturais, como ervas aromáticas. A seguir, veja receitas deliciosas para que até quem não come carne possa aproveitar os benefícios do coentro:

51. Refogado de Abóbora e Vagem
52. Caldinho Cremoso de Feijão com Aveia Flocos Finos
53. Feijão Verde
54. Feijão Paraense
55. Baião de Dois Cremoso
56. Mandioca Saborosa
57. Legumes ao Toque do Nordeste
58. Moqueca de Palmito
59. Moqueca de Ovos
60. Pasta de Berinjelas
61. Guacamole
62. Guacamole com Fibras
63. Salsa Refrescante
64. Salada de Cevadinha
65. Salada de Abobrinha com Hortelã

No site Que bem que faz, acesse mais artigos sobre estilo de vida saudável! São conteúdos de Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada para você transformar a sua vida.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do coentro?

    O coentro é rico em nutrientes, possui propriedades antioxidantes, tem efeito anti-inflamatório, ajuda no controle da glicemia e pode prevenir diversas doenças, incluindo câncer e problemas no sistema cardiovascular.

  • Por que coentro tem gosto de sabão para algumas pessoas?

    Nesse caso, a culpa é da genética. Uma alteração no gene OR6A2 faz com que o sabor dos aldeídos presentes no coentro seja interpretado como semelhante ao do sabão, uma vez que esses compostos também estão presentes na fabricação de sabão. Então, antes de acrescentar coentro ao clássico Guacamole, verifique se algum dos convidados foi “premiado” com essa alteração na loteria genética.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/coriander-benefits https://www.webmd.com/diet/health-benefits-coriander https://www.medicalnewstoday.com/articles/277627 https://www.news-medical.net/health/The-Health-Benefits-of-Cilantro-(Coriander).aspx https://www.thespruceeats.com/why-does-cilantro-taste-soapy-1328523

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas