Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do figo

Legenda: 
Benefícios do figo

Entre as frutas mais antigas que a humanidade conhece, os figos são saborosos, nutritivos e ricos em nutrientes. Conhecido por sua casca roxa que abriga uma polpa adocicada e repleta de sementes, o figo surge a partir de uma flor. Neste artigo iremos conhecer melhor quais são os benefícios do figo e como ele pode nos auxiliar a ter um corpo mais saudável! Confira a seguir.

 

Benefícios do figo: bom para o estômago

Um dos principais benefícios do figo é justamente o fato de que ele é um fruto rico em fibras. Isso significa que o figo é uma boa opção para aqueles que sofrem com algum desconforto intestinal, como constipação ou diarréia. Além disso, o figo serve como um alimento prebiótico, isto é, serve como alimento para as bactérias boas do intestino, que previnem doenças e garantem que seu intestino continue saudável.

 

Benefícios do figo: pele saudável

O figo é uma fruta rica em antioxidantes, que são conhecidos pelo seu importante papel em manter uma pele bonita e saudável. Os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce, o aumento das rugas e diminui a quebra das células de colágeno. Apesar de todos esses benefícios do figo, é importante ressaltar que uma dieta equilibrada, combinada com o uso diário de protetor solar também são necessários para manter a pele bonita e saudável.

 

Benefícios do figo: bom para o coração

De acordo com um estudo feito em 2017 no Paquistão, o extrato de figo auxilia na melhora dos níveis de pressão arterial e gordura no sangue, e ajuda o corpo a encontrar um equilíbrio; ou seja, aumenta o colesterol bom (HDL) enquanto diminui os triglicerídeos. Ao ajudar na regulagem de componentes tão importantes para nossa saúde, um dos benefícios do figo acaba por ser também evitar doenças cardíacas e manter nosso coração saudável.

 

Benefícios do figo: saúde dos ossos

O figo é uma boa fonte de cálcio e potássio. Esses minerais são responsáveis por melhorar a densidade óssea. O que isso quer dizer? Que irão deixar seus ossos mais fortes, resistentes e saudáveis! Sendo assim, a combinação desses nutrientes auxilia na prevenção de doenças como a osteoporose, reabsorção e fraturas ósseas.

 

Benefícios do figo: receitas saborosas

Agora que você já conhece vários benefícios do figo, decidimos te auxiliar a ingerir mais dessa deliciosa fruta. Confira a seguir 10 receitas deliciosas com figo para experimentar! Afinal, ser uma fruta versátil, saborosa e que pode ser incorporada em várias receitas também é um grande benefício. Confira a seguir:

1. Charlote de Damasco e Figo: uma sobremesa deliciosa para reunir a família e os amigos, essa charlotte combina damascos e figos.
2. Salada de Folhas com Figo e Molho de Queijo:a adição de figos na salada é saborosa e refrescante. Leva alface, rúcula e queijo parmesão.
3. Salada com Figo e Bolinhas de Ricota: essa deliciosa salada é feita com diferentes tipos de alface, rúcula, hortelã, figos e bolinhas de ricota.
4. Crocante de Iogurte Molico, Figo e Cacau: perfeito para o café da manhã, esse iogurte com figo e crocante de cacau é uma ótima escolha para começar o dia bem!
5. Delícia de Figo:essa torta de figo saborosa conta com a adição de leite Moça, baunilha e suco de laranja.
6. Torta Guirlanda de Figo e Creme de Nozes: em formato de guirlanda, essa torta festiva é recheada com um creme de nozes e coberta com figos cortados.
7. Figo Flambado: uma forma gostosa de consumir figo é após flambar essa deliciosa fruta com conhaque.
8. Torradinhas com Figo, Nozes e Mel: torradinhas práticas e fáceis de fazer para incorporar o figo na dieta. Leva nozes, mel, pão australiano e requeijão.
9. Pavê de Chocolate e Frutas: chocolate e frutas diversas se unem nessa saborosa receita de pavê. Leva cereja, manga, figo e uvas em seu preparo.
10. Pavê com Creme de Maracujá e de Chocolate com Pêssego: o toque especial nesse pavê de maracujá com chocolate e pêssego é a cobertura de figos picados.

Delicioso não é mesmo? Agora basta ir até a cozinha e preparar essas receitas para obter o melhor dos benefícios do figo!


Perguntas frequentes

  • Quantos figos se pode comer por dia?

    A quantidade recomendada de figo a ser consumida por dia é de duas frutas médias.

  • Pode comer a casca do figo?

    Sim! A fruta inteira do figo é comestível, por isso, não é necessário descascar essa fruta rica em fibras.

     

Fontes

https://www.webmd.com/diet/health-benefits-figs#:~:text=Figs%20are%20a%20good%20source,health%20and%20reduce%20bone%20turnover. https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-figs https://www.healthline.com/nutrition/figs-benefits https://pharmeasy.in/blog/6-fantastic-health-benefits-of-fig/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/327207 https://www.livehealthily.com/healthy-diet/what-are-the-health-benefits-of-figs https://www.eatingwell.com/article/7527644/the-health-benefits-of-figs/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28187689/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas