Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá da folha de pitanga: 5 benefícios da planta

O ditado "é nos menores frascos onde estão os melhores perfumes" se aplicaria perfeitamente à pitanga. Uma fruta miudinha, bem delicada, mas com grandes benefícios. Sem contar que o sabor azedinho sem parecer limão e o aroma refrescante, encantam quem consome a fruta, seja in natura ou em receitas.

A pitanga é tão boa que dá para aproveitar tudo, inclusive a folha. Sim! Por exemplo, você pode fazer um chá de folha de pitanga (muitas vezes chamado de chá de pitanga), que é uma delícia e também cheio de benefícios impressionantes.

Quer saber mais? Então se liga e pega uma canequinha de chá que rapidinho a gente te explica tudo.

 

Benefícios do chá da folha da pitanga

Que Bem Que Faz vai te mostrar benefícios do chá de pitanga para a saúde que vão fazer você se encantar por essa bebida. A gente já adianta que tanto a fruta como a folha são ricas em vitaminas A, C, do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo. Só pedimos que, além de aderir à bebida, lembre-se sempre de procurar um especialista para te orientar, porque alguns problemas de saúde precisam de acompanhamento médico.

1. Chá de pitanga ajuda a prevenir doenças crônicas

A folha da pitanga é rica em substâncias chamadas flavonoides. O nome pode parecer estranho, mas seus efeitos são maravilhosos. Os flavonoides possuem efeitos antioxidantes, aqueles aliados incríveis que evitam o envelhecimento precoce e, junto com ele, doenças , como hipertensão e doenças cardíacas. Começamos bem a nossa lista com os benefícios do chá de pitanga, não é?

2. Sistema imune fica fortalecido com chá de pitanga

Já revelamos que o chá de pitanga é uma ótima fonte de vitaminas A e C e o que isso quer dizer? Quer dizer que aderir a umas xícaras de chá de pitanga dá uma força para o seu sistema imune. Com a imunidade alta, é bem mais fácil manter a saúde e se livrar de doenças. E não é só a gripe que ficará distante de você: doenças do coração e da visão também terão mais dificuldade para atingir seu organismo.

3. Elimine fungos e bactérias com chá de pitanga

Quer saber o que mais vai ficar longe de você depois de aprender a como preparar chá de pitanga? A gente conta. Os fungos e as bactérias. São os compostos fenólicos que trazem esse poder para a pitanga. Esses compostos são na verdade um conjunto de moléculas que funcionam como as engrenagens de um relógio que se encaixam e trabalham juntas para proteger o organismo contra doenças. E se combate bactérias, tomar chá de pitanga para infecção urinária pode ser uma opção, sim (aliado ao acompanhamento médico, não custa lembrar).

4. Chá de pitanga para diarreia?

Infelizmente, é bem provável que você já tenha sido vítima de uma diarreia que te impediu de dormir, trabalhar e te causou muita dor e desconforto (sem falar nos constrangimentos…). A gente não quer que isso se repita, mas se acontecer não vai durar muito tempo porque o chá de pitanga é uma mão na roda. Por conta das suas propriedades antibacterianas, a folha de pitanga pode ajudar a eliminar a causa da diarreia, se ela for uma bactéria. Além disso, o chá de pitanga vai te manter hidratado, o que é importante nessas situações.

 

Como fazer chá de pitanga

Sabendo que o chá de pitanga promove tantos benefícios à saúde, é importante também aprender como preparar essa bebida. Separamos duas receitas super fáceis para você ter todo o poder da folha da pitanga em casa.

Chá de folha de pitanga

Ingredientes

Modo de preparo

Ferva a água e quando ela começar a fazer bolhas desligue o fogo e adicione 5 folhas de pitanga. Cubra o preparado com uma tampa por cerca de 5 minutos e depois é só servir, de preferência sem açúcar.

Chá de pitanga com limão e alho

Ingredientes

Modo de preparo

Comece amassando o alho e leve ao fogo com água. Assim que começar a ferver, apague o fogo e adicione o suco de ½ limão. Tampe o recipiente e deixe a infusão descansar por 3 minutos. Sirva adoçado com mel.

Curtiu o chá de pitanga? Para conhecer outros chás maravilhosos, é só explorar Que Bem Que Faz. Falamos de chá anti-inflamatório, chá mate e muito mais!


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do chá de pitanga para a saúde?

    Entre os benefícios do chá de pitanga estão o fortalecimento da imunidade, o que ajuda a combater doenças como gripes, doenças do coração, impede a proliferação de fungos e bactérias, previne a hipertensão e combate a diarreia.

  • 2. Quais os nutrientes da pitanga?

    A fruta e a planta são ricas em vitaminas A, C, do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo.

  • 3. Como fazer chá de pitanga?

    Coloque água para ferver e quando tiver formando bolhas adicione as folhas da pitanga. Deixe em infusão por alguns minutos e depois é só servir.

     

Referências

http://www.saocamilo-sp.br/novo/eventos-noticias/saf/resumo-34.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/22346/1/KatiaCristinaBorges_TESE.pdf http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4192/1/PDF%20-%20Andr%C3%A9%20Luiz%20Dias%20Ribeiro%20Nascimento.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22346/1/KatiaCristinaBorges_TESE.pdf https://www.scielo.br/j/aib/a/XKFppRWGQWvG6RKwXtCWjkq/?lang=en

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas