Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do tamarindo: 5 propriedades dessa fruta exótica

Legenda: 
Benefícios do tamarindo

Por mais que seja uma fruta exótica no Brasil, o tamarindo está muito presente na culinária de diversos países, como Índia, Paquistão, Tailândia e Indonésia. Por esse motivo, você pode usar esse ingrediente para preparar pratos tradicionais dessas regiões, como dahl, chutney e pad thai.

Além de ter um sabor agridoce marcante, o tamarindo também oferece vários benefícios para a saúde. Neste artigo, descubra alguns dos benefícios do tamarindo e ainda confira como adicionar essa fruta à alimentação.

 

Benefícios do tamarindo

Veja 5 motivos para incluir tamarindo na sua dieta, desde seu alto valor nutricional até suas propriedades antioxidantes incríveis, que protegem o corpo de diversas condições.

Benefícios do tamarindo: vitaminas e minerais

O tamarindo possui muitas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo, especialmente vitamina B1, também conhecida como tiamina, e magnésio. Abaixo, veja a quantidade aproximada dos principais nutrientes presentes em 100g de tamarindo, de acordo com a Ingestão Diária Recomendada (IDR):

Além desses nutrientes, também é possível encontrar pequenas quantidades de vitamina A, vitamina K, ácido pantotênico, piridoxina, folato, selênio e zinco nessa fruta exótica e deliciosa.

Benefícios do tamarindo: magnésio

Como visto anteriormente, o tamarindo é uma ótima fonte de magnésio, tanto que 100g dessa fruta oferecem aproximadamente um quarto da IDR desse mineral importante, o qual participa de mais de 600 reações metabólicas, fortalece os ossos, diminui a pressão arterial, controla a glicemia e ainda possui propriedades anti-inflamatórias.

Benefícios do tamarindo: antioxidantes

Os antioxidantes do tamarindo protegem as células da ação nociva dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e doenças causadas pelo estresse oxidativo, como câncer. Além disso, os fitoquímicos com propriedades antioxidantes encontrados no tamarindo, como o betacaroteno, também reduzem o colesterol ruim e beneficiam o sistema cardiovascular.

Benefícios do tamarindo: fibras e proteínas

Além de vitaminas e minerais, os tamarindos também possuem pequenas quantidades de proteínas e fibras, com 100g dessa fruta oferecendo, respectivamente, 5% e 13% da IDR desses nutrientes. As fibras, junto com o potássio e outros minerais, melhoram o fluxo intestinal e evitam quadros de constipação, enquanto as proteínas participam da construção dos tecidos.

O tamarindo também possui quantidades significativas de quase todos os aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não consegue produzir e devem ser obtidos pela alimentação.

Benefícios do tamarindo: propriedades antissépticas

O tamarindo é uma planta medicinal que pode ser utilizada no tratamento de diversas condições, devido às suas propriedades antiparasitárias, antibacterianas, antifúngicas, antimicrobianas e antivirais. Ou seja, não faltam motivos para comer tamarindo no dia a dia.

 

Adicionando tamarindo à dieta

Para aproveitar os benefícios do tamarindo, você pode consumi-lo de várias maneiras, de acordo com a sua preferência – e suas habilidades gastronômicas, é claro. Se cozinhar não é o seu forte, você pode comer o tamarindo cru. Caso queira explorar os sabores do tamarindo de uma maneira mais interessante, você pode fazer receitas salgadas e doces com a fruta, seja crua, em forma de pasta ou até com a polpa congelada. O único limite é a imaginação.

Além do tamarindo, você pode adicionar diversas frutas à sua dieta, uma vez que cada uma possui propriedades, sabores e nutrientes específicos. Abaixo, descubra alguns dos benefícios de frutas comuns e deliciosas:

No site Que bem que faz, você encontra mais artigos completos sobre Saúde, Bem-estar, Alimentação e Vida equilibrada para transformar a sua vida de uma maneira fácil e prática.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do tamarindo para a saúde?

    O tamarindo é rico em diversas substâncias que oferecem benefícios para a saúde, como magnésio, que fortalece os ossos, diminui a pressão arterial e controla a glicemia; tiamina, que promove o bom funcionamento do sistema nervoso; antioxidantes, que protegem as células da ação degenerativa dos radicais livres, prevenindo várias doenças; e muito mais.

  • Como comer tamarindo?

    Você pode comer tamarindo cru ou em receitas, como massas, molhos, sobremesas e bebidas. O segredo é escolher sua receita favorita e colocar a mão na massa.

     

Fontes

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2221169115300885 https://www.healthline.com/nutrition/tamarind https://www.webmd.com/diet/health-benefits-tamarind https://meditativemind.org/10-benefits-of-tamarind-for-your-health/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas