Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá de babosa: conheça a história, os benefícios e as receitas

Legenda: 
Chá de babosa

Quando aparece alguém com cabelos ou pele bonitos e sedosos, muita gente já pensa: com certeza usa cremes à base de babosa. A planta é conhecida por seus efeitos embelezadores, muito aproveitados pela indústria de cosméticos. O que talvez ainda não saiba é que os benefícios dessa erva não estão apenas nos cremes: o chá de babosa é mais uma forma de usar a planta para os cuidados com a saúde.

O chá da babosa é um remédio natural poderoso com efeitos dos mais diversos no organismo, que ajudam quem, além de querer ficar bonitão ou bonitona, também quer ter saúde. A Aloe vera, como é conhecida a planta, tem ação cicatrizante, antiinflamatória, bactericida, laxante e agente desintoxicante; e ainda contém vitaminas C, E, do complexo B, ácido fólico, minerais, além de substâncias que regeneram a pele afetada por queimaduras ou feridas.

LEIA TAMBÉM:

 

História da babosa

O uso da babosa é tão antigo que tem uma história gigante envolvendo a erva. E, para não ficar cansativo e a gente partir logo para falar dos benefícios do chá de babosa, vamos fazer um resumo desse processo histórico – é rapidinho, sai daí não! Pega uma xícara de chá de babosa com mel que, antes mesmo de acabar a bebida, você já estará conhecendo tudo sobre a história da planta.

Alguns pesquisadores contam que na antiguidade mulçumanos e judeus chegaram a suspender babosa na porta de entrada das casas. Isso mostrava a crença desses povos de que a Aloe vera teria o poder de protegê-los de todos os males. Até personagens famosos da história da humanidade brigavam pela babosa.

Cleópatra e Alexandre, o Grande, foram alguns deles. Deve ser por isso que os livros contam que a Cleópatra tinha uma grande beleza; já Alexandre, sabia o potencial que a planta tinha de cicatrizar feridas e a usava em seus soldados.

Na Grécia antiga, o chá da babosa era muito utilizado para tratar dor de estômago, dor de cabeça, alergias, manchas na pele e também com uma finalidade conhecida até hoje – que, inclusive, já citamos acima –: para tratar queimaduras.

Aí o tempo foi passando, a história foi se confirmando, e a erva babosa acabou conquistando o interesse até dos cientistas, que pesquisam o poder das plantas para prevenir e tratar doenças. Hoje em dia, o chá de babosa faz parte do nosso cotidiano.

 

Para que serve chá de babosa?

Cicatrização

Como você já deve ter percebido, a Aloe vera traz inúmeras vantagens à saúde. A mais famosa de todas é a ação cicatrizante do chá de babosa no organismo. Sim, a erva surte efeito tanto sendo colocada diretamente no local do ferimento, como também através da ingestão do chá – até porque, existem feridas internas que somente a bebida pode alcançar.

É por isso que o chá de babosa é muito indicado também para tratar problemas no intestino e estômago, como úlceras e gastrite. Os efeitos antiinflamatório e bactericida dos chás feitos com babosa impedem que as bactérias se proliferem no local afetado, acelerando o processo de cicatrização.

No tratamento da psoríase e dermatite

Sabe aquela irritação na pele? Ou no couro cabeludo, que fica com escamas que parecem caspa? Isso é psoríase, e o chá de babosa é um santo remédio natural para ajudar no seu tratamento. As dermatites são muito parecidas com a psoríase e também podem ser tratadas com o auxílio de chá de erva babosa.

É quase a mesma coisa que ocorre na cicatrização de feridas, porque o chá de babosa auxilia na regeneração da pele e, como tem vitamina C, contribui para aumentar a imunidade, que quando está baixa pode acabar facilitando o surgimento desses problemas.

Chá de babosa é bom para diabetes

Olha só como são grandes os benefícios do chá de babosa: até no tratamento da diabetes a erva tem efeitos, podendo melhorar a qualidade de vida dos diabéticos. Estudos mostram que o gel da erva babosa consegue reduzir a glicose, o que é uma ótima notícia para quem tem diabetes do tipo 1 ou do tipo 2.

 

Mais vantagens de beber chá de babosa

Há alguns outros benefícios em beber chá de babosa, que vamos elencar. Um deles é sua ação antimicrobiana, que combate fungos e vírus. A herpes genital é outra que entra na lista dos problemas de saúde que podem ser tratados com Aloe vera. As gengivites também são tratadas com a planta.

Ou seja, uma xícara de chá de babosa, 2 a 3 vezes por dia, só vai fazer bem. O acompanhamento médico também é importante para tratar todas as doenças que apontamos – por isso, nunca deixe de procurar a orientação de um especialista.

 

Chá de babosa na gravidez

As gravidinhas de plantão precisam ficar atentas: o chá da babosa é muito bom e traz muitos benefícios, porém não durante a gestação – essa é uma contra-indicação do chá de erva babosa. Existem substâncias na planta que fazem o uso oral da Aloe vera não ser recomendável na gravidez, pois podem provocar aborto.

Essas mesmas substâncias, conhecidas como antraquinonas, quando consumidas em excesso, podem provocar diarreia, cólicas e náuseas. Então, fique bem atento para não exagerar no chá de babosa.

 

Como preparar chá de babosa - 3 receitas fáceis

Agora que você já sabe tudo sobre essa planta e como é bom beber chá de babosa, chegou a hora de aprender a receita.

Chá de babosa com limão

Ingredientes

Modo de preparo

Comece a preparar o chá de babosa pela higienização da folha. Lave bem tudo o que for usar. Depois, corte a folha de forma longitudinal (aquele formato compridinho) e retire o gel. Misture o gel com água e leve para ferver. Após a fervura, desligue o fogo e adicione o limão, tampando o recipiente em seguida. Deixe a mistura repousar por 5 minutos, adoce com mel e sirva.

Esse preparo é feito com limão, porque a fruta ajuda a dar aquela disfarçada no gosto amargo da planta.

Chá de babosa com gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

A dica sempre é lavar a folha antes de preparar o chá de babosa. Nessa receita você vai cortar a folha em cubos pequenos e colocar para ferver junto com a água e o gengibre. Quando levantar fervura, desligue o fogo e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Coe o chá e sirva adoçado com açúcar ou mel.

Chá de babosa com laranja

Ingredientes

Modo de preparo

Lave bem a folha da babosa, corte e retire o gel. Misture o gel com a água e o suco de laranja, e leve ao fogo para ferver. Depois de ferver é só beber ainda morno, adoçado ou não.

Só há vantagens em tomar uma xícara de chá de babosa! Além da beleza, a planta ajuda a combater muitos males. É por isso que preparar chás da babosa de maneira fácil e descomplicada é uma boa pedida.


Perguntas frequentes

  • 1. Para que serve chá de babosa?

    O chá de babosa ajuda no tratamento de cicatrização de feridas e queimaduras; combate a psoríase e dermatites; reduz a glicose do organismo e ajuda no controle da diabetes; combate fungos e vírus; trata herpes genital e gengivite.

  • 2. Por que chá de babosa é bom?

    A Aloe vera, como é conhecida a babosa, tem ação cicatrizante, antiinflamatória, bactericida, laxante e agente desintoxicante; e ainda contém vitaminas C, E, do complexo B, ácido fólico e minerais, além de substâncias que regeneram a pele afetada por queimaduras ou feridas.

  • 3. Como preparar chá de babosa?

    O chá de babosa pode ser feito com limão, gengibre ou laranja, e adoçado com açúcar ou mel. Esses ingredientes ajudam a disfarçar o gosto amargo da planta.

  • 4. Grávidas podem beber chá de babosa?

    As mulheres grávidas não devem beber chá de erva babosa, pois existem substâncias na planta que fazem o uso oral da Aloe vera provocar aborto.

     

Referências

http://www.faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/U71PdgToK70xtc4_2013-5-10-12-16-59.pdf https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/11570/1/TCC%20MARIANA%20GOMESSS%20com%20todas%20as%20corre%C3%A7%C3%B5es%20solicitadas.pdf https://www.scielo.br/j/rbpm/a/xVWmRtwnWBjLcSmMJKjcCcN/?format=pdf&lang=pt https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2607/1/Santos.pdf https://saude.abril.com.br/medicina/psoriase-entenda-o-que-e/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas