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7 benefícios do jiló para provar que o fruto amargo pode deixar a vida doce

Legenda: 
Benefícios do jiló

Atire a primeira pedra quem nunca torceu o nariz quando chegou em algum lugar e descobriu que a refeição tinha jiló. A fama amarga do fruto repeliu muita gente... muita gente que não conhece os benefícios do jiló e as formas de preparar pratos deliciosos que amenizam o sabor amargo e fazem deste alimento uma ótima opção na culinária.

O benefício do jiló começa pelas poucas calorias que tem e o alto teor de água, na verdade mais de 90% de água. Já sabe o que isso significa, não é? Isso mesmo! Os benefícios do jiló para emagrecer estão bem aí, estampados nessa informação. Com poucas calorias, ele não te fará engordar e, com muita água, tem efeito diurético. Com isso, será mais fácil fazer xixi o suficiente para barrar a retenção de líquido e o inchaço provocado por esse problema.

Gostou de saber desse benefício do jiló para o organismo? Então, não sai daí. Vai rolando a barra para baixo e descobre que tem muitas outras vantagens em comer o fruto amargo, mas que deixa a vida doce, porque protege a saúde.

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Jiló, vitamina A para proteger os olhos

Cegueira noturna. Já ouviu falar? É um sério problema que atinge a visão, caso o organismo tenha deficiência de vitamina A. E está aí mais um benefício do jiló para a saúde. O alimento é rico desse nutriente, uma razão a mais para adotar uma rotina alimentar com a presença dele.

Sofrer com cegueira noturna, definitivamente, não é uma boa escolha para ninguém. Com essa condição, os olhos precisam fazer um esforço enorme para conseguir captar a luz e ainda assim não conseguem, ou seja, não será possível enxergar e o que resta será andar batendo nas paredes. Mas, como sabemos que não é isso que você quer, é só aproveitar os benefícios do jiló.

 

Complexo B para descomplicar a vida comendo jiló

Energia e disposição com certeza deixam a vida bem mais simples. É que quem vive assim consegue cumprir as tarefas diárias sem dificuldade e ainda tem um tempinho para praticar atividade física, que aliado a alimentação saudável vai fazer um bem enorme. E por que estamos falando nisso? Porque esse também é um benefício do jiló para nossa saúde.

A fonte de tudo isso são as vitaminas do complexo B, bem presentes no jiló. Da B1 até a B12, quem comer o fruto só vai ver vantagem. E vai ver bem já que estará com a saúde dos olhos muito boa. Também vai ter um apetite saudável e conseguir ter boa digestão para se sentir mais leve e bem disposto.

 

Vitamina C no jiló, mais que combate a gripe

Quando aparece a gripe ou o resfriado todo mundo corre para a laranja sem saber que nem só dessa fruta vive a vitamina C. O nutriente também faz parte dos benefícios do jiló para o organismo. E os alimentos ricos em vitamina C combatem as gripes e os resfriados e vão muito além disso.

Os alimentos são a única forma de obter esse nutriente já que o corpo não o produz. Por isso, é importante ir além das frutas cítricas e se apegar ao jiló também. E como bom antioxidante que é, a vitamina C combate doenças crônicas bem conhecidas como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. O envelhecimento precoce também é afastado da nossa vida.

 

Um jiló, muitos ossos e dentes fortes

Ossos fortes remetem a... cálcio. Esse mineral é o mais importante para combater o desgaste ósseo e evitar a osteoporose, doença muito frequente no processo natural de envelhecimento dos seres humanos, especialmente as mulheres.

E, apesar de falarmos do envelhecimento, consumir cálcio é importante desde a infância, porque o mineral ajuda a fortalecer e desenvolver o esqueleto e a dentição. Isso mesmo, quem quer ver os pequenos crescerem com dentes fortes, é bom ter alimentos com cálcio no cardápio e aí já aproveita para acostumá-los com o sabor do jiló.

A conclusão aqui é: os benefícios do jiló para saúde passam pelo desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e dentes e esse é mais um motivo para deixar de torcer o nariz para o alimento.

 

Depois dos ossos, os músculos

Os benefícios do jiló passam também pela união de que o fruto consegue promover entre o cálcio e o fósforo, outro mineral que ajuda a saúde dos ossos e se complementam porque também tem efeitos nos músculos.

O fósforo contido na lista de benefícios do jiló para o organismo é primordial na movimentação dos músculos e ainda atua reduzindo as dores musculares que surgem logo depois da prática de atividades físicas. E como também dá energia é um ótimo parceiro para a malhação.

 

Jiló e a pressão arterial

Derrames e doenças do coração, ninguém quer esses males fazendo parte da vida. Creiam, combater essas doenças é outro benefício do jiló. O fruto é rico em potássio, que controla a pressão arterial que, controlada, impede a ocorrência de derrames e males cardíacos.

 

Uso culinário do jiló

O jiló é um alimento para ser consumido ainda verde e não maduro, porque quanto mais maduro, maior o amargor. O melhor é que ele esteja cozido e pode ser saboreado à milanesa, que fica muito gostoso. Aliás, à milanesa e frito são duas formas de diminuir o gosto amargo do fruto. Mas ele também pode ser apresentado em saladas e farofas.

 

O que fazer para tirar o amargo do jiló?

Tem uma dica bem fácil para tirar o gosto amargo do jiló e deixar as receitas perfeitas. Você só precisa cortar o jiló em quatro partes e colocar de molho com água e sal por 15 a 20 minutos antes de preparar o prato do dia.

 

Receitas com jiló

Para provar que dá para aproveitar todos os benefícios do jiló sem se preocupar com o amargo do fruto, o Que bem que faz vai te dar três receitas simples para adicionar ao menu.

Almôndega com Jiló

Ingredientes

Modo de Preparo

- Misture todos os ingredientes e faça bolinhas. Leve ao forno para assar.

Fígado com jiló

Ingredientes

Modo de preparo

- Coloque o fígado cortado em iscas no leite misturado com o sal por 30 minutos;

-Escorra;

-Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola picada, o alho picado, o fígado e o jiló picado;

-Acrescente a água e o louro e cozinhe por 20 minutos.

Jiló frito

Ingredientes

Modo de preparo

- Misture o vinagre com 500 ml de água;

- Deixe o jiló fatiado de molho por pelo menos meia hora;

- Escorra o jiló e enxugue bem;

- Misture bem com o amido esfregando bem as fatias;

- Aqueça a gordura e frite o jiló dos dois lados até ficar dourado;

- Salpique sal e sirva em seguida.


Perguntas frequentes

  • 1. Como comprar o melhor jiló?

    Fique atento na hora de comprar o jiló. Ele deve estar firme e com a superfície mais clara ou escura. O formato vai variar de acordo com o tipo jiló.

  • 2. Como armazenar jiló?

    Deixe o jiló na geladeira, nas prateleiras mais baixas, em sacos plásticos, por uma semana no máximo, pois se ele for consumido maduro o sabor amargo será mais forte.

  • 3. Como tirar o amargo do jiló?

    Corte o jiló em quatro partes e coloque de molho com água e sal por 15 a 20 minutos antes de preparar o prato do dia.

  • 4. Quais os benefícios do jiló?

    Jiló é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, fósforo e potássio. O fruto também tem poucas calorias e muita água e, por isso, o emagrecimento está entre os benefícios do jiló que atua, ainda, na saúde dos olhos, do coração, dos ossos, dos dentes, dos músculos, controla a pressão arterial, ajuda a prevenir diabetes e câncer.

     

Referências

https://www.infoescola.com/plantas/jilo/ https://www.scielo.br/j/brag/a/NxCk7vsFM5q65PpPbnhyQJz/?lang=pt https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf https://www.healthline.com/nutrition/vitamin-a-benefits#TOC_TITLE_HDR_2 https://qbemqfaz.com.br/saude/vitaminas-complexo-b https://www.webmd.com/diet/features/the-benefits-of-vitamin-c#1 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf https://abcd.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Manual-de-Nutri%C3%A7%C3%A3o-Dieta-e-DII.pdf https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/alimentos-com-fosforo https://www.clinicacde.com.br/blog/608/importancia-potassio/#:~:text=O%20pot%C3%A1ssio%20%C3%A9%20necess%C3%A1rio%20para,sintetizar%20prote%C3%ADnas%20e%20metabolizar%20carboidratos. https://www.youtube.com/watch?v=SoSDC1HBI0Y&t=43s

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas