Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do limão: você sabe quais são?

Legenda: 
Benefícios do limão

O limão, assim como a laranja, costuma ser uma das primeiras frutas que passa pela cabeça de quem está resfriado ou gripado. Mas será que isso funciona mesmo?

A verdade é que os benefícios do limão existem e podem ir além de ajudar você a sarar da gripe. Para conhecer mais sobre eles, é só vir com a gente.

 

Benefícios do limão: saúde do coração

O limão é uma ótima fonte de vitamina C, que ajuda na saúde do coração reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação. Essa ação diminui o risco de doenças do coração e AVC.

Outros componentes encontrados no limão, como a hesperidina e a diosmina, estão sendo estudados por sua possível ação na redução dos níveis de colesterol – outro benefício do limão relacionado com a saúde do coração.

 

Benefícios do limão: trânsito intestinal

Pela presença de uma quantidade significativa de fibras alimentares, o limão ajuda no trânsito intestinal, ou seja, ajuda você a ir ao banheiro sem perrengues. Por isso, muitos acreditam que a fruta contribui com o emagrecimento, o que não é bem verdade.

Com certeza as fibras estão entre os benefícios do limão, porque dão sensação de saciedade e evitam que a gente coma demais. Mas como sabemos, nenhum alimento faz milagre, e o emagrecimento saudável é o resultado de uma alimentação equilibrada, de exercícios físicos, de boas noites de sono e outros fatores.

 

Benefícios do limão: prevenção de pedras no rim

Os cálculos renais, ou as famosas pedras no rim, são resíduos da urina que acabam se cristalizando e virando pedrinhas. Um dos benefícios do limão é ter em sua composição o ácido cítrico, que pode ajudar a prevenir pedras nos rins pelo aumento da quantidade de urina (quanto mais líquido, menos cristais) e porque uma parte do ácido cítrico se liga ao cálcio, o que também impede os cristais de se formarem.

 

Benefícios do limão: auxílio contra a anemia

A anemia é uma doença ligada à deficiência de ferro e seu principal sintoma é a fraqueza. Com uma quantidade baixa de ferro, as células do sangue passam a ter dificuldade no transporte de gases (sendo que um deles é o vital oxigênio), ocasionando fraqueza e fadiga.

Apesar de não ser rico em ferro, um dos benefícios do limão é aumentar a absorção desse mineral. Por esse motivo, o limão pode ajudar bastante quem sofre com anemia.

Lembramos ainda que é importante se consultar com um especialista e ter um acompanhamento médico adequado caso esteja com anemia ou suspeita.

 

Benefícios do limão: antioxidante

Alguns componentes do limão (como a vitamina C) trabalham como antioxidantes no nosso organismo, o que é extremamente benéfico para o corpo. Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, retardando o envelhecimento da pele e diminuindo o estresse oxidativo.

Além disso, os antioxidantes podem dar muito suporte ao sistema imunológico, pois podem combater danos causados nas células pelo processo oxidativo ocasionado pelos radicais livres.

 

Benefícios do limão: vitaminas e minerais

O limão taiti, o mais comum nos mercados brasileiros, é fonte de vitaminas como A, B1, B2, B5 e C, além de minerais como sódio, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Esses nutrientes cumprem funções como:

Viu como são muitos os benefícios do limão? Para conhecer os benefícios de outros alimentos e receber dicas de saúde, alimentação e bem-estar, é só acompanhar Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Posso consumir limão todos os dias?

    Desde que não seja em quantidades exageradas, não há problema em consumir o suco do limão diariamente.

  • Tomar água com limão emagrece?

    Não há estudos que comprovem que água com limão elimine gordura, por isso não é possível dizer que água com limão emagrece. Contudo, o limão pode ser uma fruta muito útil para regular o intestino.

Fontes

https://jornal.usp.br/atualidades/tomar-agua-com-limao-pela-manha-emagrece-mito-ou-verdade/ https://www.healthline.com/nutrition/6-lemon-health-benefits#TOC_TITLE_HDR_5 https://ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/conheca-os-beneficios-do-limao-taiti-o-produto-da-semana-63/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas