Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça 7 benefícios dos pets para a saúde do ser humano

Legenda: 
Benefícios dos pets para a saúde do ser humano

Imagine a cena. Pessoas em leitos da enfermaria de um hospital e de repente entra um labrador. É aquele cachorro grandão e bem bagunceiro, cheio de amor para dar. Esse mesmo do livro e do filme Marley e eu que emocionou tantas pessoas. Aí você pensa: “Mas o que um cachorro faz em um ambiente com gente doente?”. Acredite, ele ajuda, e muito, no tratamento.

Essa capacidade de alegrar e contribuir para a melhora da saúde não se resume aos cães. Gatos, cavalos, pássaros, hamsters, coelhos, peixes e tartarugas são algumas espécies incluídas na lista dos benefícios do pet para a saúde, que podem ser aproveitados em hospitais, em casa ou em qualquer outro ambiente.

E não é só o Que Bem Que Faz que está afirmando isso. A ciência tem comprovado o potencial dos animais de agir como condutores de cura para os humanos. Uma relação que, aliás, vem de muitooo tempo atrás.

LEIA TAMBÉM:

 

Um pouco de história

Lá atrás, quando o mundo ainda era bem primitivo, o homem já havia descoberto a sua necessidade de se relacionar com os animais, fosse como forma de proteger o local onde vivia seu grupo familiar, auxiliar na caça para garantir o alimento ou como meio de transporte.

Com o passar do tempo, algumas espécies foram sendo domesticadas. Há algumas teorias sobre isso. Uma das mais fortes é a história de um lobo que ao se relacionar com o homem foi ficando dócil ao ponto de se juntar ao dono para caçar e ainda protegia a morada dele.

 

Uma luz acesa na ciência

O tempo passou, o ser humano foi saindo do seu estágio primitivo e o carinho entre pessoas e animais foi despertando novas ideias nos estudiosos que passaram a apontar como essa relação pode trazer benefícios para a saúde.

No Brasil, tudo começou lá pelos anos de 1950 quando a doutora Nise da Silveira teve a brilhante ideia de aproveitar os benefícios do pet para a saúde mental em um hospital psiquiátrico onde ela atuava, no Rio de Janeiro. Ela usava cães e gatos.

A partir daí os bichinhos foram cativando cada vez mais médicos e tem emprestado sempre suas carinhas dóceis e alegres para tratar os humanos de suas enfermidades físicas e psicológicas.

 

Benefícios dos pets para a saúde humana

E para quem gosta de tudo muito explicadinho, a razão para todo esse efeito dos benefícios do pet na saúde dos humanos é bem simples. Vem com a gente conhecer!

1. Bye, bye tristeza e solidão

Quem disse que o processo natural do envelhecimento precisa ser marcado por tristeza e solidão é porque nunca conheceu o poder dos benefícios do pet na saúde dos idosos. A companhia de um animal de estimação traz muita felicidade nessa fase da vida e em todas! Os animais são ótimos parceiros e acabam levando as pessoas a interagirem mais também fora de casa (quando levam o pet para passear) e dão uma injeção de ânimos.

2. Sai pra lá depressão

E já que estamos falando em felicidade, os pets também são ótimos para nos ajudar a mandar embora o estresse e a ansiedade, agentes motivadores da depressão. Os filhotinhos aumentam a nossa capacidade de sentir prazer nas pequenas coisas do dia a dia, dão bom humor e nos motivam a inserir novas práticas no cotidiano como, por exemplo, atividades físicas. Ou seja, é uma combinação de fatores que levam aos benefícios do pet à saúde.

3. Mente sã, corpo são

Se o bichinho de estimação está te motivando a fazer exercício, ele é realmente seu melhor amigo. Uma simples caminhada com o cachorro na pracinha pode estimular a produção dos hormônios da felicidade, perder peso e ainda pode te fazer conquistar novas amizades e quem sabe, para os solteiros, até um novo amor.

4. Criançada feliz e com senso de responsabilidade

Se você tem criança em casa e cedeu aos pedidos de ter um pet, vai concordar com essa afirmação. A meninada adquire muito mais senso de responsabilidade convivendo com esses amiguinhos. É aquele negócio: Quer ter um bichinho? Então vai ter que limpar a sujeira dele, dar comida e água, dar banho e levar para passear. Com essas condições básicas eles aprendem a ser mais afetivos e sensíveis, amadurecendo.

5. Melhora a socialização de crianças com autismo

As crianças com espectro autista têm muita dificuldade em socializar-se. Mas, com a ajuda de um animal de estimação isso pode mudar. É o que indicam alguns estudos onde os benefícios do pet para a saúde são pesquisados e têm sua eficácia comprovada. No caso do autismo, os bichinhos reduzem a ansiedade e melhoram o comportamento social das crianças.

6. Reduz a dor

É por isso que já são vários os médicos e terapeutas que adicionam a presença de um pet no tratamento hospitalar em alguns casos. A sensação de ter a dor diminuída é provocada pelo relaxamento que os animais proporcionam aos pacientes. E essa redução da dor não é o único benefício do pet para a saúde. Com isso, ocorre também a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.

7. Ajudam a superar o luto

Alguns momentos da vida nos trazem bastante tristeza. A perda de um ente querido é um deles. Porém, quem tem um animal de estimação vai encontrar mais facilidade para superar esse momento. Além de manter a mente ocupada, os pets dão carinho e alegria, ajudando o coração a superar a perda.

 

Cuidados com os pets

Está aproveitando os benefícios do pet para a saúde? Então se liga que para essa relação de amor ser duradoura e satisfatória é preciso de alguns cuidados, seja em casa ou no uso dos animais nas terapias assistidas. Afinal, como em qualquer convivência é preciso haver uma troca de cuidados. Nesse caso, os pets dão amor, carinho e saúde e, em troca, seus donos também cuidam deles garantindo sempre:

 

Cuidados necessários nas terapias assistidas com animais

Para os profissionais da saúde que adotam os benefícios dos pets para a saúde dos pacientes é importante observar os seguintes cuidados:

Se você estava procurando motivos para adotar um bichinho, esta lista de benefícios do pet para a saúde vai ajudar. Para receber mais dicas de saúde, alimentação e bem-estar, é só explorar o conteúdo do Que Bem Que Faz.


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os principais benefícios dos pets para a saúde?

    Os animais podem ajudar a evitar a tristeza e a solidão, o estresse, a ansiedade e a depressão, ensinam as crianças a se socializar e ter mais senso de responsabilidade. Aumentam nossa capacidade de sentir prazer e bom humor e nos motivam a inserir novas práticas no cotidiano como, por exemplo, atividades físicas.

  • 2. Quais os benefícios dos pets no tratamento de crianças com autismo?

    Estudos apontam que a presença de animais de estimação reduz a ansiedade e melhoram o comportamento social das crianças com espectro autista.

  • 3. Os pets podem ajudar a aliviar a dor?

    A sensação de ter a dor diminuída é provocada pelo relaxamento que os animais proporcionam aos pacientes que estão em hospitais. E essa redução da dor não é o único benefício do pet para a saúde. Com isso, ocorre também a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.

  • 4. Quais os cuidados com os pets que participam de terapia assistida?

    A vacinação e vermifugação devem estar em dia, o animal não pode ter pulgas ou carrapatos, não pode comer carne crua e nem beber leite não pasteurizado, deve tomar banho 24 horas antes da visitação, visitar periodicamente o veterinário, os profissionais e pacientes devem lavar as mãos antes e depois do contato com o bicho, que não deve ter contato com urina, saliva, vômito ou feridas dos pacientes e têm que ser supervisionados.

     

Referências

https://www.scielo.br/j/rlae/a/pg4xnvGLyfnf9pQCmJdfs3K/?lang=pt&format=pdf http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672016000100007 https://www.redalyc.org/pdf/842/84201407.pdf https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/17280/1/TC%20Final%20%281%29.pdf https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/infuencia-e-beneficios-dos-animais-de-estimacao-na-vida-das-pessoas/ https://www.hypeness.com.br/2018/08/estudo-confirma-que-animais-de-estimacao-combatem-quadros-de-depressao-mais-grave/#:~:text=Estudo%20confirma%20que%20animais%20de%20estima%C3%A7%C3%A3o%20combatem%20quadros%20de%20depress%C3%A3o%20mais%20grave,-animais&text=Para%20al%C3%A9m%20de%20qualquer%20estudo,ansiedade%2C%20tristeza%20ou%20mesmo%20depress%C3%A3o. http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/11302/1/AS%20INFLU%C3%8ANCIAS%20DA%20TERAPIA%20ASSISTIDA%20POR%20ANIMAIS%20NA%20PROMO%C3%87%C3%83O%20DAS%20HABILIDADES%20SOCIAIS.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas