Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça mais sobre chá calmante para idoso

Legenda: 
Chá calmante

Estima-se que ao menos 5% dos idosos com mais de 65 anos sofrem com a ansiedade. Com ela, os problemas para dormir e a necessidade de se acalmar surgem. Além disso, uma pesquisa feita pela universidade de Toronto calculou que uma pessoa com 70 anos dorme em média uma hora a menos do que um adulto normal. Dessa forma, é preciso encontrar formas de solucionar esse problema, e os chás calmantes são boas opções para que os idosos possam dormir melhor.

 

Chá calmante para idoso dormir: Camomila

A camomila é popular na preparação de chá calmante, já que a planta contém um antioxidante chamado apigenina que se conecta a alguns receptores do cérebro e causa sonolência, melhorando a qualidade do sono. Além disso, sua função antioxidante também previne doenças crônicas como diabetes, colesterol, problemas do coração e até câncer.

O chá de camomila também é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, que melhoram a digestão, previnem úlceras e diarréia, reduzem a acidez do estômago e evitam o crescimento de bactérias que podem fazer mal.

Outro motivo pelo qual o chá de camomila é uma boa opção de chá calmante para idoso, é sua capacidade de reduzir o estresse. De acordo com uma pesquisa canadense, idosos que beberam uma ou duas xícaras de chá de camomila tiveram os níveis de serotonina (hormônio do bem estar) e melatonina (hormônio do sono) aumentados, sofrendo menos com o estresse e a ansiedade. Por fim, o chá de camomila tem efeitos positivos também contra a dor de cabeça.

 

Chá calmante para idoso: Jasmim

Uma ótima opção de chá calmante para idoso que está sofrendo com ansiedade ou estresse, o chá de jasmim ajuda a diminuir a frequência cardíaca e estimula a função parassimpática do cérebro – isto é, a parte responsável pela calma, saciedade, repouso e digestão. No entanto, o chá de jasmim contém cafeína e, por isso, deve ser ingerido ao menos meia hora antes de dormir para que não atrapalhe seu sono. Afinal, ao tomar o chá de jasmim é comum se sentir relaxado e calmo, mas com energia.

Dentre os diversos benefícios presentes no chá de jasmim podemos citar as propriedades antioxidantes; os benefícios à saúde do coração, pois é rico em polifenóis (que são substâncias que ajudam a proteger as artérias contra o colesterol ruim); e a proteção contra doenças degenerativas como o Parkinson e o Alzheimer, pois ele reduz a inflamação no corpo e neutraliza os danos causados pelos radicais livres.

Desta forma, o chá de jasmim é uma boa opção de chá calmante para idosos que sofrem de estresse e ansiedade.

 

Chá calmante para idoso: Maracujá

O chá de maracujá pode ser uma boa opção de chá calmante para idoso por conta dos diversos benefícios que essa fruta oferece. O maracujá é rico em vitaminas e minerais – como o magnésio, que está associado ao tratamento da ansiedade. Ele também tem efeitos calmantes e sedativos, e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Um estudo feito no Japão mostrou que animais que ingeriam maracujá adormeceram mais rápido e mais profundamente.

Além disso, o maracujá pode ajudar a baixar a pressão arterial, auxiliar na saúde do coração, é anti-inflamatório, ajuda a regular os níveis de insulina no sangue e melhora o sistema imunológico, por ser rico em vitamina C. Sendo assim, o chá de maracujá é uma das opções mais ricas em vitaminas e minerais.


Perguntas frequentes

  • Quantas horas de sono um idoso precisa?

    Um idoso saudável deve ter entre 7 e 8 horas de sono por dia.

  • Qual a melhor parte do maracujá para fazer chá calmante para idoso?

    O efeito calmante da maior parte dos maracujás se encontra nas folhas e caules da fruta. Contudo, o maracujá pérola possui as substâncias de efeito calmante mais concentradas na polpa da fruta.

  • Como acalmar um idoso agitado?

    Nesse momento, o melhor a se fazer é manter a calma, não discutir ou gritar com o idoso nem encostar nele, tentar demonstrar carinho e compreensão e se comunicar de forma clara, seja através de gestos ou frases curtas.

    Fontes:

    https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2014/08/por-que-pessoas-mais-velhas-tem-mais-dificuldade-para-dormir.html

    https://idosos.com.br/transtorno-de-ansiedade/

    https://institutodosono.com/artigos-noticias/sono-do-idoso/

    https://livingmaples.com/mag/chamomile-tea-for-seniors/

    https://www.medicareplanfinder.com/blog/7-best-teas-for-healthy-seniors/

    https://www.coffeeteaclub.co.uk/can-jasmine-tea-help-you-sleep/

    https://www.healthline.com/nutrition/jasmine-tea-benefits

    https://veja.abril.com.br/saude/os-efeitos-do-consumo-do-cha-no-alzheimer/

    https://cuideo.com.br/2019/05/27/why-sleeping-soundly-keeps-your-skin-looking-youthful/

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5542920/

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/323795#what-is-passionflower

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/324383#side-effects

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/324383#fiber

Fontes:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Neurociencia/noticia/2014/08/por-que-pessoas-mais-velhas-tem-mais-dificuldade-para-dormir.html https://idosos.com.br/transtorno-de-ansiedade/ https://institutodosono.com/artigos-noticias/sono-do-idoso/ https://livingmaples.com/mag/chamomile-tea-for-seniors/ https://www.medicareplanfinder.com/blog/7-best-teas-for-healthy-seniors/ https://www.coffeeteaclub.co.uk/can-jasmine-tea-help-you-sleep/ https://www.healthline.com/nutrition/jasmine-tea-benefits https://veja.abril.com.br/saude/os-efeitos-do-consumo-do-cha-no-alzheimer/ https://cuideo.com.br/2019/05/27/why-sleeping-soundly-keeps-your-skin-looking-youthful/ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5542920/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/323795#what-is-passionflower https://www.medicalnewstoday.com/articles/324383#side-effects https://www.medicalnewstoday.com/articles/324383#fiber

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas