Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Benefícios dos pets para a saúde do ser humano

7 benefícios dos pets para nossa saúde

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

A convivência entre humanos e pets tem se mostrado cada vez mais benéfica. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Edellman Intelligence revelou que 80% das pessoas se sentem menos sozinhas na companhia de um pet, o que pode explicar o aumento de 400% na adoção de animais durante a pandemia do coronavírus. 

Os benefícios de ter um gato, cachorro ou outro animal de estimação vão além da companhia diária. Eles também podem ajudar na depressão dos seus donos, colaboram para a redução da timidez e facilitam a socialização.

Se você está na dúvida sobre se deve ou não trazer um pet para sua vida, continue a leitura e conheça mais sobre os benefícios de ter um cachorro, gato e outros animais! 

 

Humanos e animais: de onde vem essa relação? 

Há muitos anos, quando o mundo ainda era bem primitivo, o homem já havia descoberto a sua necessidade de se relacionar com os animais, fosse para proteger o local onde vivia seu grupo familiar, auxiliar na caça para garantir o alimento ou como meio de transporte.

Com o passar do tempo, algumas espécies foram sendo domesticadas. Há algumas teorias sobre isso, entre elas, a histórica de um lobo que, ao se relacionar com o homem, foi ficando dócil ao ponto de se juntar a ele para caçar e viver juntos, fornecendo proteção da moradia e recebendo alimentos. 

Com o passar do tempo, o ser humano foi saindo do seu estágio primitivo e o relacionamento com os animais foi despertando novas ideias nos estudiosos que passaram a apontar como essa relação pode trazer benefícios para a saúde.

No Brasil, tudo começou por volta de 1950 quando a doutora Nise da Silveira usou pets durante o tratamento em um hospital psiquiátrico onde ela atuava, no Rio de Janeiro. Ela passou a observar os benefícios de ter um gato ou cachorro na vida dos seus pacientes. 

A partir daí os bichinhos foram cativando cada vez mais médicos e tem emprestado sempre suas carinhas dóceis e alegres para tratar os humanos de suas enfermidades físicas e psicológicas.

7 benefícios de ter um gato ou cachorro para a saúde humana

E para quem gosta de tudo muito explicadinho, a razão para todo esse efeito dos benefícios de ter um cachorro, gato ou outros pets é bem simples. Vem com a gente conhecer!

1. Companhia certeira

A companhia de um animal de estimação pode trazer muita felicidade em todas as fases da vida, desde crianças, até idosos. Os animais são ótimos parceiros e acabam levando as pessoas a interagirem também fora de casa (quando levam o pet para passear), provocando uma injeção de ânimos.

2. Alívio dos sintomas da depressão

E já que estamos falando em felicidade, os pets também são ótimos para nos ajudar a mandar embora o estresse e a ansiedade, agentes motivadores da depressão. 

Os filhotinhos aumentam a nossa capacidade de sentir prazer nas pequenas coisas do dia a dia, dão bom humor e nos motivam a inserir novas práticas no cotidiano como, por exemplo, caminhada ou outras atividades físicas. 

Ou seja, é uma combinação de fatores que levam aos benefícios do pet à saúde.

3. Mente sã, corpo são

Se o bichinho de estimação está te motivando a fazer exercício, ele é realmente seu melhor amigo. Uma simples caminhada com o cachorro na pracinha, entrando em contato com Sol e ar livre, pode estimular a produção dos hormônios da felicidade e colocar todo seu corpo em movimento. 

Esse é um dos melhores benefícios de ter um cachorro. 

4. Melhora o desenvolvimento de crianças

A meninada adquire muito mais senso de responsabilidade convivendo com esses amiguinhos. Quer ter um bichinho? Então vai ter que limpar a sujeira dele, dar comida e água, dar banho e levar para passear. 

Com essas condições básicas eles aprendem a ser mais afetivos e sensíveis.

5. Melhora a socialização de crianças com autismo

As crianças com espectro autista têm muita dificuldade em socializar-se. Mas, com a ajuda de um animal de estimação isso pode mudar. É o que indicam alguns estudos em que os benefícios do pet para a saúde são pesquisados, com sua eficácia comprovada. 

No caso do autismo, os bichinhos reduzem a ansiedade e melhoram o comportamento social das crianças.

6. Reduz a dor

É por isso que já são vários os médicos e terapeutas que adicionam a presença de um pet no tratamento hospitalar em alguns casos. A sensação de ter a dor diminuída é provocada pelo relaxamento que os animais proporcionam aos pacientes. 

Essa redução da dor não é o único benefício do pet para a saúde. Com isso, ocorre também a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.

7. Ajudam a superar o luto

Alguns momentos da vida nos trazem bastante tristeza - a perda de um familiar é um deles. Porém, quem tem um animal de estimação vai encontrar mais facilidade para superar esse momento e sentirá menos solidão. 

Além de manter a mente ocupada, os pets dão carinho e alegria, ajudando o coração a superar a perda.

Cuidados com os pets

Os benefícios de ter um cachorro, gato ou outro tipo de pet são muitos, mas, é importante ter alguns cuidados, seja em casa ou no uso dos animais nas terapias assistidas. 

Afinal, como em qualquer convivência é preciso haver uma troca de cuidados. Nesse caso, os pets dão amor, carinho e saúde e, em troca, seus donos também cuidam deles garantindo sempre:

  • Vermifugação;

  • Alimentação adequada;

  • Vacinação em dia;

  • Banho e tosa;

  • Passeio (especialmente os cães);

  • Visita periódica ao veterinário.

E aí, foi convencido pelos benefícios de ter um gato ou cachorro em casa? Invista nessa relação! 

Continue explorando o mundo dos cães e gatos com dicas valiosas de veterinários e especialistas acessando o Patas da Casa!

 


Perguntas Frequentes

Quais são os benefícios de ter um gato?

Desde o ronronar do gato até as atividades que ele promove aos donos podem trazer benefícios. Para crianças menores de 1 ano, a presença do gato pode reduzir as chances do desenvolvimento de alergias, fazem companhia para crianças e adultos e são companheiros leais. 

Qual é a importância de ter um cachorro?

Ter um cachorro é sempre ter um motivo para se movimentar, para praticar algum tipo de exercício ou simplesmente ter um parceiro que pode te acompanhar por onde for. Eles são especialmente úteis e importantes para crianças, pois criam um senso de responsabilidade, e para idosos, fazendo companhia. 

Por que ter um animal de estimação faz bem?

Os animais de estimação atuam beneficamente em diversas esferas da nossa vida. Além do simples fato de nos fazerem sentir amados e queridos, eles nos incentivam a movimentar o corpo, conhecer outras pessoas, deixam nosso processo de envelhecimento mais saudável, melhorando inclusive dores crônicas. 

 

Referências

Curadores naturais: uma revisão da terapia e atividades assistidas por animais como tratamento complementar de doenças crônicas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2012. 

Convivência com animais de estimação: um estudo fenomenológico. Revista da Abordagem Gestáltica, 2016

As influências da terapia assistida por animais na promoção das Habilidades sociais. Repositório UniEvangélica.

O poder dos animais de estimação. News In Health (NIH), 2018.

10 benefícios para a saúde mental e física de ter animais de estimação. One Health Organization, 2021.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.