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Benefícios do feijão

Legenda: 
Benefícios do feijão

O feijão é um alimento que está presente em nosso cotidiano em uma grande variedade de formas e sabores. Seja o feijão carioca, preto, branco, vermelho ou fradinho, ele pode ser consumido em diferentes formas e receitas. Rico em nutrientes e vitaminas, o feijão é um alimento muito benéfico para o organismo. Descubra mais sobre esses benefícios a seguir.

 

Benefícios do feijão: rico em proteínas

Para muitas pessoas com uma dieta mais restritiva, como veganos e vegetarianos, encontrar uma boa fonte de proteína pode ser um desafio. A proteína tem um papel importante em nosso organismo, garantindo a estrutura de nossos músculos, pele e ossos. Desta forma, o feijão surge como uma ótima opção de proteína vegetal, já que tem poucas calorias e é rico em proteínas – 1 xicara de chá de feijão tem aproximadamente 6g de proteína – , ajudando os músculos e ossos a se manterem saudáveis para se exercitar, bem como uma pele bonita e jovem.

 

Benefícios do feijão: aliado na perda de peso

O feijão pode ser um grande aliado na perda de peso. Sendo um alimento rico em proteínas e fibras, o feijão faz com que você se sinta saciado por um período maior.

 

Benefícios do feijão: bom para a gravidez

Um dos nutrientes presentes no feijão é o ácido fólico. Esse nutriente é essencial para nossa saúde – e é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos, mantendo a corrente sanguínea saudável. Durante a gravidez, o ácido fólico é ainda mais importante, pois previne defeitos no desenvolvimento do tubo neural do feto, garantindo que o bebê possa se desenvolver de forma saudável.

Além disso, o feijão possui outros nutrientes que podem faltar para a mãe durante a gravidez, como o ferro, fósforo, potássio e magnésio. E, por ser rico em fibras pode contribuir na prevenção de desconfortos comuns como a constipação e hemorróidas na gravidez.

 

Benefícios do feijão: rico em antioxidantes

O feijão é um alimento rico em antioxidantes. O que isso significa? Que ele irá ajudar a prevenir o dano oxidativo nas células, podendo contribuir na prevenção de doenças crônicas como a diabetes, pressão alta e colesterol, bem como doenças mais graves como o câncer. Também ajuda na saúde geral, ao prevenir o envelhecimento precoce e mantendo o seu corpo saudável e mais jovem.

 

Benefícios do feijão: variedade de receitas

Um benefício menos comentado sobre o feijão é que ele é um alimento versátil, que está presente em várias receitas e pode ser ingerido de várias formas, não se reduzindo apenas ao conhecido arroz e feijão. Conheça a seguir algumas receitas de feijão para adicionar à dieta:

1. Caldinho de Feijão Branco: um caldinho cremoso e cheio de sabor feito com feijão branco, bacon, pimentão vermelho e cebolinha-verde. Vale a pena conferir.
2. Feijão Mexicano (Chilli): o famoso e bem temperado feijão mexicano. Ideal para comer com nachos ou tortillas.
3. Feijão Saboroso com Abóbora: a abóbora adicionada a essa receita de feijão com linguiça oferece ainda mais sabor ao caldo suculento de feijão.
4. Salada de Feijão: uma salada feita com feijão rosinha, espinafre, tomate e cebola para você experimentar.
5. Feijão Mexido: uma receita cheia de sabor, esse feijão mexido é feito com ovos, charque, toucinho, linguiça e farinha de mandioca.
6. Feijão Tropeiro: a tradicional receita de feijão tropeiro feita com couve, farinha de mandioca, ovos e linguiça calabresa.
7. Feijão Verde: uma deliciosa salada de feijão verde que irá surpreender seu paladar.
8. Refogado de Feijão: nessa receita, o feijão de corda é refogado com abóbora e carne seca.
9. Tutu de Feijão à Mineira: um tutu de feijão à mineira, saboroso e super fácil de fazer. Confira!
10. Farofa de Feijão: essa farofa de feijão é super temperada e serve como um ótimo acompanhamento para carnes e outras refeições.

Com todas essas receitas de feijão não tem desculpa para não aproveitar ao máximo os benefícios do feijão, hein?


Perguntas frequentes

  • Qual a importância de comer feijão?

    O feijão é um alimento importante pois contém vitaminas e nutrientes essenciais para nosso corpo, como fibras e proteínas, ferro, potássio, magnésio e ácido fólico.

  • Pode comer feijão todos os dias?

    Sim, inclusive é recomendado pelo Ministério da Saúde, já que comer feijão todos os dias previne doenças e garante um bom funcionamento do corpo e do intestino.

  • É bom comer feijão à noite?

    O horário mais recomendado para comer feijão é durante o almoço, já que o metabolismo está funcionando de forma mais rápida – contudo, não há contraindicações para comer feijão à noite. Mas lembre-se: Durante a noite o organismo demora mais para digerir a comida, ou seja, os riscos de se sentir estufado e com gases são maiores.

  • O feijão pode causar gases?

    A resposta é sim! E, assim como outras leguminosas como a lentilha e o grão de bico, por exemplo, existem algumas pessoas mais sensíveis a elas e como consequência vem o desconforto abdominal ao consumi-lo. Porém, a parte boa é que isso pode ser resolvido de forma bem simples: deixar o feijão de molho por 12 horas antes de cozinhá-lo, descartando a água do molho antes de colocar na panela.

     

Fontes

https://www.medicalnewstoday.com/articles/320192 https://www.healthline.com/nutrition/healthiest-beans-legumes https://www.webmd.com/diet/ss/slideshow-why-beans-are-good-for-health https://www.webmd.com/diet/health-benefits-beans https://www.ag.ndsu.edu/publications/food-nutrition/all-about-beans-nutrition-health-benefits-preparation-and-use-in-menus https://www.realsimple.com/food-recipes/recipe-collections-favorites/popular-ingredients/benefits-of-beans https://www.thehealthy.com/nutrition/health-benefits-of-beans/ https://www.babycenter.com/pregnancy/diet-and-fitness/what-to-eat-when-pregnant-the-12-best-foods_10392775#:~:text=Beans,-Photo%20credit%3A%20Thinkstock&text=Beans%20%E2%80%93%20including%20legumes%20like%20lentils,important%20when%20you're%20pregnant.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas