Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça os benefícios do espinafre e descubra porque ele ficou famoso por dar força

Legenda: 
Benefícios do espinafre

Conta aqui para nós uma coisa: você assistia Popeye na TV, ou prefere não comentar para não revelar a idade? Se nunca nem ouviu falar, dê uma pesquisada rápida aí na internet e logo descobrirá que esse é um personagem que ficou famoso por ficar bem forte depois de comer espinafre. Agora, se até o Popeye, que já é bem velhinho, conhece os poderes desse vegetal, está mais do que na hora de você também saber tudo sobre os benefícios do espinafre.

É claro que o Que bem que faz vai facilitar sua vida e revelar todos os detalhes dos benefícios do espinafre para a saúde, para te deixar quase um expert no assunto. Para começar, a gente já te adianta que comer espinafre faz bem porque ele é rico em vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K. Na lista de minerais, o vegetal contém potássio, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, enxofre, cloro, silício e ferro.

A partir de agora, é hora de você saber o que toda essa fonte de nutrição reserva para a sua saúde.

LEIA TAMBÉM:

 

Por que o Popeye fica forte quando come espinafre?

Com todos os nutrientes descritos acima é impossível não ficar forte comendo esse alimento – mas, existem alguns que são especialmente responsáveis por isso. Os minerais ferro, cálcio e fósforo, e as vitaminas A e do complexo B, são responsáveis pela força que o personagem tinha, e que você terá ao consumir o alimento e aproveitar todos os benefícios do espinafre.

O ferro, por exemplo, previne a anemia, enquanto as vitaminas do complexo B dão energia e mandam o cansaço embora. O fósforo e o cálcio desenvolvem e fortalecem os ossos e dentes. A vitamina A cuida da saúde da visão (aliás temos um item só para falar disso). São muitos os benefícios do espinafre para saúde.

 

Previne a anemia

E já que falamos do combate à anemia, vamos explicar porque esse também é um benefício do espinafre. O ferro é o nutriente responsável por prevenir a doença, mas ele não é o único: o ácido fólico também ajuda isso. É que ambos ajudam a deixar os glóbulos vermelhos saudáveis e isso é importante porque, assim, o transporte do oxigênio necessário para o corpo fica garantido.

 

Benefícios do espinafre na gravidez

As futuras mamães precisam saber disso. Os benefícios do espinafre na gravidez são maravilhosos, porque ele é fonte de ácido fólico, uma substância super importante para o desenvolvimento do bebê enquanto está na barriga da mãe. O ácido fólico reduz os riscos de malformação congênita enquanto seu filho cresce e se prepara para vir ao mundo.

 

Combate o envelhecimento precoce e previne câncer

O espinafre também tem a força dos antioxidantes, que são moléculas super poderosas que ajudam a combater o envelhecimento precoce porque barram o estresse oxidativo em nosso organismo. Achou que está ficando difícil? Vamos ser mais claros quanto a esse benefício do espinafre.

Existem compostos no organismo humano chamados de radicais livres e quando eles decidem aumentar seus níveis provocam o estresse oxidativo – o que, por consequência, causa danos sérios à saúde, gerando problemas como doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer. É aí que os antioxidantes entram: eles combatem os radicais livres e previnem essas doenças, por isso são mais um benefício do espinafre para a saúde.

 

Espinafre garante saúde para a visão

Entre os benefícios do espinafre está a Vitamina A, muito importante para a saúde dos olhos: esse nutriente evita o desenvolvimento da cegueira noturna. Mas a vitamina A não está sozinha nesse escudo que o espinafre cria em torno dos olhos. Zeaxantina e luteína são pigmentos presentes no alimento e atuam na prevenção da catarata, da degeneração macular – o que provoca perda do campo de visão – e ainda protegem os olhos dos danos causados ​​pela luz solar.

 

Reduz a pressão arterial e os riscos de doenças do coração

A pressão arterial fica na medida certa quando consumimos espinafre. É que ele é rico em nitrato, um composto que controla a pressão. E a pressão equilibrada é mais um benefício do espinafre para a saúde do homem e da mulher, pois leva à redução dos riscos de desenvolver doenças do coração.

 

Receitas para comer espinafre com prazer

A gente não ia contar tudo sobre os benefícios do espinafre sem terminar com super dicas de receitas para comer esse alimento com prazer. Até a criançada, que sempre torce o nariz para o vegetal, vai se empolgar e até pedir bis. Rola a barra para baixo e confere os pratos maravilhosos para inserir espinafre no cardápio.

1. Arroz com Espinafre - o almoço vai ficar diferente, gostoso e especial com esse arroz feito com espinafre e queijo.

2. Creme de Espinafre - essa receita dá para escolher se entra no almoço ou jantar. Em qualquer dessas ocasiões, a refeição ficará perfeita.

3. Bolo de Carne com Espinafre - carne moída, espinafre e noz moscada são alguns dos ingredientes que tornam essa receita deliciosa.

4. Torta de Espinafre - feita com palmito, salame, tomate e requeijão, esse prato ficará muito saboroso.

5. Pescada ao Molho de Curry com Espinafre - falou em prato nutritivo, o peixe sempre está presente. Aqui, ele ganha também o sabor da erva doce.

6. Tapioca de Frango com Espinafre - café da manhã, lanche da tarde… Seja qual for a refeição, essa tapioca vai provar que prazer em comer também está entre os benefícios do espinafre.

7. Suflê de Espinafre - delicioso, feito manteiga, farinha de trigo, leite, ovos, queijo parmesão e espinafre.

8. Quiche Integral de Espinafre e Tomate - perfeita para quem tem intolerância à lactose, porque é feita com creme de leite zero lactose, farinha de trigo integral, aveia flocos finos e leite zero lactose.

9. Muffins de Espinafre - esta receita com certeza vai conquistar a criançada. Os bolinhos podem ser servidos fora ou dentro de forminhas coloridas, para ficarem bem atrativos.

10. Panqueca Nutren Senior de Carne Moída com Molho de Espinafre - perfeita para quem quer uma receita deliciosa e prática. O espinafre entra no molho e deixa tudo mais gostoso e nutritivo.

11. Crepes de Espinafre - são uma delícia, recheados com pasta de ricota e peito de peru com molho de creme de leite. Fica impossível resistir.

12. Pão de Queijo Diferente com Requeijão de Espinafre - a pasta feita com espinafre é um acompanhamento surpreendente para esse pão de queijo.

13. Cupcake de Espinafre - olha aqui mais uma receita maravilhosa para atrair o paladar da meninada. E ainda tem uma cobertura de ricota deliciosa.

14. Sopa Cremosa de Espinafre com Aveia Flocos - as noites frias ficam muito mais gostosas com uma sopa bem quentinha. Essa também leva leite e queijo.

15. Fusilli com Cogumelos e Espinafre de uma Panela Só - o espinafre entra no finalzinho do preparo da receita, só para deixar o prato mais saboroso e rico em nutrientes.

 

Perguntas frequentes?

1. Quais os benefícios do espinafre?

Entre os benefícios do espinafre estão o combate à anemia, ao câncer, à diabetes, às doenças cardíacas, à pressão alta e ao envelhecimento precoce. Auxilia também na melhora da saúde da visão e no desenvolvimento do bebê em gestação.

2. Quais os nutrientes do espinafre?

Os benefícios do espinafre incluem o fato do alimento ser rico em vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K. Na lista de minerais, o vegetal contém potássio, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, enxofre, cloro, silício e ferro.

3. Quais os benefícios do espinafre na gravidez?

Os benefícios do espinafre na gravidez são maravilhosos, porque ele é fonte de ácido fólico, uma substância super importante para o desenvolvimento do bebê enquanto está na barriga da mãe. O ácido fólico reduz os riscos de malformação congênita.

 

Fontes

https://www.ufrgs.br/alimentus1/feira/mphorta/espina/index.htm

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4040/1/Arquivototal.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/kale-vs-spinach#kale

https://www.healthline.com/nutrition/foods/spinach

https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/antioxidantes-o-que-sao-e-onde-podemos-encontra-los

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-espinafre-foi-escolhido-para-deixar-o-popeye-forte/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas