Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá de guaco: saiba o que é e entenda como ele pode te ajudar

Legenda: 
Chá de guaco

É muito comum ver os casos de gripes e resfriados darem um salto durante o inverno. Para combater essas doenças e passar pela época mais fria do ano com saúde, muitas pessoas recorrem aos chás naturais. São muitas as infusões conhecidas por ajudar a aliviar os sintomas dessas doenças – como o chá de limão e mel, de gengibre, de alho, de erva-cidreira, entre tantas outras. Uma erva que poucas pessoas conhecem, mas que possui muitas propriedades que fazem bem para a saúde é o guaco. O chá de guaco se destaca por ser um dos melhores aliados no combate a doenças do sistema respiratório, pois possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras (promove o relaxamento dos brônquios). Ficou curioso? Vem com a gente para conhecer mais sobre essa planta maravilhosa!

 

Chá de guaco: o que é e de onde vem

O guaco é uma planta trepadeira nativa da América do Sul. Aqui no Brasil, a erva cresce naturalmente em várias regiões, mas principalmente na Mata Atlântica. O chá de guaco se popularizou pelo país por suas propriedades capazes de amenizar os sintomas de gripes e resfriados, mas a erva já era utilizada pelos indígenas como antídoto para o veneno de cobra.

Ao procurar pela planta no Brasil, você pode se deparar com vários nomes diferentes. Dependendo da região, o guaco pode ser chamado de erva-de-bruxa, erva-de-cobra, guaco-liso ou cipó-caatinga. Mas, independente de qual for a nomenclatura utilizada, os benefícios do chá de guaco são uma unanimidade por todo o país!

 

Chá de guaco: para que serve?

Durante o inverno, é comum se multiplicarem os casos de resfriados e gripes. Contra os sintomas dessas doenças, o chá de guaco pode ser um grande aliado! Confira abaixo algumas propriedades dessa bebida natural:

Ajuda a limpar o peito das secreções da gripe

Um dos sintomas mais chatos da gripe é a sensação de peito cheio e nariz escorrendo. Para aliviar esse incômodo, o chá de guaco pode ser uma ótima pedida, pois ele possui ação expectorante. Isso quer dizer que a bebida ajuda a eliminar essas secreções, limpando o peito. O chá de guaco age no combate a esses sintomas reduzindo a viscosidade do muco, o que ajuda a aumentar a fluidez da secreção, facilitando a excreção de todo o líquido.

Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico

Uma das causas que mais leva ao surgimento de gripes e resfriados é o sistema imunológico fraco. O chá de guaco, além de agir no alívio dos sintomas dessas doenças, também contribui para a prevenção, pois ajuda a fortalecer a imunidade. A infusão da erva ajuda a potencializar as defesas do organismo, pois estimula a produção de glóbulos brancos no sangue.

Alivia os sintomas da bronquite

A bronquite é uma doença que tem por principal característica a inflamação dos brônquios – os tubos que levam o ar aos pulmões. Os sintomas mais comuns dessa enfermidade são a falta de ar e a tosse seca. O chá de guaco pode ser um bom aliado para aliviar esses sintomas, pois ele ajuda a abrir os brônquios, permitindo a passagem do ar. Os portadores de asma também podem se beneficiar da ação do chá de guaco.

Age contra inflamações na garganta

O chá de guaco também é muito benéfico para aliviar a inflamação na garganta. Por ser rica em cumarina, a bebida ajuda a diminuir a tosse e a rouquidão, além de amenizar outros sintomas de gripe.

 

Como preparar o chá de guaco?

Para fazer o chá de guaco é muito simples, você só precisa seguir os passos abaixo:

Ingredientes

Como fazer

Para acompanhar o seu chá de guaco, uma boa pedida é adicionar suco de limão ou raspas de gengibre ao preparo. Não é necessário adoçar a receita, pois a folha já possui uma certa doçura; mas, caso ache necessário, adicione algumas gotinhas de adoçante.

Como você viu, o chá de guaco é ótimo para fortalecer a imunidade e aliviar os sintomas da gripe. Então, para complementar os benefícios do seu chá de guaco, não deixe de conferir esse artigo sobre alimentos que ajudam a dar um up na imunidade. E, se você quiser, visite outros artigos do Que Bem Que Faz – tem muita informação de qualidade esperando por você!

 

Fontes

https://www.ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/#:~:text=J%C3%A1%20a%20Fitoterapia%20%C3%A9%20uma,popular%20das%20plantas%20em%20si.

https://www.scielo.br/j/rbpm/a/NdSkNbYh6JxZp95LwvGJwvb/?format=pdf&lang=pt

https://ala-bie.sibbr.gov.br/ala-bie/species/325548?lang=pt_BR

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20636868/#:~:text=In%20current%20herbal%20medicine%20in,and%20flu%2C%20coughs%20and%20asthma.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas