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Benefícios da rúcula: 7 motivos para consumir essa hortaliça

Legenda: 
Benefícios da rúcula

Amada por muitos e odiada por outros, a rúcula é uma hortaliça verde-escura que possui um amargor muito característico. Ela costuma ser utilizada em receitas de pizzas, tortas e principalmente saladas. Mas além de saborosa, essa folha possui diversas propriedades e substâncias benéficas à saúde. Por isso, se você curte essa hortaliça, não deixe de conferir o nosso artigo de hoje sobre os benefícios da rúcula. Durante a leitura, você vai descobrir que a cor e o sabor da rúcula são bem mais do que apenas agradáveis aos olhos e ao paladar. De quebra, você também vai aprender algumas receitas deliciosas para consumir essa hortaliça nas suas refeições de uma maneira muito mais gostosa!

 

Qual a influência da cor nos benefícios da rúcula?

Incluir as hortaliças na sua rotina de alimentação, por si só, já te ajuda a garantir uma dieta mais nutritiva, pois elas são ricas em diversas vitaminas e minerais. Mas você sabia que a cor das folhas indica quais são os melhores benefícios que elas podem oferecer para sua saúde? A cor verde na rúcula – assim como em seus primos espinafre, agrião e couve – sinaliza que ela é rica em vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Esses nutrientes indicam que esses alimentos são bons para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o trânsito intestinal.

 

E quanto ao sabor? Qual a influência dele nos benefícios da rúcula?

Os paladares mais delicados costumam estranhar à primeira vista o sabor marcante dessa hortaliça. Se você não gosta desse amargor e costuma dispensar a rúcula na hora de fazer as suas saladas, nós temos algumas informações que podem te ajudar a repensar essa decisão! Você sabia que as hortaliças amargas são recheadas de ótimos nutrientes? Essas folhas são boas para a digestão, ajudam a fortalecer o sistema nervoso, beneficiam a saúde dos olhos e contribuem para uma coagulação saudável do sangue. Gostou dos benefícios da rúcula, mas ainda não sabe como inserir essa hortaliça na sua dieta? Não se esqueça de conferir as receitas no final do artigo!

 

Benefícios da rúcula

Agora que você já sabe qual a influência da cor e do sabor nas hortaliças verdes, chegou o momento de falar especificamente dos benefícios da rúcula. Confira abaixo como essa hortaliça deliciosa pode te ajudar a dar um up na sua saúde!

1. Benefícios da rúcula: auxilia no processo de digestão

A abundante presença da fibra é um ótimo benefício da rúcula, pois esse componente nutricional ajuda a estimular o trânsito intestinal. As fibras agem no aumento e na densidade das fezes, o que facilita as idas ao banheiro e ajuda a evitar a prisão de ventre.

2. Benefícios da rúcula: contribui para o controle do diabetes

Os diabéticos também podem aproveitar os benefícios da rúcula, pois a presença das fibras no alimento faz com que os carboidratos sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo, o que ajuda a regular o nível de açúcar e gordura no sangue. A rúcula ainda tem outro papel importante para o controle do diabetes, pois seus componentes contribuem para que o organismo se torne mais sensível à insulina.

3. Benefícios da rúcula: pode ajudar a reduzir o risco de câncer

Pesquisas sobre a influência dos vegetais crucíferos (agrião, rúcula, brócolis, couve-flor, e etc.) apontaram que esses alimentos podem ajudar a combater o desenvolvimento e multiplicação das células cancerígenas. Os estudos associaram o consumo desses vegetais a uma menor incidência de câncer de mama, próstata e cólon.

4. Benefícios da rúcula: faz bem para a visão

Um dos melhores benefícios da rúcula é que ela é rica em betacaroteno e luteína, compostos indiretos da vitamina A. Essas substâncias são aliadas da saúde dos olhos e não são produzidas naturalmente pelo organismo. Por isso, é preciso consumir alimentos ricos em vitamina A, como a rúcula, para obter seus benefícios. Os componentes da rúcula agem na prevenção da degeneração macular, doença que atinge a retina, levando à perda progressiva da visão.

5. Benefícios da rúcula: pode auxiliar no emagrecimento

Para quem está em busca de perder peso, a rúcula pode ser um bom ingrediente para adicionar à rotina alimentar. Isso porque a hortaliça possui baixo valor calórico e é rica em fibras, componentes que ajudam a prolongar a sensação de saciedade. Vale lembrar que para aproveitar os benefícios da rúcula, é preciso aliar o consumo da folha à prática de exercícios físicos e a uma dieta equilibrada.

6. Benefícios da rúcula: ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

Outro benefício da rúcula é que ela é rica em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Essas substâncias agem no combate aos radicais livres (moléculas liberadas pelo organismo que podem acelerar o envelhecimento das células), contribuindo para que você tenha pele e cabelo saudáveis e bonitos por mais tempo.

7. Benefícios da rúcula: melhora a saúde dos ossos

Os minerais são elementos essenciais para a boa saúde dos ossos, principalmente o cálcio. A boa notícia é que a rúcula também é rica nesses componentes, o que faz com que ela seja uma ótima aliada da saúde dos ossos. Os minerais ajudam a aumentar a resistência e a densidade óssea, contribuindo para que você tenha ossos mais fortes e saudáveis.

 

Receitas com rúcula

Depois de conhecer todos esses benefícios da rúcula, chegou o momento de aprender algumas receitas deliciosas, para incorporar esse alimento nutritivo à sua dieta. Confira!

Salada de Rúcula: não poderíamos começar a nossa seleção de receitas por outro prato! Além de serem deliciosas, as saladas são a melhor forma de obter todos os benefícios da rúcula. Essa versão traz a hortaliça acompanhada de melão em cubos, molho de laranja e um crocante feito de semente de mamão.

Salada de Rúcula Especial: essa salada especial traz os benefícios da rúcula incrementados com outros ingredientes saudáveis, como o queijo cottage, a carambola e um molho feito de pimenta-rosa triturada.

Salada de Feijão Branco e Rúcula: para quem procura uma sustância a mais, essa salada traz a rúcula acompanhada de feijão-branco cozido, salsinha, cebola, pimentão e cenoura. É uma delícia e muito fácil de fazer.

Salada de Macarrão ao Pesto de Rúcula: se você não gosta muito de comer as folhas cruas, mas não abre mão dos benefícios da rúcula, vale a pena experimentar essa receita de salada de macarrão com molho pesto feito de rúcula e azeitonas.

Arroz com Rúcula: o seu arroz de cada dia também pode ganhar um up com os benefícios da rúcula. A sua refeição vai ficar ainda mais gostosa e nutritiva!

Risoto de Carne e Rúcula: para quem gosta de risoto, nós temos essa receita de risoto de carne incrementado com os benefícios que a rúcula oferece. Além de muito nutritiva, essa receita é uma delícia!

Risoto de Camarão e Rúcula: se você não gosta de carne vermelha, confira essa opção de risoto com rúcula e camarões dourados na manteiga. Vale a pena experimentar!

Pizza Mista de Rúcula: a pizza não poderia faltar em nossa seleção! Nessa versão deliciosa da receita italiana, a massa é feita de pão sírio, e depois é recheada com tomate caqui, presunto, rúcula e requeijão cremoso.

Ciabatta Especial: para quem procura uma receita mais rápida, esse lanche no pão ciabatta é uma delícia e traz todos os benefícios da rúcula unidos em um lanche delicioso, que ainda leva atum, tomate e requeijão cremoso.

Wrap Mediterrâneo: tão deliciosa quanto o prato anterior, essa receita de tortilha integral feita com iogurte light, azeitonas pretas, tomate seco e rúcula é fácil de fazer e fica pronta rapidinho.

Para mais dicas sobre saúde e alimentação, não deixe de acompanhar as atualizações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Qual a melhor forma de conservar a rúcula fresca?

    A rúcula é uma hortaliça muito delicada. Por isso, se você quer que ela dure mais é preciso guardá-la na geladeira protegida em um recipiente plástico. Um bom truque para que as folhas durem mais e se mantenham crocantes é secá-las com papel toalha antes de colocar no potinho. Depois de secas, intercale as folhas em camadas de papel toalha. Assim, sua rúcula se manterá fresquinha e verde por mais tempo. Fazendo isso, ela pode durar até quatro dias. Caso você não possa armazená-la em um refrigerador, o ideal é consumir a rúcula em até um dia.

    Pode branquear a rúcula?

    Uma das melhores maneiras de conservar os benefícios da rúcula por mais tempo é por meio da técnica de branqueamento. Nesse processo, o alimento é colocado em água fervente e em seguida é levado à água fria. Esse choque de temperatura ajuda a conservar os nutrientes da comida para que ela possa ser levada ao congelador. É possível fazer isso com a rúcula, mas é preciso ser cuidadoso com o tempo de fervura. Por ser muito delicada, a rúcula (e outras hortaliças) só pode estar em água quente por até 1 minuto. Depois disso, ela pode se desfazer e seu trabalho pode ir por água abaixo.

     

Fontes

https://www.cfn.org.br/index.php/rucula-2/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4065051/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24950293/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/bioproject/?term=Eruca%20sativa https://www.embrapa.br/documents/1355126/2250572/revista_ed2.pdf/74bbe524-a730-428f-9ab0-ad80dc1cd412 https://diabetes.org.br/fibras-e-diabetes/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas