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Inclua tomates na sua alimentação depois de saber todos os seus benefícios

Legenda: 
Benefícios do tomate

Mesmo que seja mais comum encontrá-lo em pratos salgados, o tomate é tecnicamente um fruto, da família das beladonas, nativa aqui da América do Sul. O uso mais comum na nossa culinária é similar ao dos vegetais, mas na verdade isso pouco importa, já que os benefícios do tomate são inúmeros. É rico em licopeno, um importante antioxidante associado a muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e câncer.

Há diversos tipos de tomates e seu preparo pode influenciar na presença de nutrientes em seu prato. Para entender todas essas possibilidades, o Que bem que faz preparou um artigo bem completo, deixando bem claro para você quais são os benefícios do tomate e ainda te oferece uma lista de receitas deliciosas que vão lhe ajudar a incluir este fruto no seu cotidiano.

 

Quais são os tipos de tomate?

Existem milhares de variedades de tomate, muitas delas híbridas. Todos os tomates são frutos da planta Solanum lycopersicum, embora sejam normalmente referidos e usados como vegetais na culinária. Os tomates têm um sabor fresco e suave e geralmente são vermelhos, embora também possam ser encontrados em cores como amarelo, laranja e roxo.

A seguir, alguns dos tipos mais comuns nas prateleiras brasileiras:

Tomate caqui: A casca é vermelha intensa e sua vida útil na prateleira é relativamente longa. Eles são grandes, suculentos e firmes o suficiente para serem cortados em fatias bem finas. São o tipo mais comum de tomate, usados em saladas e nos sanduíches. Eles também têm um sabor suave, sendo uma ótima opção para conservas e molhos.

Tomate cereja: Essa variedade de tomates são bem menores que o tomate caqui. Redondos e suculentos, possui baixa quantidade de calorias e pode ser adaptada em diversos pratos, perfeita para incluir em saladas ou comer em lanches. Podem servir para fazer espetinhos também.

Tomate uva: Tomates de tamanho extremamente reduzido (aproximadamente metade do tomate cereja) e de sabor diferenciado. Apresentam crescimento em cachos, muito semelhante aos da uva. Têm o tamanho ideal para serem consumidos inteiros em saladas ou como tira-gosto.

Tomates “nos cachos”: bastante suculentos, eles são vendidos ainda presos aos ramos, exalando um forte aroma. Ideal para perfumar receitas que levam tomate. Duram bastante nas prateleiras.

Tomates selvagens: Também conhecidos como tomates de herança ou heirloom tomatoes, eles variam bastante de tamanho e cor, indo desde um amarelo pálido até preto, roxo, cor-de-rosa, laranja e branco. Antes, eram cultivados apenas de maneira ornamental e com o propósito de preservar material genético, mas hoje em dia é consumido e muito apreciado pela gastronomia de alto padrão, trazendo uma aparência diferente para os pratos.

Tomates verdes: separados em dois tipos, os mais raros sendo aqueles que permanecem verdes mesmo que totalmente maduros, já que os mais comuns são os frutos vermelhos que ainda estão imaturos. Há receitas que usam essa versão não amadurecida, a exemplo do tomate verde frito, fatiado e polvilhado com farinha de milho, um prato típico do sudeste dos Estados Unidos. Têm como principal característica, além da cor, o sabor com personalidade, geralmente picantes e levemente azedos. Um porém é a presença de altos níveis de alcalóides, o que os torna mais difíceis de digerir. Eles podem causar problemas gastrointestinais em algumas pessoas, por isso não devem ser comidos crus.

 

Nutrientes encontrados no tomate

Por ser um fruto muito suculento, cerca de 95% de sua composição é de água. Os 5% restantes se dividem entre carboidratos e fibras. Açúcares simples, como glicose e frutose, compõem quase 70% do teor de carboidratos. O tomate é uma boa fonte de fibras, já que um tomate de tamanho médio pode fornecer cerca de 1,5 gramas de fibras, sendo a maioria delas insolúvel, na forma de hemicelulose, celulose e lignina.

O tomate também é repleto de vitaminas e minerais importantes para nosso organismo. A vitamina C, com características antioxidantes, está bem presente aqui, já que, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 50g de tomate contém cerca de 24% da quantidade diária de consumo recomendado da vitamina.

Também conhecida como filoquinona, a vitamina K é importante para a coagulação do sangue e a saúde dos ossos. Outro nutriente presente no tomate é o potássio, que ajuda nosso corpo a controlar a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas. Já o folato (vitamina B9), também presente no fruto, é fundamental para o crescimento normal dos tecidos e da função celular, sendo particularmente importante para mulheres grávidas.

O tomate ainda é rico em:

Licopeno: Responsável por dar a coloração vermelha ao fruto, o licopeno tem características antioxidantes e pode ser encontrado em maior concentração nos tomates frescos e inteiros, consumidos in natura.

Beta-caroteno: Outro antioxidante importante, encontrado principalmente nos alimentos com tonalidade amarela ou laranja. Os tomates mais amarelados tendem a ter mais deste nutriente, que é convertido pelo corpo em vitamina A, beneficiando a pele e a visão.

Naringenina: Encontrado na pele do tomate, esse flavonóide demonstrou diminuir inflamações e proteger nosso corpo de diversas doenças, especialmente aquelas transmitidas pelo rato, como a leptospirose.

Ácido clorogênico: Este poderoso composto antioxidante pode reduzir a pressão arterial em pessoas com doenças como a hipertensão.

 

Benefícios do tomate

A gente já deu uma pista dos benefícios do tomate para a nossa saúde, mas é sempre bom deixar bem claro tudo o que este fruto pode oferecer para a gente. Além de saboroso, ele é nutritivo e saudável.

Coração forte

Doenças cardíacas – incluindo ataques cardíacos e derrames – são a causa mais comum de morte no mundo. Baixos níveis de licopeno e betacaroteno no sangue foram associados ao aumento do risco de ataques cardíacos e derrames, portanto, o consumo de tomate é bastante incentivado.

O licopeno pode ajudar a diminuir o colesterol LDL (ruim) e produtos derivados do tomate podem ajudar a combater inflamações e processos oxidativos das nossas células, que causam o envelhecimento. Os nutrientes presentes no tomate também funcionam como uma proteção na camada interna dos vasos sanguíneos e podem diminuir o risco de coagulação do sangue

Prevenção do câncer

O câncer é o crescimento descontrolado de células anormais que se espalham além de seus limites normais, muitas vezes invadindo outras partes do corpo. O consumo frequente de tomate e seus derivados pode reduzir a incidência de câncer de próstata, pulmão e estômago. Um estudo em mulheres mostra que altas concentrações de carotenóides - encontradas em grandes quantidades em tomates - podem proteger contra o câncer de mama.

Saúde da pele

Os tomates são considerados benéficos para a saúde da pele. Alimentos à base de tomate ricos em licopeno e outros compostos vegetais podem proteger contra queimaduras solares. Além disso, os tomates mais amarelados podem conter uma quantidade satisfatória de betacaroteno, que são convertidas pelo corpo em vitamina A.

 

Receitas com tomate

Quer uma ajuda para incluir o tomate na sua rotina alimentar? Encontrou o lugar certo! A seguir, deliciosas receitas que vão te ajudar a desfrutar de todos os benefícios do tomate:

1. Nhoque ao Molho de Tomate Ingredientes

Molho

Massa

Modo de preparo

Molho

1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e os tomates. Adicione a polpa de tomate, a água, o açúcar e o sal.
2. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Reserve.

Massa

3. Em uma panela, cozinhe as batatas em meio litro de água , por cerca de 15 minutos ou até ficarem macias.
4. Amasse-as com um garfo e passe-as por uma peneira ou espremedor.
5. Em um recipiente, coloque as batatas amassadas, a manteiga, o queijo parmesão, o MAGGI Tempero e Sabor, o sal e o ovo.
6. Misture bem a cada adição e vá adicionando a farinha até obter consistência de enrolar (trabalhe sempre sobre superfície polvilhada com farinha de trigo).
7. Enrole e corte como nhoques.
8. Cozinhe-os em água fervente e retire-os passados 5 minutos que subirem à superfície e sirva com o molho reservado.

2. Aperitivo de Tomate Assado

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma assadeira, coloque todos os ingredientes e misture bem.
2. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 20 minutos.
3. Sirva com pães ou torradas de sua preferência.

3. Sofioli de Shimeji ao Molho de Tomates

Ingredientes

Sofioli

Molho

Montagem

Modo de preparo

Sofioli

1. Em uma panela grande, ferva 3 litros de água e cozinhe a massa de lasanha conforme instruções da embalagem.
2. Escorra e reserve coberta com filme plástico.
3. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e refogue o shimeji por 2 minutos.
4. Junte a ricota, o Requeijão NESTLÉ, o MAGGI Fondor e a cebolinha, misture bem e retire do fogo.
5. Em cada folha de massa, coloque uma porção do recheio no centro e feche como um envelope, dobrando as bordas sobre o recheio. Reserve.

Molho

6. Em um liquidificador, bata metade dos tomates. Reserve.
7. Em uma panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola até dourar.
8. Junte o tomate batido e o restante picado e cozinhe por cerca de 15 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Acrescente o MAGGI Fondor, cozinhe por mais 3 minutos e reserve.

Montagem

9. Em um refratário (15 x 20 cm), espalhe uma camada de molho, acomode os sofiolis e regue com o restante do molho.
10. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno por 20 minutos ou até aquecer bem. Sirva.

4. Torta Invertida de Tomates

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma assadeira redonda antiaderente (24 cm de diâmetro, com bordas baixas) polvilhe o açúcar, coloque a manteiga aos pedaços, espalhando por toda a assadeira, e o alho.
2. Coloque a assadeira sobre a chama do fogão e aqueça-a delicadamente, para que a manteiga e o açúcar derretam.
3. Distribua os tomates, polvilhe com o MAGGI Tempero e Sabor e leve para assar em forno alto (220°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que os tomates estejam macios e dourados. Retire do forno e distribua o tomilho e o manjericão.
4. Abra a massa folhada e cubra os tomates, encaixando-a bem sobre eles (colocar a massa junto aos tomates e pressionar as bordas da massa para o fundo da forma, como se fosse uma coberta).
5. Faça pequenos furos sobre a massa com a ponta de uma faca e retorne a assadeira ao forno alto (220°C), preaquecido, até que a massa esteja seca e bem dourada.
6. Vire a torta ainda quente sobre um prato de servir e acompanhe com salada de folhas.

5. Gazpacho

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador coloque todos os ingredientes da sopa e bata até ficar macio.
2. Coloque numa sopeira com tampa e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
3. Enquanto isso, coloque os cubinhos de pães em uma assadeira, tempere com azeite, alho e MAGGI Fondor e leve ao forno médio (180°C) até dourar.
4. Sirva a sopa com os cubinhos de pão e, se quiser, junte cubinhos de gelo.

6. Quiche de Tomates com Manjericão

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

1. Em um recipiente coloque a farinha de trigo, o MAGGI Fondor e o fermento em pó.
2. Junte a manteiga, o NESTLÉ Creme de Leite e a gema e misture bem até formar uma massa homogênea que desgrude das mãos.
3. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos.
4. Abra sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (25 cm de diâmetro).
5. Fure o fundo com um garfo e leve para assar no forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos.
6. Retire do forno e reserve.

Recheio

7. Em um recipiente, com o auxílio de um garfo, bata os ovos e o NESTLÉ Creme de Leite.
8. Adicione o queijo mussarela, o queijo parmesão, o manjericão, a noz-moscada e o sal e misture bem.
9. Coloque sobre a massa reservada e já fria e espalhe os tomates-cereja, distribuindo-os por toda a torta.
10. Leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que o recheio esteja firme e dourado. Sirva quente ou fria.

Dicas: Para que a massa se mantenha perfeita ao assar, dando bonito acabamento à quiche, forre-a com papel-manteiga ou papel-alumínio, preencha com grãos de feijão crus e leve para assar conforme solicitado na receita. Retire do forno, retire o papel e os feijões e deixe a massa esfriar antes de usá-la. Você pode utilizar esta técnica para qualquer torta, doce ou salgada, que peça para pré-assar massa.

7. Cozido de Pirarucu com Pirão Crocante de Castanha

Ingredientes

Cozido

Pirão de Castanha

Modo de preparo

Cozido

1. Em um recipiente tempere o peixe com pimenta-do-reino e o suco de limão.
2. Em uma panela grande coloque metade do azeite e espalhe em camadas metade da cebola, metade dos tomates e metade do pimentão.
3. Acomode os pedaços de peixe, deixando-os lado a lado e polvilhe com metade do centro.
4. Repita as camadas colocando o restante da cebola, dos tomates e do pimentão e finalize com o restante do azeite.
5. Dissolva os tabletes de MAGGI Caldo na água fervente e coloque sobre os ingredientes.
6. Junte a polpa de tomate, acomode a erva cidreira, tampe a panela e leve ao fogo médio por cerca de 25 minutos ou até que os vegetais estejam macios.
7. Acrescente o leite de coco e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, para tomar gosto. Reserve aquecido, enquanto prepara o pirão.

Pirão de Castanha

8. Separe 4 conchas do caldo do cozido e coloque em uma panela.
9. Leve para ferver e acrescente a farinha de milho em chuva, mexendo sempre para não empelotar.
10. Continue mexendo até que esteja cozido (cerca de 5 minutos).
11. Transfira para um recipiente, polvilhe a castanha-de-caju e a cebolinha e sirva acompanhando o Cozido de Pirarucu.

Dica: o pirarucu pode ser substituído por postas de vermelho ou garoupa (de mar) ou ainda tucunaré (de rio).

8. Tomate Recheado

Ingredientes

Modo de preparo

1. Corte o tomate ao meio e retire as sementes sem perfurar a base. Reserve.
2. Em uma frigideira aqueça o azeite e doure o frango, junte o tomate e o MAGGI MEU SEGREDO e cozinhe por cerca de 2 minutos em fogo baixo mexendo sempre.
3. Desligue o fogo e junte a ricota cremosa e a salsa e misture bem. Recheie os tomates reservados, e coloque em um refratário pequeno, polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos para gratinar. Sirva.

9. Nhoque de Batata-doce e Molico Vegetal com Molho de Tomate Ingredientes

Nhoque

Molho de Tomate

Modo de preparo

Nhoque

1. Em um recipiente, misture a batata-doce, a farinha de arroz, o MOLICO, o sal, a noz-moscada e a pimenta-do-reino.
2. Em uma superfície polvilhada com farinha de arroz, separe uma porção da massa, enrole e corte os nhoques.
3. Em uma panela com 1 litro de água fervente, cozinhe-os até que subam à superfície. Escorra e reserve.

Molho de Tomate

4. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e os tomates.
5. Adicione a água, o açúcar, o sal e a salsa.
6. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Sirva sobre o Nhoque.

10. Farofa de Tomate e Milho Verde Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma frigideira aqueça a manteiga e frite a cebola. Junte os tomates, o milho verde, o MAGGI Caldo e mexa bem até os tomates começarem a desmanchar.
2. Adicione, aos poucos, a farinha de mandioca e continue a mexer, até obter uma farofa úmida.
3. Acrescente a salsa picada e sirva a seguir.

11. Saladinha de Grãos com Molho Fresco de Tomate e Pimentão Ingredientes

Salada

Molho

Montagem

Modo de preparo

Salada

1. Em um recipiente, misture o arroz, o MAGGI MEU SEGREDO, o azeite, o vinagre balsâmico, a cenoura e o tomate. Reserve.

Molho

2. Em um liquidificador bata o MAGGI MEU SEGREDO, o azeite e o tomate.
3. Acrescente o pimentão, a cebola e continue batendo até formar um molho homogêneo. Reserve.

Montagem

4. Em tacinhas ou copinhos coloque um pouco do arroz, cubra com o molho e finalize com folhas de agrião, tomates cereja e lascas de queijo parmesão.

12. Meia-lua de Ricota e Tomate Ingredientes

Massa

Recheio

Montagem

Modo de preparo

Massa

1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes, adicionando a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem até soltar das mãos.
2. Embrulhe a massa em plástico filme e deixe descansar em geladeira por 6 horas.

Recheio

3. Em um recipiente, misture os ingredientes e reserve.

Montagem

4. Abra a massa com espessura média sobre uma superfície enfarinhada e corte em círculos com um cortador (9 cm de diâmetro).
5. Recheie cada círculo com uma colher (chá) do recheio.
6. Passe a clara de ovo nas bordas e junte as extremidades, apertando-as com o auxílio de um garfo.
7. Pincele com a gema e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva.

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Perguntas Frequentes

  • Quais são os principais tipos de tomate encontrados nos mercados brasileiros e quais são as suas características? O tipo mais comum é o tomate caqui, com casca avermelhada, tamanho longo e polpa suculenta, usados geralmente em sanduíches e saladas. O tomate cereja é uma versão pequena e usada em petiscos e lanches, além de ser usada também como decoração. O tomate uva é menor ainda e também é usado em aperitivos. Alguns supermercados agora estão vendendo tomates “nos cachos”, que ainda vem com parte dos galhos da tomateira, bastante suculentos e que duram bastante. Os tomates verdes são menos usados por conta da presença de substâncias que dificultam a digestão, mas também são ingredientes de receitas como tomates verdes fritos. Por fim, há os tomates selvagens, com várias cores, indo desde um amarelo pálido até preto, roxo, cor-de-rosa, laranja e branco, geralmente encontrados em restaurantes de alta gastronomia.

    Quais são os nutrientes encontrados no tomate e quais seus benefícios? O licopeno, substância que dá a cor avermelhada ao fruto, é um poderoso antioxidante, que traz benefícios diversos ao corpo, refreando o envelhecimento. O tomate também é uma boa fonte de fibras, além de vitamina C (50g de tomate podem fornecer cerca de 24% da quantidade diária de consumo recomendado de vitamina C), vitamina K e folato (vitamina B9), este último fundamental para o crescimento normal dos tecidos e da função celular, sendo particularmente importante para mulheres grávidas.

  • Quais são os benefícios do tomate para nossa saúde? As chances de ter ataques cardíacos e derrames podem ser reduzidas com o consumo de alimentos ricos em licopeno, como o tomate. Este antioxidante também pode reduzir o colesterol LDL (ruim) e produtos derivados do tomate podem ajudar a combater inflamações e processos oxidativos das nossas células, que causam o envelhecimento. O consumo frequente de tomate e seus derivados também ajuda a reduzir a incidência de câncer de próstata, pulmão e estômago. A saúde da pele também é beneficiada pelo consumo de tomates, pois o licopeno pode proteger contra queimaduras solares. Além disso, os tomates mais amarelados podem conter uma quantidade satisfatória de betacaroteno, que são convertidas pelo corpo em vitamina A.

     

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/types-of-tomatoes https://www.healthline.com/nutrition/foods/tomatoes#benefits https://www.healthline.com/nutrition/tomato-juice https://www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/edicoes/58/mat_capa.pdf https://www.healthline.com/health/food-nutrition/are-tomatoes-good-for-you

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas