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Você sabe quais são os benefícios do salmão e a diferença com a truta salmonada?

Legenda: 
Benefícios do salmão

O salmão é um peixe muito utilizado na culinária japonesa e, muitas vezes, só comemos essa carne em restaurantes asiáticos. Apesar de não ser tão acessível como os filés de pescada branca ou latinhas de atum, o salmão tem muitas propriedades boas.

Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios do salmão e como ele pode nos ajudar. Mas antes, é importante que você saiba a diferença entre salmão e truta salmonada, que é muito parecido com o salmão, mas não é.

 

Truta salmonada e salmão

Tanto a truta quanto o salmão tem uma cor alaranjada. Isso porque os dois comem pequenos animais, como os moluscos e crustáceos, que são ricos em carotenóides por causa da sua dieta rica em algas, fungos e bactérias que produzem esses pigmentos.

Os carotenóides são pigmentos que variam do vermelho ao amarelo e que dão uma coloração característica para raízes, flores, tubérculos, frutas e animais - invertebrados, peixes e pássaros. A cenoura, por exemplo, é super rica em carotenóides e por isso é laranja.

Mas se os dois são laranjas, qual a diferença? O salmão é um peixe com a carne levemente mais suave, já que ele não passa pelo mesmo processo de salmonização do que a truta. Isso porque, as trutas arco-íris criadas em cativeiro comem uma ração com pigmentos parecidos com os carotenóides obtidos pelo ambiente, chamado astaxantina sintetizada, e ficam com uma cor mais intensa.

Truta e salmão são ricos em diversos nutrientes e a diferença nutricional é pequena. Mas hoje vamos apenas falar dos benefícios do salmão e o que ele pode fazer por nós.

 

Sobre o salmão

O salmão, assim como as trutas, são peixes de carnes brancas que sofrem uma mudança de cor por causa dos pequenos animais que consomem. Sua carne é importada de outros países, como o Chile e a Noruega, que na maior parte das vezes nasce da aquicultura, ou seja, criação de peixes para o mercado.

Por ter essa coloração diferente, os salmonídeos acabam sendo chamativos. Por isso, são criados e alimentados de uma forma especial para que não percam sua cor. Quando esses peixes ficam muito tempo sem comer seus alimentos alaranjados, a cor começa a ficar menos intensa, por isso são constantemente alimentados para que não fiquem “pálidos”.

Mas vamos logo ao que interessa: os benefícios do salmão.

 

Benefícios do salmão

Ômega-3

O salmão é um dos peixes mais ricos em ômega-3. Isso faz com que um dos benefícios do salmão seja a prevenção de doenças cardíacas e diminui os níveis de LDL (“colesterol ruim”) e triglicerídeos. Ele ainda é um anti-inflamatório e um componente que protege o sistema nervoso, ajudando em funções do cérebro, como a memória.

Os ácidos graxos ômega-3 ajudam na prevenção de doenças relacionadas com o coração por ter ação antiagregante plaquetária e antiarrítmica. Isso significa que ele faz com que as plaquetas (pequenos discos do sangue que se agrupam) não se agreguem tanto, dificultando a formação de coágulos (grupinhos de plaquetas), além de regular os batimentos cardíacos.

A formação de coágulos é importante para o fechamento de feridas e o estancamento do sangue. Mas quando se formam dentro dos vasos sanguíneos, eles podem ser um problema. Por isso, pessoas com problemas de agregação plaquetária tomam remédios, os antiagregantes plaquetários.

Proteína

Assim como toda carne, o salmão é uma grande fonte de proteínas. Um filé de salmão, grelhado e sem pele de 100g, tem cerca de 26,1g de proteína.

Os benefícios do salmão relacionado com a grande quantidade de proteína incluem:

As proteínas são nutrientes essenciais para o nosso corpo, já que estão presentes em grandes quantidades nos nossos músculos, além de compor estruturas da nossa pele, unhas, cabelos e ossos.

Rico em vitaminas B

O salmão é rico em vitaminas do complexo B, principalmente as vitaminas B1, B3 e B12. A ação dessas vitaminas inclui:

Ou seja, um dos benefícios do salmão em relação com as vitaminas do complexo B são muitas e servem para vários sistemas do nosso corpo.

Rico em minerais

A carne alaranjada é rica em minerais como o potássio, selênio e fósforo. Assim como as vitaminas, cada mineral age em uma determinada coisa no nosso corpo. As funções deles são:

Por ser rico em minerais como esses, os benefícios do salmão relacionados com a saúde do coração ficam mais evidentes. Esse peixe pode ser um ótimo alimento para evitar doenças cardiovasculares e ajudar muito no sistema nervoso.

Rico em carotenóides

Os carotenóides são, além de pigmentos, substâncias com função antioxidante e pode:

E aí? O que achou dos benefícios do salmão? Pronto para incluir esse peixe na sua alimentação?

Se gosta de conteúdos como esse, explore o site do Que Bem que Faz e leia mais textos sobre alimentação e saúde. Lembramos que nossos artigos não substituem um acompanhamento médico e nutricional, por isso não deixe de visitar seu médico.


Perguntas frequentes

  • Por que o salmão é mais caro?

    Por ser importado, principalmente do Chile e da Noruega, o salmão tem um valor mais alto no mercado.

  • Comer salmão cru faz mal?

    Se ele for limpo da forma certa e ter uma criação segura e confiável, comer o salmão cru não faz mal.

  • Existe criação de salmão no Brasil?

    A maior dificuldade de criar salmão em território brasileiro é por causa das temperaturas da água. Exatamente por isso, a criação de trutas salmonadas tem um investimento maior.

Fontes:

http://www.apta.sp.gov.br/noticias/uma-truta-com-jeito-de-salmo https://www.pesca.agricultura.sp.gov.br/ip-na-midia/1502-tecnicas-aprimoram-truta-salmonada https://www.healthline.com/nutrition/11-benefits-of-salmon https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf https://www.scielo.br/j/abc/a/WkPhqsxFD3RF3pHMtkCs5Cf/?lang=pt&format=pdf#:~:text=Do%20ponto%20de%20vista%20epidemiol%C3%B3gico,fun%C3%A7%C3%A3o%20endotelial%20e%20rigidez%20arterial6.

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