Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do grão-de-bico: afinal, o que se esconde por trás dessa leguminosa?

Legenda: 
Benefícios do grão-de-bico

Quem pensa em nutrição com certeza coloca grão-de-bico na lista de alimentos. Essa leguminosa se destaca entre os pratos de uma dieta balanceada por ser rica em vitaminas e minerais, ter um sabor delicioso e suave (muito próximo das nozes) e uma textura macia logo após cozida.

Quer saber porque a leguminosa está presente nas receitas de uma alimentação saudável? Então segue aqui com a gente, para aprender a aproveitar todos os benefícios do grão-de-bico.

Vai arregaçando as mangas porque o Que bem que faz vai fazer um pequeno resumo e depois elencar os benefícios do grão-de-bico para saúde. O resumo é bem simples, basta relacionar alguns dos nutrientes contidos no grão-de-bico. Entre eles quem mais chama atenção é o ferro. Com certeza você conhece muito esse mineral pelo poder que ele tem de prevenir e combater a anemia.

Mas, não é só isso. Proteína de qualidade? O grão-de-bico tem. Carboidratos? Tem também. Vitaminas e fibras? Isso também tem! Com todos esses aliados da saúde, a partir de agora você nem vai se importar mais com as piadinhas do tipo: "de grão em grão a galinha enche o papo".

LEIA TAMBÉM:

 

Benefícios do grão-de-bico

Previne anemia

Você não é de ferro, mas ao consumir alimentos que contenham esse mineral fica bem forte. É que assim estará protegendo o organismo contra a anemia, uma deficiência nutricional que pode gerar fraqueza e também ser o sinal de que algo mais grave está acontecendo. Por isso, nunca deixe de se alimentar bem e procure um médico.

E ter muito ferro entre seus nutrientes é um dos motivos para acreditar nos benefícios do grão-de-bico. Especialmente na gravidez, infância e adolescência, a anemia é bem frequente e ocorre exatamente pela deficiência de uma boa alimentação, com refeições ricas em ferro. Um dos principais benefícios do grão-de-bico na dieta é exatamente proporcionar às pessoas pratos ricos em ferro, prevenindo essa deficiência no organismo que pode ocasionar a anemia.

Que tal umas boas receitas com grão-de-bico para evitar a anemia?

Coma grão-de-bico e fique sorrindo à toa

Os benefícios do grão-de-bico para a saúde também incluem a saúde mental, e é uma cadeia de fatores que levam a isso: começa pela proteína conhecida como triptofano e termina na produção da serotonina, um dos hormônios da felicidade.

Por ser rico em proteína – essa mesma de nomezinho difícil –, o grão-de-bico ajuda o organismo a produzir a serotonina; e é aí onde está a explicação para todo esse bom humor, que afasta o estresse e te deixa feliz.

Vamos a mais receitas, para manter o bom humor sempre.

Sai pra lá prisão de ventre

É isso que você vai repetir todos os dias ao adicionar grão-de-bico à sua rotina alimentar. O que te fará se livrar do incômodo da prisão de ventre são as fibras presentes na leguminosa. Elas atuam no intestino, facilitando as idas ao banheiro.

Esse benefício do grão-de-bico cozido não é nada complicado: as fibras fazem aumentar o bolo fecal, retirando qualquer tipo de ressecamento das fezes e facilitando a saída delas. Aliás, é mais um motivo para ficar todo felizinho, porque ninguém merece um intestino preguiçoso que tira nossa felicidade por conta das dores que causa.

Cozinhe com grão-de-bico e fique sem constipação.

Adeus pneuzinhos indesejados

Está louco ou louca para perder aqueles pneuzinhos indesejados? Então, esse é o terceiro motivo para ficar de bom humor e dar muita risada. Coloque agora mesmo a leguminosa na dieta e você terá acesso ilimitado aos benefícios do grão-de-bico para emagrecer.

É o seguinte: você forra a barriga, mas com pouco tempo já está com fome de novo e fica desesperado comendo tudo que aparece? Isso te faz engordar, né? Pois então. Comendo grão-de-bico, esse problema vai ficar no passado.

Quando comemos grão-de-bico ficamos saciados por mais tempo. Quer dizer, sentimos menos fome, e é aí onde mora todo o benefício do grão-de-bico para emagrecer, pois você não ficará com uma fome de leão e se alimentará apenas com o necessário. Sem contar que é um alimento pouco calórico.

Bora pra cozinha preparar receitas com grão-de-bico para emagrecer?

Grão-de-bico te deixa sarado

Benefícios do grão-de-bico na musculação? Sim, é exatamente isso que você está lendo. Lá em cima contamos que os carboidratos são nutrientes encontrados na leguminosa, e eles são famosos por dar energia suficiente ao corpo para praticar as atividades físicas que você quiser – sendo a musculação uma delas. Vai te deixar todo saradinho, ou saradinha.

Está na hora de preparar receitas deliciosas para ajudar na hora da malhação.

Imunidade em alta

O grão-de-bico só te dá motivos para comemorar. As vitaminas C e E presentes no alimento são uma alavanca para a imunidade e, sendo assim, seu organismo vai ficar blindado contra várias doenças. Gripe e resfriado são as que mais acontecem quando estamos com a imunidade baixa, e mantê-las longe e um benefício do grão-de-bico e tanto.

Para elevar a imunidade, tem que ter comidinha gostosa e com grão-de-bico.

 

Amor dos vegetarianos

Se tem alguém que ama o grão-de-bico, é o vegetariano. Todo trabalhado no poder nutritivo, o alimento garante várias receitas capazes de substituir carnes na hora da refeição, sem deixar de entregar as proteínas que precisamos e as vitaminas do complexo B, muito importantes para a saúde.

Com certeza os vegetarianos são fãs dos benefícios do grão-de-bico e a gente não pode deixá-los sem receitas.


Perguntas frequentes

  • 1. Por que é bom comer grão-de-bico?

    Os benefícios do grão-de-bico para a saúde são vários, incluindo o combate à anemia, pelo teor de ferro que possui. Também estão nessa lista de benefícios do grão-de-bico o aumento da imunidade, bom humor, o emagrecimento e aumento da energia.

  • 2. Quais os nutrientes do grão-de-bico?

    O principal nutriente do grão-de-bico é o ferro, um mineral que combate a anemia. A leguminosa também é rica em vitaminas C, E e do complexo B, proteínas, carboidratos e fibras.

  • 3. Por que o grão-de-bico é conhecido como grão da felicidade?

    O grão-de-bico tem uma proteína conhecida como triptofano, que contribui para a produção da serotonina, um dos hormônios da felicidade.

  • 4. Posso substituir feijão por grão-de-bico?

    O grão-de-bico é ótimo para substituir o feijão, já que ambos são saborosos e ricos em ferro.

     

Referências

https://www.scielo.br/j/cr/a/kPbJW5xDhdGQ5NsDvctyZkz/?lang=pt http://www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev192/rev1928.pdf https://saude.abril.com.br/alimentacao/beneficios-e-preparo-grao-de-bico/ https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53010/R%20-%20D%20-%20RAYSSA%20CRISTINE%20SIMONI.pdf?sequence=1 https://www.scielo.br/j/rbhh/a/BmJ9B3sJ7mGMV7PSCh4GZSw/?lang=pt https://www.scielosp.org/article/csp/1994.v10n2/231-240/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas