Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

10 benefícios que o shimeji pode trazer para a saúde

Legenda: 
Benefícios do shimeji

Os shimeji são uma variedade de cogumelos comestíveis de origem asiática, sua textura é crocante e tem um sabor semelhante a nozes, porém com um toque um pouco salgado.

Existem diferentes tipos de cogumelos shimeji, sendo o mais consumido o shimeji branco, que pode ser usado para o preparo de uma infinidade de receitas. Além do shimeji branco, temos também o shimeji marrom, que possui aroma e sabor mais acentuados.

Mas o cogumelo shimeji não é só gostoso como também muito bom para a saúde. Pois é rico em cálcio, potássio, ferro e outros minerais e nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Fique ligado e veja mais alguns dos benefícios que o shimeji pode proporcionar!

 

É muito nutritivo

O cogumelo shimeji é extremamente rico em nutrientes, polissacarídeos e compostos ativos, que podem ajudar na reposição energética, na prevenção contra problemas de saúde como a osteoporose, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2.

O shimeji também é rico em outros nutrientes como proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas, minerais e ter um baixo teor de gordura, o que pode ser uma boa opção para adicionar em sua dieta, pois ajuda na perda de peso.

 

Controla os níveis de colesterol

O cogumelo shimeji possui um alto teor de fibras em sua composição nutricional, o que pode ajudar para uma boa digestão, além de melhorar o funcionamento da bile. Isso faz com que os níveis de colesterol sejam regulados e que o corpo tenha uma melhor resposta à insulina, prevenindo problemas de saúde como a diabetes.

 

Previne infecções parasitárias

O cogumelo shimeji é rico em uma proteína chamada de protease, que possui um efeito conhecido como nematicida. Esse efeito combate parasitas como o Panagellus redivivus e outras larvas que podem causar doenças infecciosas.

 

Ajuda contra o câncer

Ricos em glicoproteína, marmorina, beta-1-3-glucana, hypsiziprenol e hipsina, o shimeji possui propriedades que podem ajudar tanto no combate quanto na prevenção de alguns tipos de câncer.

Isso acontece porque esses compostos inibem a proliferação de células cancerígenas, como as da leucemia, do hepatoma, do câncer de mama, do sarcoma e do carcinoma de pulmão.

 

Combate doenças fúngicas

Apesar do cogumelo shimeji pertencer à classificação de fungos, ele possui propriedades que podem ajudar no combate contra doenças relacionadas à proliferação de outros tipos de fungos.

O cogumelo pode ajudar no combate e na prevenção dessas doenças devido à hipsina, que possui a capacidade de combater fungos patogênicos como o Physalospora piricola e o Fusarium oxysporum.

 

Controla a pressão arterial

O cogumelo shimeji possui propriedades que são capazes de inibir uma enzima que converte a angiotensina I, que é um tipo de oligopeptídeo que pode ajudar na redução da pressão arterial. Por conta disso, o shimeji é um alimento aliado no combate contra a hipertensão e problemas que atingem a região vascular do cérebro.

 

Rico em propriedades anti-inflamatórias

Por serem ricos em polissacarídeos, flavonóides e compostos fenólicos, os cogumelos shimeji ajudam a inibir citocinas inflamatórias e a prevenir o estresse oxidativo

Por conta disso, o shimeji se torna uma boa opção de alimento que ajuda contra a maioria dos processos inflamatórios que acometem o organismo, evitando problemas de saúde como a insuficiência pulmonar.

 

Rico em propriedades antibacterianas

O shimeji é rico em flavonóides e outros compostos que são capazes de proteger o organismo contra a proliferação de bactérias, além de melhorar a imunidade, prevenindo outras diversas doenças que venham acometer o organismo.

 

Rico em antioxidantes

Além dos flavonóides já mencionados, é possível encontrar também no cogumelo shimeji compostos como o fenol, os esteróides e ácido ascórbico, que possuem propriedades antioxidantes capazes de proteger o corpo contra doenças e outros problemas de saúde relacionados ao estresse oxidativo.

 

Ajuda no controle da diabetes

Como mencionado no início do texto, o cogumelo shimeji contêm polissacarídeos, polifenóis dietéticos e hipsina, além de outros compostos como hipsiziprenol, que podem ajudar na redução da reposição de gordura pelo organismo e na resposta do organismo à insulina, prevenindo a diabetes tipos 2.

Por ser um alimento ideal para quem está de dieta, o shimeji também ajuda no controle de peso e traz outros benefícios para o organismo, que são outros fatores que podem ajudar no controle e na prevenção contra a diabetes.

 

Como incluir o cogumelo shimeji em minha dieta

Felizmente, o shimeji é um alimento extremamente versátil, podendo ser usado no preparo de diversas refeições, ele pode ser preparado apenas na manteiga, se tornando um prato delicioso e sofisticado, ou ser usado em uma série de receitas como o Filé ao Molho de Shimeji, ou Torta Integral com Strogonoff de Cogumelos.

Para maiores dúvidas em relação aos nutrientes presentes no shimeji, procure sempre pela orientação de um nutricionista e, caso queira aprender receitas para incluir esse delicioso cogumelo em sua dieta, você pode conferi-las no blog Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre o cogumelo shimeji branco e o marrom?

    Além da diferença nas regiões em que cada cogumelo cresce (sendo o branco uma espécie comum no hemisfério sul e o marrom no hemisfério norte), há também uma diferença nos sabores, que, apesar de ser o mesmo (sabor de nozes com toques salgados e amanteigados), possuem diferenças de intensidade, sendo o marrom o shimeji com sabor mais intenso.

  • Como cozinhar o cogumelo shimeji?

    Cozinhar o cogumelo shimeji é algo muito simples, basta cozinhar em água fervente até que ele adquira uma consistência macia. Cuidado para não cozinhar demais, pois isso pode deixar o cogumelo borrachudo.

     

Fontes

https://www.kolhapur-mushrooms.in/2021/09/shimeji-mushroom-benefits-is-shimeji.html https://www.thespruceeats.com/what-are-shimeji-mushrooms-5197539

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas