Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do pimentão: tudo o que você sempre quis saber

Legenda: 
Benefícios do pimentão: tudo o que você sempre quis saber

Verde, vermelho, amarelo, laranja... existe uma infinidade de tipos de pimentões. Em meio a esse arco-íris de cores e tamanhos, quem nunca se pegou em frente ao expositor do hortifrúti em dúvida sobre qual seria a melhor opção? Será que a única diferença é a coloração? Para responder a essas e outras questões, nós preparamos esse artigo sobre os benefícios do pimentão. Se você quer aprender um pouco mais sobre esse alimento delicioso e tirar todas as suas dúvidas para poder fazer a melhor escolha na hora de ir ao supermercado, então fica com a gente que vem informação de qualidade por aí!

 

Pimentão é legume ou fruto?

Vamos começar a nossa conversa sobre os benefícios do pimentão por uma questão que pega muita gente. O pimentão é um daqueles alimentos que você olha e se pergunta: será que isso aqui é um legume ou um fruto? Ele não é como o alface ou a couve que a gente olha e de cara já dá para saber que se trata de verduras. O pimentão está mais para o time do tomate, que é um fruto, e as pessoas costumam confundi-lo com um legume. Mas o pimentão e o tomate têm mais em comum do que apenas serem difíceis de classificar. Os dois pertencem à mesma categoria: a dos frutos. Para você nunca mais errar na hora de dizer se algum alimento se trata de um legume ou um fruto, nós vamos te passar uma regra de ouro: o segredo está em saber se o suposto legume tem sementes dentro. Se tiver, então ele é um fruto.

 

Quais são as diferenças entre os tipos de pimentão?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fato de existirem pimentões de cores diferentes não quer dizer que esses alimentos pertençam a diferentes espécies. A verdade é que se trata do mesmo fruto em estágios diferentes de maturação. Isso quer dizer que o pimentão-verde foi colhido antes de amadurecer. Dependendo da variação – caso a colheita ocorresse mais tarde – ele pode amadurecer e ter a cor vermelha, amarela ou laranja, que são as versões mais maduras do pimentão.

 

Quais são os benefícios do pimentão?

Além de deliciosos e muito versáteis na cozinha, os pimentões fazem muito bem para a saúde! Quer entender como esse fruto pode te ajudar a ter uma vida mais saudável? Então confira abaixo!

1. Benefício do pimentão: é bom para a saúde dos olhos

Nossos olhos trabalham o dia todo. Seja durante o expediente, o estudo ou os momentos livres em que ficamos nas redes sociais. Para manter a saúde dos olhos em dia, os pimentões podem ser grandes aliados. Isso porque o alimento é rico em vitamina C, componente que ajuda a irrigar as veias dos olhos com sangue, ajudando a evitar o desenvolvimento da catarata. A variação vermelha é a que mais contém esse benefício do pimentão.

2. Benefício do pimentão: previne o envelhecimento precoce

Quem diria que os benefícios do pimentão também se estenderiam aos cuidados com a pele e os cabelos?! Adicionando os pimentões à sua alimentação diária, você pode ter acesso a diversos antioxidantes que agem na prevenção do envelhecimento precoce das células. Isso acontece porque essa substância inibe a ação prejudicial dos radicais-livres no organismo, conservando pele e cabelos mais bonitos por mais tempo.

3. Benefício do pimentão: reforça a imunidade

Além de beneficiar a saúde dos olhos, a presença da vitamina C no alimento representa outro benefício do pimentão. O nutriente age no fortalecimento do sistema imunológico. Essa vitamina estimula a produção dos glóbulos brancos, os chamados anticorpos, que agem na defesa do organismo contra agentes externos, como vírus e bactérias.

4. Benefício do pimentão: previne a anemia

A anemia é causada pela deficiência de ferro no sangue. A boa notícia é que os pimentões são ricos em ferro e também em vitamina C, elemento que ajuda a aumentar a absorção dessa substância no organismo. Por isso, apostar nos benefícios do pimentão como uma ajuda para o tratamento da anemia pode ser uma boa ideia!

5. Benefício do pimentão: ajuda a prevenir alguns tipos de câncer

A vitamina E, o betacaroteno e os carotenóides vieram para enriquecer a lista de benefícios do pimentão. Essas substâncias ajudam a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer. Estão nessa lista o câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta. Vale ressaltar que o consumo desse alimento não substitui o acompanhamento médico.

 

Como escolher o pimentão?

Para não perder os benefícios do pimentão, na hora de fazer a escolha no mercado, é preciso observar se a pele do fruto está lisinha e brilhante. A ausência de partes moles também indica se o seu pimentão está em boa qualidade.

Agora para escolher qual é o melhor pimentão para a sua receita, vale se atentar a alguns detalhes, pois, apesar de se tratar do mesmo fruto em estágios diferentes de maturação, existem algumas diferenças na intensidade do sabor:

Pimentão-verde: esse é o mais comum e costuma ter um preço mais acessível nos mercados. Se você gosta de sabores mais marcantes e com certa ardência, esse pimentão é o ideal para sua receita. Para harmonizar bem esse alimento, experimente fazer essa receita Sopa Fria de Cenoura, Tomate e Pimentão ou esse delicioso Feijão Verde.

Pimentão-vermelho: tem um sabor mais suave e é mais adocicado. Ele é ideal para receitas de molhos e saladas, como esse Tender com Molho Agridoce de Pimentão.

Pimentão-amarelo: os amarelos, assim como os vermelhos, são mais suaves e adocicados do que o pimentão-verde. Eles são uma delícia para fazer molhos ou para serem assados no forno, como nessa receita de Pimentão Recheado.

Vale lembrar que embora existam diferenças na acidez e no sabor, é possível encontrar os benefícios do pimentão em todas as suas variações!

Viu como os benefícios do pimentão podem te ajudar a ter uma vida muito mais saudável? Mas para ter a saúde sempre em dia é preciso estar ciente de que a alimentação deve ser combinada com a prática frequente de exercícios físicos! Então, se você quer aprender como se alimentar melhor e ter uma vida com muito mais bem-estar, não deixe de conferir as outras publicações aqui no site Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Pode comer pimentão cru?

    Caso você não tenha gastrite ou problemas de digestão, não tem problema comer o pimentão cru. Inclusive, sem cozinhar o fruto dá para aproveitar mais os benefícios do pimentão, pois todos os nutrientes vão estar intactos.

    Por que o pimentão verde é indigesto?

    O pimentão-verde é menos maduro do que as outras variações do fruto. Isso faz com que ele seja mais ácido e tenha o sabor mais marcante, o que pode torná-lo mais indigesto para algumas pessoas. Mas isso não significa que ele faça mal para a saúde. Muito pelo contrário! Os benefícios do pimentão também podem ser encontrados na variação de cor verde.

    Qual é o pimentão mais nutritivo?

    Os benefícios do pimentão podem ser encontrados em todas as variações, ou seja, todas elas são muito nutritivas e fazem bem para a saúde.

     

Fontes

https://www.embrapa.br/documents/1355126/31107372/PIMENT%C3%83O_CCCC_2017.pdf/f61e0cb3-8468-88e6-77c1-5f4cf3197609#:~:text=O%20piment%C3%A3o%20%C3%A9%20uma%20das,Possui%20poucas%20calorias. https://ceagesp.gov.br/comunicacao/noticias/conheca-os-beneficios-de-se-consumir-pimentao-vermelho-e-amarelo/#:~:text=Os%20benef%C3%ADcios%20do%20piment%C3%A3o%20variam,de%20intestino%20e%20de%20garganta. https://www.health.harvard.edu/heart-health/vegetable-of-the-month-peppers#:~:text=Nutritional%20info%3A%20One%20medium%20bell,lower%20risk%20of%20cardiovascular%20disease.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas