Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do jenipapo: saiba como o jenipapo pode te ajudar!

Legenda: 
Benefícios do jenipapo: suco de jenipapo

O jenipapo, jenibapa ou jenipá, é uma fruta conhecida no Brasil e, apesar de não ser tão comum nas prateleiras dos supermercados como a maçã ou a banana, de tempos em tempos ela está presente em hortifrutis.

Mas você sabe quais são os benefícios do jenipapo? Neste artigo vamos falar sobre as propriedades da fruta e quais são os benefícios do jenipapo para o nosso corpo. Antes, vamos falar um pouco sobre o jenipapo, como o sabor, características gerais e etc.

 

Sobre o jenipapo

O jenipapo, ou a Genipa americana como é chamado cientificamente, é originário do norte da América do Sul e é comum em regiões como a amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica e pantanal brasileiros, e do México até a Argentina. Ele é colhido semimaduro ou já maduro, entre os meses de setembro e dezembro, sendo esse o motivo da fruta não ser tão presente nas prateleiras dos supermercados.

Ele possui uma forma esférica e tem casca marrom, que com o tempo começa a ficar enrugada quando madura. Seu sabor é doce e ácido, com polpa macia que pode ser usada na fabricação de jenipapadas (doce de jenipapo), licor, vinagre e bebidas como vinhos, refrescos e entre outros. Além disso, ela pode se tornar polpa congelada, compotas ou doce cristalizado.

Outro motivo do jenipapo não ser tão comum em feiras e pontos de venda, é por ser uma fruta altamente perecível, que dependendo do momento da colheita e das condições em que é submetida, pode não passar de 48h.

Apesar de não ser cotidianamente consumido quando o fruto está verde, o jenipapo verde, ao entrar em contato com o oxigênio, adquire uma coloração azulada. Por isso, algumas pessoas usam a fruta verde como corante natural para as receitas, fazendo pratos azuis e chamativos.

 

Benefícios do jenipapo: poder antioxidante

Um dos benefícios do jenipapo é apresentar substâncias na sua composição que apresentam atividade antioxidante - e o que isso quer dizer? Substâncias como compostos fenólicos e a vitamina C apresentam propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele, combate de radicais livres e dar uma ajuda para o sistema imunológico.

Pelos antioxidantes combaterem o excesso de radicais livres, há o combate de doenças como diabetes e até mesmo doenças do coração. E é necessário dizer excesso pois precisamos de um equilíbrio entre antioxidantes e radicais livres, caso contrário, passamos por uma situação chamada estresse oxidativo.

Se o estresse oxidativo durar por muito tempo, pode passar a danificar nossas células, prejudicando nossas moléculas - incluindo o DNA.

 

Benefícios do jenipapo: vitaminas A e C

A fruta apresenta quantidades significativas de vitaminas A e C, o que significa que o jenipapo pode ajudar na saúde da pele, olhos, cabelo e ossos, além de ambas auxiliarem a defesa do nosso corpo. Enquanto a vitamina C atua como um antioxidante, prevenindo os danos causados nas nossas células e dando uma força para o sistema imunológico, a vitamina A atua na manutenção das células de defesa, além de participar da produção de glóbulos brancos (células que combatem agentes externos).

A fruta, por conter vitaminas e o poder antioxidante, pode ajudar no combate de doenças (como diabetes, doenças do coração e inflamatórias) e até mesmo no combate do câncer.

 

Benefícios do jenipapo: corante natural

Por incrível que pareça, o jenipapo pode ser um corante natural azul! Quando a fruta ainda está verde, uma de suas substâncias, a genipina, quando entra em contato com o oxigênio, passa a ter uma coloração azulada. Por isso, a fruta antes de estar madura pode se tornar um corante natural azul, dando cor diferenciada à doces, massas e entre outros pratos.

Claro, assim como toda fruta verde, o jenipapo verde não apresenta um sabor tão agradável e doce, por isso a sua maior utilidade antes de estar maduro é como corante.

Se você gosta de conteúdos como esse, explore o site do Que Bem que Faz e leia mais artigos com dicas de saúde e alimentação. Garantimos que existem diversos textos interessantes te esperando!


Perguntas frequentes

  • Pode comer jenipapo cru?

    Sim. O jenipapo é uma fruta que pode ser consumida crua, ou de outras formas também. Não há nenhum problema em comer a fruta - desde que você não tenha sensibilidade a alguma substância ou alergias.

  • De onde é o jenipapo?

    O jenipapo é originário da floresta amazônica, mas ele pode ser encontrado em outras regiões como estados com caatinga, mata atlântica, pantanal e cerrado do Brasil. Além disso, pode ser encontrado nas regiões do México até a Argentina.

  • Se escreve genipapo ou jenipapo?

    No português, escrevemos jenipapo com “j” apesar do nome científico ser Genipa americana. Em outras línguas, como o inglês, é comum encontrar a palavra grafada com “g”, em genipap.

  • Fonte:

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf

    https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATC-2010/21026/1/f-01.pdf

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6165415/#:~:text=In%20addition%2C%20genipap%20has%20been,belong%20to%20the%20iridoid%20class.

    https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/viewFile/11310/11753#:~:text=Conclus%C3%A3o%3A%20O%20jenipapo%20in%20natura,sol%C3%BAveis%20e%20alta%20atividade%20antioxidante.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas