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Benefícios do queijo

Legenda: 
Benefícios do queijo

Podendo ser encontrado nas mais diversas formas e sabores, o queijo é um alimento feito a partir do leite e, dada sua origem, acaba sendo um alimento fonte de proteínas e cálcio. Sabendo disso, diversos benefícios podem ser obtidos a partir do queijo. Vamos conhecer alguns?

 

Benefícios do leite: é bom para os dentes e ossos

Importantes para manter a densidade dos dentes e dos ossos, a vitamina D e o cálcio são nutrientes super presentes nos produtos lácteos, como o queijo. Em um cenário onde, de acordo com o Ministério da Saúde, 10 milhões de brasileiros são afetados pela osteoporose e é importante estar em dia com a densidade óssea, o queijo se torna um bom aliado no combate a essa doença, oferecendo nutrientes necessários para ter ossos saudáveis.

Outro benefício importante do leite é que ele faz bem para os dentes – de acordo com uma pesquisa realizada pela Colgate, na qual os participantes foram separados em quatro grupos: um dos grupos consumiu leite, outro queijo, parafina e iogurte sem açúcar, testando o PH da boca antes e após a ingestão dos alimentos. Acontece que um PH bucal muito baixo propicia a acidez e o surgimento de cáries, e o queijo, dentre as opções, fez com que o PH bucal aumentasse, tornando o combate contra as cáries mais simples e efetivo.

 

Benefícios do queijo: ótimo para os vegetarianos e para aqueles que querem consumir mais proteína

A proteína é um nutriente que ajuda no fortalecimento dos músculos, ossos e tecidos. Auxilia a ter uma pele bonita e saudável, e músculos fortes e resistentes. Muitas pessoas, principalmente as vegetarianas e as que praticam exercícios físicos intensos de forma regular, podem necessitar de mais proteína – e o queijo surge como uma opção de alimento rico em proteínas completas, fácil de comer e saudável. Dentre os tipos de queijos, aqueles mais “secos” são mais ricos em proteínas; o parmesão, por exemplo, é um dos queijos com o maior índice de proteína, enquanto a ricotta e o queijo cottage possuem mais gorduras do que proteína.

Outro motivo pelo qual o queijo é uma boa escolha para os vegetarianos é justamente por conter a conhecida vitamina B12. Essa vitamina super importante para o nosso organismo só pode ser obtida através de proteínas animais e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, proteínas e DNA, tendo um importante papel na saúde mental. Sua deficiência pode causar sintomas desconfortáveis como letargia, fraqueza muscular e até mesmo danos neurológicos.

 

Benefícios do queijo: rico em gorduras “boas”

É comum ouvir que a gordura é algo ruim, que entope as artérias e causa colesterol – no entanto, não é sempre assim. Muitas gorduras são benéficas para nosso organismo e nos ajudam a viver melhor. Esse é o caso do ácido linoleico conjugado, também conhecido como CLA. Presente no queijo, essa gordura conhecida como gordura essencial ajuda na perda da gordura corporal e no ganho de massa muscular magra – ou seja, é uma ótima aliada ao emagrecimento. Ela também auxilia no sistema imunológico ao proteger o corpo contra inflamações, melhora a massa óssea e diminui os níveis de açúcar no sangue, reduzindo também o risco de doenças do coração, como a insuficiência cardíaca. Quem diria que o queijo é tão rico em benefícios, não é mesmo?

 

Benefícios do queijo: delicioso e vai bem com tudo!

Já ouviu falar que queijo nunca é demais? Bem, talvez esse dito carregue muita verdade: afinal, o queijo pode ser complemento em quase qualquer receita, podendo ser encontrado nas formas mais diversas e saborosas que você pode imaginar! Vamos conhecer algumas receitas saborosas e repletas de queijo para experimentar?

1. Patê de Queijo: essa receita saborosa é um ótimo acompanhamento em entradas e aperitivos. Rica em cálcio, leva queijo prato, creme de leite e leite integral.
2. Pão de Queijo: ideal para o café da manhã ou um lanchinho da tarde, conheça a tradicional receita de pão de queijo e se delicie!
3. Batata Rosti de Queijo: saborosa e fácil de fazer, essa batata rosti leva queijo parmesão e vários temperos para uma explosão de sabor.
4. Suflê de Queijo: esse suflê irá conquistar os mais diversos paladares, combinando queijo parmesão e queijo prato em um único assado.
5. Pizza 4 Queijos: essa receita é ideal para um jantar prático e saboroso.
6. Quiche de Queijo Maggi: um quiche saboroso para comer com os amigos ou a família, fácil de fazer e super saboroso.
7. Pão de Alho com Queijo: que forma melhor de complementar aquele churrasco do que com esse pão de alho repleto de queijo?
8. Bolinho de Arroz com Queijo: bolinhos fáceis de fazer com arroz e queijo, são uma boa opção de petisco ou acompanhamento para uma festa.
9. Sopa Creme de Queijo no Pão Italiano: uma boa opção de jantar leve, que tal experimentar essa sopa de queijo acompanhada de pão italiano?
10. Delícia de Goiaba e Queijo Minas: para mostrar que queijo também combina com pratos doces, experimente essa saborosa sobremesa de goiabada com queijo minas.

Agora que você já conhece tantos pratos deliciosos para obter o melhor dos benefícios do queijo, basta ir até a cozinha e fazer alguma dessas receitas!


Perguntas frequentes

  • Quais as vantagens de comer queijo?

    O queijo é rico em proteínas, vitaminas e faz bem para a digestão. Tem gorduras boas e pode prevenir doenças como a osteoporose e problemas cardíacos.

  • Qual o queijo que tem mais proteína?

    O queijo com a maior quantidade de proteína é o parmesão, já que apenas 50 gramas deste queijo já oferece 35% das necessidades diárias de proteína.

  • Qual queijo mais magro para dieta?

    Queijos cremosos como ricota, cottage, queijo minas e mussarela, são queijos pouco calóricos e muito recomendados para dietas, por serem mais saudáveis e ricos em gorduras boas.

     

Fontes

https://www.healthline.com/health/is-cheese-bad-for-you#TOC_TITLE_HDR_1 https://livelyrun.com/from-the-farmer/15-health-benefits-cheese/ https://www.eatingwell.com/article/289455/5-reasons-cheese-is-actually-good-for-your-health/ https://www.webmd.com/diet/health-benefits-cheese#1 https://www.medicalnewstoday.com/articles/299147 https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/cheese/ https://doctor.ndtv.com/living-healthy/cheese-8-amazing-health-benefits-1890823 https://www.healthifyme.com/blog/cheese-benefits/ https://www.today.com/health/cheese-healthy-dietitian-shares-health-benefits-risks-t232996 https://www.sbemsp.org.br/para-o-publico/noticias/116-conheca-os-numeros-da-osteoporose https://www.colgate.com/en-us/en/us/oc/oral-health/conditions/cavities/article/ada-07-eating-cheese-may-prevent-cavities

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas