Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do manjericão: para que serve e receitas

Legenda: 
Benefícios do manjericão

O manjericão é conhecido por seu aroma marcante e seu sabor único. A erva costuma ser utilizada como ingrediente para finalizar massas acompanhadas de molho vermelho. Mas, além do sabor agradável que proporciona aos pratos, o manjericão possui diversos componentes que fazem bem para a saúde. Quer saber quais são? Então, vem com a gente conferir os benefícios do manjericão para a sua saúde. Durante a leitura você vai entender como essa erva pode fazer bem para o seu organismo e de quebra aprender algumas receitas deliciosas!

 

De onde vem o manjericão?

Não se sabe ao certo onde surgiu o manjericão, mas é provável que tenha sido na região do Oriente Médio e/ou Índia. Para essas civilizações mais antigas, o manjericão é mais do que um ingrediente saboroso: ele faz parte de uma cultura religiosa composta por diversos alimentos com poderes medicinais, como a flor de lótus, as folhas de bananeira, o gengibre, entre tantos outros ingredientes. Os benefícios do manjericão se popularizaram no ocidente depois do sabor da erva. Em diversos países, a folha costuma ser utilizada para compor molhos e receitas salgadas – especialmente as deliciosas massas italianas, geralmente acompanhadas de molho vermelho e um bom fio de azeite. Aqui no Brasil, a erva se popularizou por influência dos imigrantes – mas, ainda hoje, os benefícios do manjericão são desconhecidos por muitas pessoas. Por isso, nós preparamos algumas informações que vão te fazer amar essa folhinha ainda mais! Você vai descobrir que, além de valorizar o seu prato, os benefícios do manjericão também são capazes de melhorar a sua saúde!

 

Benefícios do manjericão

Nada melhor do que unir sabor e nutrição em um mesmo ingrediente. Para isso, o manjericão é uma ótima pedida, pois além de cair bem em pratos salgados e bebidas, ele também faz muito bem para a saúde! Conheça abaixo alguns dos benefícios do manjericão:

1. Benefício do manjericão: melhora a qualidade do sono

Não ter uma boa rotina de sono pode impactar negativamente todas as áreas da vida. Uma noite mal dormida pode fazer você começar seu dia com o pé esquerdo – afinal, o raciocínio lógico fica mais lento, o mau-humor pode aparecer e até algumas funções do organismo, como o metabolismo, ficam prejudicadas. A boa notícia para quem sofre de insônia é que os benefícios do manjericão podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Isso porque o chá feito a partir da erva possui propriedades – como o geraniol e o linalol – que atuam no sistema nervoso, produzindo uma sensação de relaxamento que ajuda a induzir o sono.

2. Benefício do manjericão: tem propriedades analgésicas suaves

Muita gente não sabe, mas muitos medicamentos são produzidos a partir de componentes presentes nas ervas – um bom exemplo disso são os analgésicos. As propriedades anti-inflamatórias presentes no manjericão são capazes de ajudar a aliviar enxaquecas, dores de cabeça e tensões musculares. Para obter esse benefício do manjericão você pode mastigar as folhinhas, fazer chá ou aplicar o óleo essencial diretamente no corpo. Mas esteja atento! Antes de substituir a sua aspirina pelo manjericão, lembre-se que nos medicamentos os compostos anti-inflamatórios são mais concentrados e mais eficazes. Por isso, na dúvida, consulte um médico.

3. Benefício do manjericão: alivia os sintomas de gripes e resfriados

Os benefícios do manjericão também se estendem ao combate aos sintomas de gripes e resfriados. Uma das queixas mais frequentes de quem está gripado é a dificuldade para respirar; para aliviar esse sintoma incômodo, consumir uma xícara de chá de manjericão pode ser uma ótima pedida, visto que a erva é rica em óleos essenciais e antioxidantes que ajudam a aliviar os brônquios e facilitam a respiração.

4. Benefício do manjericão: melhora a digestão

Incluir o manjericão nas receitas ou tomar uma xícara do chá feito com a erva logo após a refeição é uma boa maneira de melhorar a digestão. Isso porque o manjericão possui componentes calmantes e anti-inflamatórios capazes de facilitar a digestão dos alimentos. Além disso, os benefícios do manjericão ajudam a evitar que aqueles gases incômodos se formem no sistema digestivo, visto que o alimento contém propriedades carminativas.

5. Benefício do manjericão: contribui para o fortalecimento da imunidade

A vitamina C é um dos componentes essenciais para manter as defesas do corpo em dia. A boa notícia para você que deseja aumentar a imunidade é que o manjericão é rico nesse componente! A vitamina C ajuda a aumentar a produção de anticorpos, auxiliando o organismo a se defender contra possíveis invasores. Além disso, outras vitaminas compõem a lista de benefícios do manjericão, como as vitaminas A, B1, B2 e B3.

 

Receitas com manjericão

Para dar uma variada no cardápio sempre mantendo os benefícios do manjericão, dê uma olhadinha nessa lista deliciosa:

Molho Pesto: ele não poderia ficar de fora dessa lista! O molho pesto é um dos mais saborosos e mais tradicionais molhos da culinária italiana. Ele é feito com folhas de manjericão, alho, nozes trituradas e queijo pecorino. É superfácil de fazer e fica uma delícia como acompanhamento para massas!

Arroz na Manteiga Verde: uma boa forma de garantir os benefícios do manjericão na sua rotina de alimentação é incluir o ingrediente no preparo do seu arroz de cada dia. Nessa versão, o arroz é preparado na manteiga, com um mix delicioso de ervas. Vale a pena experimentar!

Ciabatta com Legumes ao Pesto: esse lanche é uma boa alternativa de refeição rápida e deliciosa para comer no trabalho ou faculdade. O melhor é que os benefícios do manjericão são incrementados com todo o sabor e nutrição que a berinjela, a abobrinha e a ricota podem oferecer.

Caçarola de Hortaliças e Ovos com Crocante de Ervas: essa receita de caçarola de hortaliças é uma ótima alternativa para unir os benefícios do manjericão com os de outros ingredientes muito saborosos, como o brócolis, a vagem e a couve-flor.

Como você viu, o manjericão faz muito bem para a saúde e ainda pode ser utilizado em várias receitas deliciosas! Se você quiser conhecer os benefícios de outros alimentos e descobrir mais informações sobre saúde e bem-estar, não deixe de visitar as outras publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas Frequentes

  • Pode comer manjericão cru?

    Sim! As folhas frescas de manjericão não fazem mal à saúde; pelo contrário, são ótimas para a digestão e ajudam no funcionamento do estômago. Por isso, ao utilizar o manjericão nas suas receitas, prefira incluir as folhas na finalização, assim elas conservam melhor seu valor nutricional.

    Há alguma contraindicação para o consumo do chá de manjericão?

    O chá de manjericão não é recomendado para mulheres grávidas, pois pode provocar contrações no útero que podem ser perigosas para a gestação.

    Pode tomar chá de manjericão antes de dormir?

    Sim! O manjericão possui propriedades relaxantes que ajudam a induzir o sono. Por isso, se você tem problemas para dormir, tomar uma xícara de chá antes de ir para a cama pode ser uma boa pedida.

     

Fontes

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4766851/ https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20409 https://www.scielo.br/j/rbpm/a/4fvBZWm4x4tcq6CFrbyTpgL/?lang=pt https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/99946

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas