Benefícios do vinagre de maçã

Legenda: 
Benefícios do vinagre de maçã

Muito usado como tempero nas saladas, no preparo de ovos cozidos ou marinados e até mesmo para lavar frutas e legumes, o vinagre de maçã é um ingrediente versátil. E, além de versátil, o vinagre de maçã ainda pode oferecer diversos benefícios ao corpo e à sua saúde. Vamos conhecer alguns deles?

 

Benefícios do vinagre de maçã: ajuda a eliminar bactérias

Desde o tempo de Hipócrates, o pai da medicina, há 2.000 anos atrás, o vinagre de maçã já era utilizado para esterilizar feridas.

Por ser antibactericida, o vinagre de maçã é utilizado para limpar e desinfectar, ajuda a tratar fungos, piolhos e acne.

Além disso, o vinagre de maçã inibe o desenvolvimento de bactérias como a E. coli, que causam infecções alimentares.

Desta forma, o vinagre de maçã é um bom ingrediente para higienizar alimentos, como frutas, legumes e verduras.

 

Benefícios do vinagre de maçã: auxilia no emagrecimento

Um dos benefícios do vinagre de maçã mais comentados é seu poder de auxiliar no emagrecimento. O vinagre de maçã promove a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos calorias e perca peso.

De acordo com um estudo realizado no Japão com 175 pessoas obesas, ingerir vinagre de maçã diariamente ajuda na perda de peso e de gordura na barriga. Ao longo de 3 meses, uma colher de sopa (15ml) de vinagre de maçã por dia levou a uma perda de 1,2 kg de peso, enquanto que duas colheres de sopa (30ml) de vinagre de maçã levaram a uma perda de 1,7 kg.

Assim, combinar a ingestão diária de vinagre de maçã com uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares resulta em uma perda significativa de peso ao longo dos meses.

 

Benefícios do vinagre de maçã: faz bem para os diabéticos

Um dos benefícios do vinagre de maçã é sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso beneficia aqueles que querem manter a glicose em níveis normais, sendo principalmente de interesse para pessoas com diabetes tipo 2.

Apesar do vinagre de maçã não substituir nenhum medicamento para diabetes indicado pelo seu médico, ele pode ser um aliado na tentativa de manter adequados os níveis de glicose no sangue.

De acordo com alguns estudos, ingerir vinagre de maçã pode aumentar a sensibilidade do corpo à insulina e diminuir o açúcar no sangue algumas horas após as refeições.

 

Benefícios do vinagre de maçã: pele e cabelos saudáveis

O vinagre de maçã ainda pode ser utilizado para fortalecer a pele e os cabelos! Basta diluir o vinagre em água e aplicar na pele ou nos cabelos para um resultado surpreendente. Dentre os benefícios do vinagre de maçã para a pele e os cabelos podemos citar:

Desta forma, mais um dos benefícios do vinagre de maçã é justamente sua capacidade de deixar sua pele mais bonita, jovem e saudável; e seus cabelos brilhantes, hidratados e sem frizz! Incrível não é mesmo?

Seja para emagrecer, passar no cabelo ou simplesmente temperar a salada e dar aquele sabor adicional, há muitos benefícios do vinagre de maçã para se explorar! Por isso, para saber mais sobre os benefícios do vinagre de maçã e de outros alimentos, que tal ficar de olho em nosso site Que Bem Que Faz?


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas