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As vantagens de incluir melão na sua dieta

Legenda: 
Benefícios do melão

O melão é um fruto que pode ser encontrado em diversos formatos e cores no mercado, mas independente da variação traz por si só inúmeros nutrientes ótimos para a saúde do corpo. Frutos como o melão podem ajudar a prevenir doenças e ajustar algumas funções do nosso organismo.

Geralmente, o melão está incluso na lista de primeiros alimentos oferecidos aos bebês logo após os seis primeiros meses, por conta de sua textura macia, seu sabor levemente adocicado e as diversas propriedades nutricionais. A seguir, vamos apresentar alguns dos benefícios do melão e também uma lista com 10 receitas deliciosas para incluí-lo em sua rotina alimentar.

 

Tipos de melão

No Brasil, há alguns tipos de melões mais comuns que outros. É comum encontrar o melão de casca amarela, outros com casca marrom-clara e alguns marrons com polpa laranja ou verde. De maneira geral, eles são categorizados entre inodoros ou aromáticos. A seguir, te mostramos as principais diferenças entre esses tipos de melões.

Melões amarelos: Ele não tem muito cheiro e é popularmente conhecido como melão espanhol. O formato redondo ovalado, com casca lisa e amarela, é bem reconhecível e a polpa geralmente é branca. É o tipo mais cultivado no Brasil e geralmente sua polpa não é tão doce, mas se tornou popular por resistir por mais tempo após a colheita em um país de clima quente e úmido como o Brasil.

Cantaloupe: Esse aqui já chama a atenção na hora em que é cortado ao meio, já que pertence à categoria dos melões aromáticos. Mais sensível, ele não resiste tanto à temperatura ambiente, precisando ser conservado na geladeira para durar mais tempo. Sua casca marrom-clara tem um desenho que lembra uma renda e o “verso” da casca é esverdeado. A polpa é laranja, portanto, rica em betacaroteno, que se converte em vitamina A.

Charentais: Originário da França, este é outro melão bem aromático. Sua aparência externa pode ajudar a confundi-lo com algumas abóboras, por possuir aqueles “vincos” que dividem o melão verticalmente em espécies de “gomos”, também conhecido como casca reticulada ou costelada. A cor da polpa é salmão, mas geralmente um pouco menos alaranjada que o cantaloupe.

Honeydew: É da classe de melões almiscarados, com polpa verde-clara e bem adocicada. A casca, no entanto, é branco com tons amarelos. Embora seu maior apelo possa ser seu sabor, o melão honeydew também é nutritivo e pode fornecer vários benefícios.

Orange: pertence ao grupo dos aromáticos, é redondo, de casca lisa e cor creme, com polpa laranja-escura ou creme-esverdeada. Exige manuseio cuidadoso.

Pele de sapo: pertence ao grupo dos inodoros. Recebeu esse nome pela coloração de sua casca: verde-clara com manchas verde-escuras, levemente enrugada e dura, com polpa creme-esverdeada. Dentre os melões comercializados, é o tipo de maior tamanho.

 

Benefícios do melão

Rico em nutrientes

O perfil diversificado de nutrientes do melão é sem dúvida seu ativo mais valioso. De fato, os vários nutrientes e compostos vegetais podem ser responsáveis por seus muitos benefícios potenciais à saúde. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 100 gramas de melão cru podem contar 29 calorias, o que torna o alimento ideal para dietas mais restritivas.

Dentre os principais nutrientes encontrados em 100 gramas de melão, estão as fibras, minerais como manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, além de uma quantidade considerável de vitamina C (8,7 mg, quase 20% da quantidade diária recomendada de consumo).

Tanto a fruta quanto suas sementes são ricas em elementos com capacidade antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento das células. Os melões com polpa alaranjada também são ricos em betacaroteno, que se transforma em vitamina A, ótimo nutriente para a saúde da pele e da visão.

Pode reduzir a pressão arterial

Em geral, uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um risco reduzido de pressão alta e doenças cardíacas, especialmente aqueles frutos que são ricos em potássio e com baixo teor de sódio. O melão atende a esses requisitos, já que 100 gramas podem conter até 216 mg de potássio e apenas 11 mg de sódio.

Portanto, caso você tenha quadro de hipertensão na família, o ideal é consumir regularmente melões in natura ou em formato de suco, já que ele pode influenciar positivamente na manutenção de uma pressão arterial aceitável.

É bom para a saúde dos ossos

Alguns dos nutrientes essenciais para manter os ossos fortes estão presentes no melão, como folato, vitamina K e magnésio. O folato é essencial para a quebra da homocisteína, pois níveis elevados deste aminoácido podem reduzir a densidade mineral óssea com o passar do tempo.

Já a vitamina K estimula a produção da osteocalcina, uma proteína importante para a formação da estrutura óssea. O melão é rico em vitamina K, assim como em magnésio, que fortalece as células responsáveis ​​pela construção e degradação do tecido ósseo necessitam de magnésio para funcionar adequadamente.

Deixa sua pele saudável

Comer melão pode ser de grande ajuda para manter a pele saudável, com viço e brilho natural. A responsável por isso é a alta concentração de vitamina C na fruta, como comentado anteriormente. O nutriente incentiva a produção adequada de colágeno, uma importante proteína que protege e repara o tecido epitelial. Além disso, como a vitamina C é um poderoso antioxidante, que serve para proteger a pele dos danos causados pelo Sol.

Ajuda na digestão

Por ser uma fonte rica de fibras, o melão ajuda a retardar a resposta do açúcar no sangue e promove a regularidade intestinal e o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Existem outros frutos com maior concentração de frutas, mas alguns distúrbios digestivos podem acabar não aceitando muito bem elas por conta dessa presença mais destacada, portanto o melão é o fruto ideal para ir acostumando seu corpo a entrar em contato com outras fibras dietéticas novamente.

Ajuda a manter a visão saudável

O melão contém dois potentes antioxidantes: luteína e zeaxantina. Esses compostos são bem conhecidos por apoiar a saúde ocular e prevenir o desenvolvimento de perda de visão relacionada à idade. Comer regularmente alimentos que contêm esses antioxidantes, como é o caso do melão, pode estender o “prazo de validade” de sua visão e trazer mais qualidade de vida na velhice.

Confira a seguir as deliciosas receitas que levam melão. Todas elas foram extraídas do site Receitas Nestlé, que possui cerca de 4 mil dicas de pratos deliciosos com os mais diversos tipos de ingredientes.

1. Melão com Creme de Pêssego Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata o NESTLÉ Creme de Leite, o pêssego, a calda e o açúcar.
2. Coloque o melão em cubos em um recipiente fundo e cubra com o creme de pêssegos.
3. Leve para gelar e polvilhe com a hortelã picada antes de servir.

2. Papinha bicolor de melão e kiwi Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela, coloque o melão e a água e cozinhe até ficar macio.
2. Em um recipiente, amasse bem o melão e acrescente o MUCILON.
3. Em um potinho, coloque a papinha de melão e coloque o kiwi por cima. Sirva.

3. Vitamina de Melão com Chá Verde Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador bata bem todos os ingredientes. Sirva gelado.

4. Taça Nesfit Refrescante Ingredientes

Modo de preparo

1. Coloque o abacaxi em um saco plástico próprio para alimentos e leve ao freezer até que esteja congelado (cerca de 1 hora).
2. Em um liquidificador bata o melão e o abacaxi congelado até ficar homogêneo.
3. Adicione o Iogurte NESTLÉ, a hortelã e bata rapidamente, para incorporar.
4. Coloque em uma taça ou copinho de servir e polvilhe as nozes e o Cereal NESFIT triturado grosseiramente. Sirva a seguir.

5. Salada de Rúcula Ingredientes Molho

Crocante

Montagem

Modo de preparo Molho

1. Em um recipiente, misture o suco de laranja, o azeite, o gengibre ralado, a mostarda e o MAGGI MEU SEGREDO. Reserve.

Crocante

2. Em uma frigideira antiaderente, coloque as sementes do melão e o sal.
3. Deixe dourar, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos, até ficar crocante. Reserve.

Montagem

4. Em um recipiente, coloque as folhas de rúcula, o melão e as sementes do melão. Sirva com o molho reservado.

6. Salada de Frango com Melão e Lima da Pérsia Ingredientes Molho

Salada

Modo de preparo Molho

1. Em um recipiente, misture o Iogurte NESTLÉ Natural Integral, o mel, o suco de lima da Pérsia, o manjericão e o sal. Reserve.

Salada

2. Em um prato de servir, disponha a alface o frango, os cubos de melão e os gomos de lima da Pérsia.
3. Regue com o Molho de Iogurte reservado. Acrescente as lascas de parmesão e sirva a seguir.

7. Torradinhas com Peito de Peru, Melão e Rúcula Ingredientes

Modo de preparo

1. Passe o alho em um dos lados das fatias de pão.
2. Em uma frigideira, grelhe as fatias de pão com o azeite até que ambos os lados estejam dourados. Reserve.
3. Em um recipiente misture o Requeijão NESTLÉ e as raspas de limão.
4. Distribua essa mistura sobre os pães (do lado temperado com o alho), acrescente o peito de peru, o melão e as folhas de rúcula e sirva.

8. Salada de Frutas na Casquinha Integral (Fortaleza de Frutas) Ingredientes Casquinha Integral

Salada de Frutas

Modo de preparo Casquinha Integral

1. Em um recipiente, misture a manteiga, o Leite NINHO e o açúcar mascavo.
2. Acrescente a farinha de trigo misturada com a farinha de trigo integral aos poucos até obter uma massa homogênea.
3. Com a massa, forre o fundo e as laterais de forminhas para empada (5 cm de diâmetro), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo.
4. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos. Deixe esfriar, desenforme e reserve.

Salada de Frutas

5. Em um recipiente, misture todas as frutas.
6. No momento de servir, distribua as frutas nas casquinhas reservadas.
7. Acrescente o CHAMBINHO e sirva a seguir.

9. Refresco Meluva Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata os ingredientes e sirva.

10. Mini Tender Especial Ingredientes Tender

Arroz de Forno

Modo de preparo

Tender

1. Dissolva o mel na água de coco e faça cortes superficiais na diagonal do tender formando losangos e espete um cravo em cada cruzamento. Cubra o tender com a calda e leve ao forno coberto com o papel alumínio por 40 minutos.
2. Retire do forno passe para uma travessa decore com as frutas e sirva.

Arroz de Forno

3. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue bem o arroz. Adicione a água fervente, o MAGGI Fondor, o tomate seco e a salsinha.
4. Misture bem e cozinhe em fogo baixo, com a panela semitampada, até que o arroz comece a secar. Reserve.
5. Em outra panela, coloque a manteiga e doure a cebola. Polvilhe a farinha de trigo e despeje o Leite NINHO aos poucos, mexendo bem, até obter um creme homogêneo.
6. Acrescente o Requeijão NESTLÉ e o MAGGI Fondor e retire do fogo.Em uma forma refratária grande (22 x 35 cm), faça uma camada de arroz e por cima, coloque o creme de Requeijão.
7. Coloque o restante do arroz, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Sirva a seguir.

11. Taça Nesfit Refrescante Ingredientes

Modo de preparo

1. Coloque o abacaxi em um saco plástico próprio para alimentos e leve ao freezer até que esteja congelado (cerca de 1 hora).
2. Em um liquidificador bata o melão e o abacaxi congelado até ficar homogêneo.
3. Adicione o Iogurte NESTLÉ, a hortelã e bata rapidamente, para incorporar.
4. Coloque em uma taça ou copinho de servir e polvilhe as nozes e o Cereal NESFIT triturado grosseiramente. Sirva a seguir.

12. Creme de Frutas com Sorvete e Crocante de Amendoim Ingredientes

Crocante de Amendoim

Creme de Frutas

Modo de preparo

Crocante de Amendoim

1. Em uma panela, derreta o açúcar até formar um caramelo claro.
2. Acrescente a manteiga, o amendoim, misture bem e despeje sobre uma superfície (ou um recipiente refratário) untada com manteiga.
3. Deixe esfriar, solte a placa, coloque em um saquinho próprio para alimentos e triture grosseiramente, com o auxílio de um rolo. Reserve.

Creme de Frutas

4. Em um liquidificador bata a manga e o melão até formar um creme homogêneo.
5. Porcione em pequenos recipientes e sirva com 1 bola de Sorvete Nestlé e o Crocante de Amendoim.

Gostou dessas dicas? Pois então vá até o site Receitas Nestlé e encontre muitas outras receitas saborosas. Tem de todos os tipos, sabores e níveis de habilidade, das mais fáceis até as mais elaboradas.


Perguntas Frequentes

  • Quais são os principais tipos de melão? No Brasil, há alguns tipos de melões mais comuns que outros. É comum encontrar o melão de casca amarela, outros com casca marrom-clara e alguns marrons com polpa laranja ou verde. De maneira geral, eles são categorizados entre inodoros ou aromáticos. Alguns dos tipos disponíveis nos mercados nacionais são o melão amarelo, cantaloupe (também conhecido como melão japonês ou melão net), charentais, honeydew, dentre outros.

    Quais os nutrientes encontrados no melão? Dentre os principais nutrientes encontrados no melão estão as fibras, minerais como manganês, potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, além de uma quantidade considerável de vitamina C. Tanto a fruta quanto suas sementes são ricas em elementos com capacidade antioxidante, o que ajuda a retardar o envelhecimento das células. Os melões com polpa alaranjada também são ricos em betacaroteno, que se transforma em vitamina A, ótimo nutriente para a saúde da pele e da visão.

  • Comer melão pode trazer benefícios à minha saúde? Sim! Alguns dos benefícios do melão mais conhecidos são sua capacidade de regular a pressão arterial, a melhoria na saúde da visão, da pele e dos ossos. A presença moderada de fibras também pode ajudar pessoas com distúrbios digestivos a se acostumarem novamente com as fibras dietéticas, melhorando assim a capacidade do nosso corpo de absorver melhor os nutrientes através da digestão dos alimentos.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/honeydew#TOC_TITLE_HDR_5 https://www.healthline.com/health/diabetes/bitter-melon-and-diabetes https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/tipos-e-variedades-de-melao https://www.healthline.com/nutrition/honeydew-vs-cantaloupe https://www.healthline.com/health/food-nutrition/benefits-of-cantaloupe

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas