Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

7 benefícios do pepino para ficar bonito e saudável

Legenda: 
Benefícios do pepino

Sem dúvida, em algum momento da sua vida você já viu alguém, especialmente mulheres, colocando pepino nos olhos. Se nunca viu pessoalmente, é certo que em alguma novela ou filme essa atitude não passou despercebida. Apesar de nem tudo o que vemos nos filmes ser verdade, nesse caso a ficção não está longe da realidade. É que ajudar a acabar com as olheiras é mesmo um dos benefícios do pepino. Mas eles não param por aí.

Fazer bem para a pele é somente um dos benefícios do pepino, porque existem muitos outros que você precisa conhecer e o Que Bem Que Faz vai te contar. Já que falamos dos olhos e pele, vamos começar por eles.

De quebra, no final tem uma lista de 15 receitas especiais com pepino para ele não faltar mais na dieta.

LEIA TAMBÉM:

 

Benefícios do pepino para a saúde da pele

Ninguém merece olheiras e aquele aspecto inchado na pele, mas o pepino pode ser parte da solução para esse problema. Aliás, esse benefício do pepino é tão real que a indústria de cosméticos investe muito em produtos à base de pepino.

E de onde vem o benefício do pepino para a pele? Da vitamina C e do ácido fólico presentes no pepino. Ambos ajudam a dar aquela aparência mais jovem à pele: o ácido fólico (também conhecido como vitamina B9) porque ajuda na renovação das células do corpo, e a vitamina C pelas propriedades antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce das células.

 

Benefícios do pepino para o intestino

Já imaginou um alimento que ajuda a fazer o número 1 e o número 2 ao mesmo tempo? Pois ele existe e é o pepino. E por que isso é bom? Vamos explicar de forma bem simples para que você entenda cada detalhe dos benefícios do pepino para o homem e para a mulher e se anime a inseri-lo na sua dieta.

Comecemos pelo número 1. O pepino contém mais de 95% de água em sua composição. E se tem água, tem hidratação e tem efeito diurético. É assim: você consome o pepino, ele aumenta o número de vezes que você faz xixi e, assim, elimina a retenção de líquido da sua vida. A partir daí vem um novo benefício do pepino para a saúde. Ao colocá-lo no cardápio o inchaço do corpo também vai desaparecer, já que um dos maiores fatores desse problema é a retenção de líquido.

Passemos agora para o número 2. É um desconforto danado ficar dias sem ir ao banheiro. Mas quem acompanha Que Bem Que Faz sabe que as fibras ajudam muito a regular o intestino. E um dos benefícios do pepino é ser rico nelas.

 

Benefícios do pepino: ele ajuda você a ficar hidratado

Já falamos que o pepino tem muita água e é importante que você saiba que esse é mais um benefício do pepino, pois a hidratação é essencial para manter a saúde e a qualidade de vida, especialmente nos períodos mais quentes do ano. Antes de tudo, no entanto, é preciso mudar um pouco o conceito de que para se manter hidratado é preciso beber dois litros de água por dia e só. Nada disso! Além da água, é preciso cuidar da alimentação.

E se o pepino é composto por mais de 95% de água, significa que a presença dele no cardápio vai ajudar e muito na hidratação. Assim, você também manterá a boa circulação de sangue, vai deixar a temperatura do corpo nas medidas adequadas, a saliva e secreção da boca estarão ideais para auxiliar na digestão e ficará com as vias respiratórias lubrificadas. É ou não é importantíssimo?

 

Benefícios do pepino para quem quer emagrecer

Muita gente quer perder peso com saúde, não é? E não é apenas questão de estética, não. A obesidade é considerada uma doença que pode desencadear muitas outras, como diabetes e problemas cardíacos. Mas, a conversa aqui é sobre ser saudável, então, vamos aos benefícios do pepino para emagrecer.

O pepino é aquele alimento com poucas calorias e muita água. E se de um lado pesa pouco e do outro pesa muito, é só dividir ao meio e teremos um belo equilíbrio. O baixo teor calórico permite comer pepino à vontade sem se preocupar em engordar. O alto teor de água a gente já te contou, evita a retenção de líquido e desincha o corpo. Fica tudo na medida certa.

 

Benefícios do pepino: rico em vitamina K

O pepino tem vitamina B9 e vitamina C, como já vimos, mas ele é rico mesmo em vitamina K. Para termos uma ideia, 100 gramas de pepino (ou seja, mais ou menos um quarto de um pepino), atende 16% das nossas necessidades diárias desse nutriente, que é muito importante para a coagulação do sangue.

 

15 receitas para aproveitar os benefícios do pepino

Depois de tudo isso, com certeza você vai querer aproveitar os benefícios do pepino. Embora a tradicional salada sempre seja uma opção, a gente vai deixar aqui algumas receitas para você poder variar.

1. Mini Kaftas com Molho de Iogurte e Pepino: o pepino deixa o molho delicioso e refrescante.
2. Sopa Fria de Pepino: para quem não dispensa uma boa tigela de sopa nem mesmo nos dias quentes, em que ficar hidratado é super importante.
3. Relish de Pepino: deliciosa feita com pepino japonês, cebola, pimentões, vinagre e açafrão. Ótima para servir gelada.
4. Sanduichinho de Pepino: super saboroso, feito com pão integral sem casca, pepino e requeijão e ainda ajuda a conquistar o paladar das crianças.
5. Água Aromatizada de Limão, Pepino e Canela: falou em hidratação, eis aqui a receita ideal. Prepare tudo, deixe gelar e vá bebendo aos poucos durante o dia.
6. Pepinos Fantasia: é uma receita maravilhosa para servir como entrada no almoço ou jantar. O pepino é recheado com ricota e peito de peru e servido com molho de iogurte natural e mostarda.
7. Sunomono (Salada de Pepino Japonês): para quem procura uma refeição super leve, nutritiva e saborosa. Adicione shoyu, vinagre e sementes de gergelim para ficar ainda melhor.
8. Pepino Refrescante: o primeiro passo é preparar um creme delicioso feito com requeijão. Depois é só montar com o pepino, salmão e ramos de dill.
9. Canapés de Pepino com Beterraba: fica uma receita incrível para comer no dia a dia ou servir nas festas e reuniões com os amigos. Todos vão adorar.
10. Salada Saborosa de Trigo com Carne: muito saborosa, é feita com carne moída, tomate, pepino e suco de limão.
11. Salada de Macarrão Vapt-Vupt: já deu para entender que fica pronto rapidinho, em apenas 20 minutos você terá uma refeição completa e muito gostosa.
12. Tabule Maggi: é uma salada de alface, tomate, pepino, trigo, salsa e hortelã maravilhosa para manter a boa nutrição.
13. Salada Completa no Potinho: fácil de preparar é feita com rúcula, alface, tomate e pepino com um molho maravilhoso e simples de fazer.
14. Bolinho de Atum com Saladinha Fresca: a dica da receita é usar um abacate maduro e firme. Isso deixará a saladinha de pepino muito melhor.
15. Suco Verde: um suco detox poderoso feito com maçã verde, couve, pepino e gengibre. Fica delicioso e ainda ajuda a desinchar.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do pepino?

    Comer pepino faz bem porque melhora a pele e acabar com olheiras, combate a retenção de líquido e a prisão de ventre, promove hidratação e ajuda a perder peso.

  • 2. O que dá para fazer com pepino?

    O pepino é um alimento versátil e por isso dá para fazer saladas, sanduíches, sucos detox, bolinhos, sopas, água aromatizada e muitas outras receitas. São muitas as maneiras de aproveitar os benefícios do pepino.

     

Referências

https://www.scielo.br/j/cagro/a/vLs9dq9Rg94fHgLf4Bz9D7p/?format=pdf&lang=pt https://www.infoescola.com/plantas/pepino/ https://brasilescola.uol.com.br/saude/pepino.htm https://eventos.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/5/2014/09/CB-50.pdf https://qbemqfaz.com.br/vida-equilibrada/vitamina-b1 https://www.healthline.com/health/swollen-eyes-from-crying https://www.healthline.com/nutrition/7-health-benefits-of-cucumber#TOC_TITLE_HDR_3 http://blog.saude.mg.gov.br/2020/10/01/a-importancia-da-hidratacao-nesse-clima-quente-e-seco/ https://www.cdc.gov/ncbddd/folicacid/about.html

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas