Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do mel: propriedades e funções do mel

Legenda: 
Benefícios do mel

O mel é um produto natural que pode ser usado como adoçante, por ser rico em glicose, frutose, sacarose e maltose. Ele ainda possui ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas e flavonoides (compostos presentes nos seres do reino vegetal que atuam no nosso corpo combatendo doenças, muitas vezes atuando como antioxidantes).

Por ser um produto natural tão rico, muito se discute acerca dos benefícios do mel e como ele pode ajudar nossa saúde no cotidiano. E aqui você descobre um pouco mais sobre os benefícios do mel! O Que Bem Que Faz vai te contar tudo o que você precisa saber sobre esse adoçante natural – vem com a gente!

 

Mel: o que é?

As abelhas são insetos polinizantes: vão até as flores para coletar o néctar e, nesse processo de coleta, acabam polinizando-as. O néctar é guardado em uma bolsa no corpo das abelhas, para ser transportado até a colméia e lá transformado em mel.

O sabor, a cor e as propriedades do mel dependem de diversos fatores – como o solo, a espécie da abelha, as fontes vegetais (ou seja, de que flor o néctar foi coletado), o estado de maturação, o clima, entre outros.

Geralmente, o mel vendido em supermercados tem substâncias adicionadas, como açúcares comerciais, produtos provenientes da cana e do milho. O mel pode ser classificado de três formas diferentes dentro das normas impostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

1. Mel floral: mel proveniente do néctar das flores.

2. Mel de melato: produto proveniente de secreções de partes vivas das plantas ou substâncias excretadas por insetos.

Quanto mais escura for a cor do mel, maior a concentração de sais minerais.

O mel também apresenta bioativos como ácidos gálicos e quercetina, com características antioxidantes. Os antioxidantes são importantes para restaurar o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento da pele e o estresse oxidativo (desequilíbrio entre a quantidade de antioxidantes e radicais livres).

De longe, a presença de bioativos com propriedades antioxidantes é um dos benefícios do mel.

Tipos de mel

Há diversos tipos de mel por conta da origem vegetal, mas aqui citaremos apenas alguns:

 

Benefícios do mel: efeito terapêutico

Como dito anteriormente, o mel é repleto de antioxidantes, anti-inflamatórios e antimicrobianos, o que ajuda na prevenção de uma série de doenças e auxilia na recuperação mais rápida de resfriados, gripes e outros incômodos. Pesquisas apontam que o consumo de mel ajuda na tosse irritativa aguda – ou seja, o mel pode apresentar um efeito terapêutico sobre o muco e a tosse, ajudando a reduzir ambos. Ele ainda pode atuar contra dores de garganta, já que tem propriedades anti-inflamatórias.

Os benefícios do mel ainda incluem o combate a fungos e bactérias no corpo, podendo ajudar a evitar infecções; auxilia na diminuição da pressão arterial, prevenindo doenças cardíacas; e ajuda no fluxo sanguíneo, por conter antioxidantes.

Você pode adicionar de uma a duas colheres de mel no chá, nas saladas de frutas ou em outras ocasiões, em substituição do açúcar. Mas é importante dizer que, assim como o açúcar, não se pode exagerar no consumo do mel, apesar de ser um produto majoritariamente natural.


Perguntas frequentes

  • Há benefícios em tomar mel todos os dias?

    O mel pode ser um grande aliado da saúde, pois o consumo moderado deste produto pode ajudar no combate de agentes externos, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na saúde do coração.

  • Mel pode substituir o açúcar?

    Sim, o mel é um ótimo substituto do açúcar, podendo ser incluído em bebidas e outras receitas.

    https://www.udesc.br/arquivos/ceo/id_cpmenu/1043/caderno_udesc_047_15197416503848_1043.pdf

    https://www.epagri.sc.gov.br/index.php/2020/06/09/mel-e-grande-aliado-para-melhorar-a-saude-veja-aqui-algumas-receitas/

    https://pressreleases.scielo.org/blog/2018/05/17/qual-o-efeito-terapeutico-do-mel-na-tosse/#.Ye7cD_5Kjrd

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas