Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça os benefícios do Kiwi!

Legenda: 
Kiwi

Uma fruta que une o cítrico e o doce, o kiwi é rico em vitaminas, minerais e fibras. O kiwi tem também um baixo teor de açúcares, sendo considerada uma fruta muito saudável. Conheça mais sobre os benefícios do kiwi!

 

Benefícios do kiwi: Bom para o estômago

Por ser um alimento rico em fibras e líquidos, o kiwi é uma boa opção para aqueles que sofrem com a prisão de ventre. Ele ajuda a regular os movimentos intestinais, lubrificando a mucosa do intestino e facilitando o processo de ir ao banheiro para aqueles com dificuldades. De acordo com um estudo feito no Reino Unido em 2019, pessoas saudáveis que comem kiwi com frequência vão ao banheiro mais vezes e suas fezes são mais macias do que aqueles que não comem, indicando que o kiwi pode ser uma boa alternativa natural para os laxantes.

 

Benefícios do kiwi: Pele saudável

Uma das principais vitaminas presentes no kiwi, a vitamina C contribui para a produção de colágeno, um dos elementos essenciais para a manter a pele firme, saudável e bonita. Além disso, a vitamina C ajuda no processo de cicatrização e diminuição de quelóides. O kiwi oferece ainda a conhecida vitamina E, que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol, prevenindo o envelhecimento precoce.

 

Benefícios do kiwi: Coração e imunidade

Outra propriedade importante da vitamina C é a melhora da imunidade. Ela auxilia na produção de glóbulos brancos e mantém seu corpo forte e seguro contra vírus, bactérias e infecções. Além disso, o kiwi também contém potássio e antioxidantes, que são benéficos e ajudam na saúde do coração.

O potássio relaxa os vasos sanguíneos, o que ajuda a controlar a pressão arterial e diminui o risco de doenças cardiovasculares. Já os antioxidantes previnem a oxidação das células – um processo que pode causar diversas doenças do coração. O teor de fibra presente no kiwi também é um fator crucial para a boa saúde do coração, afinal, aqueles que consomem mais fibras também tendem a ter menos colesterol “ruim”.

 

Benefícios do kiwi: Bom para inflamações

Encontrada no kiwi, abacaxi e no mamão papaya, a bromelina é uma enzima que auxilia a quebrar as células de proteína e a combater inflamações. Quando liberada na corrente sanguínea, a bromelina quebra os processos inflamatórios, ajudando a curar o organismo. A vitamina C também é uma aliada nesse processo, já que com sua ação antioxidante ela combate os radicais livres que estão causando a inflamação.

 

Benefícios do kiwi: Saboroso

Outra qualidade importante, dentre os muitos benefícios do kiwi, é que ele é saboroso, fácil de comer e de ser incorporado às receitas. Conheça a seguir algumas receitas com kiwi:

1. Kiwi Surpresa: perfeita para os dias quentes, essa receita consiste em uma calda de kiwi com melão acompanhada de sorvete.
2. Pavlova: essa receita, cujo nome é inspirado na bailarina russa Anna Pavlova, é feita com merengue acompanhado de recheio e um mix de frutas que inclui morangos, kiwi e maracujá.
3. Taça Colorida de Frutas: uma saborosa taça com morango, tangerina, kiwi e iogurte.
4. Tortinha Rápida de Chandelle Chocolate ao Leite e Frutas: aos amantes de doces, essa é a receita ideal. Uma tortinha de biscoitos acompanhada de Chandelle chocolate ao leite e muitas frutas!
5. Carpaccio de Frutas com Calda de Chocolate: o tradicional prato italiano, reinventado com frutas como manga, kiwi, abacaxi e morango.
6. Smoothie de Iogurte, Kiwi, Banana e Gengibre: uma boa pedida para tomar de manhã, esse smoothie é feito com kiwi, banana e gengibre.
7. Torta de Amêndoas com Frutas Sem Glúten: a massa dessa torta feita com amêndoas e farinha de quinoa fica ainda mais saborosa com o recheio de kiwi, manga, uva e morangos.
8. Tartar de Frutas e Moça de Colher: super fácil de fazer, esse tartar só leva cinco ingredientes: banana, manga, kiwi, creme de leite e hortelã.
9. Canapés de Frutas Aromatizadas com Crocante de Nesfit e Pistache: canapés reinventados com manga, kiwi e um delicioso crocante docinho e saudável para complementar.
10. Pavê de Panetone e Frutas: esse pavê diferente leva panetone, kiwi, manga e figos.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios do kiwi e saborosas receitas para incorporá-lo na dieta, basta se aventurar na cozinha e experimentar mais variações dessa deliciosa e nutritiva fruta!


Perguntas frequentes

  • Como se deve comer kiwi?

    É possível comer o kiwi com casca, ou ainda cortar ao meio e comer o seu interior com uma colher.

  • Como escolher kiwi?

    Analise se o kiwi não possui machucados ou rachaduras. Ao pressionar o kiwi com o polegar, ele deve estar levemente macio. Muito macio pode significar que ele amadureceu demais, enquanto que duro significa que o kiwi ainda está verde.

     

Fontes

https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-kiwi-fruit https://www.webmd.com/diet/health-benefits-kiwi https://www.healthifyme.com/blog/kiwi-fruit-benefits/ https://www.healthline.com/nutrition/kiwi-benefits https://www.medicalnewstoday.com/articles/271232 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6590324/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas