Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá de hortelã: é bom e faz bem para a saúde

Legenda: 
Chá de hortelã

De sabor e aroma refrescantes, a hortelã é uma erva muito versátil que é utilizada em diversas receitas. Ela é originária da Europa e do Sul da Ásia, mas chegou ao Brasil por meio dos imigrantes europeus. Aqui, a erva se popularizou como ingrediente para sucos, coquetéis, doces e até pratos salgados, mas a forma mais tradicional de consumir a hortelã é em forma de chá. O chá de hortelã encanta não só por seu aroma marcante e refrescante, mas também pelos diversos benefícios que oferece para a saúde. Quer saber quais são esses benefícios e entender um pouco mais sobre essa bebida deliciosa? Então se liga no nosso artigo de hoje!

 

Chá de hortelã: quais os componentes dessa bebida?

Para quem procura uma bebida relaxante e saudável, o chá de hortelã pode ser uma ótima pedida, pois a erva possui poucas calorias e é rica em nutrientes. Estão presentes na composição da hortelã vitaminas e minerais como a vitamina C, a vitamina D, a vitamina B, o fósforo, o potássio e o magnésio.

 

Chá de hortelã: para que serve?

Aliviar cólicas menstruais: os componentes presentes na hortelã agem como um relaxante muscular natural. Por isso, para os dias de cólica, uma boa xícara de chá de hortelã pode ser uma ótima alternativa para aliviar as contrações do útero.

Aliviar os sintomas de gripes e resfriados: um dos sintomas mais chatos das gripes e dos resfriados é a sensação de nariz congestionado. O chá de hortelã pode ser uma boa opção para dar um jeito nisso. Isso porque a bebida possui efeito expectorante, que ajuda a expelir a secreção e a descongestionar o nariz.

Melhorar a saúde bucal: quem sofre com mau hálito sabe como é difícil lidar com as situações de constrangimento. Para melhorar a saúde bucal e eliminar o mau hálito, uma boa alternativa é consumir o chá de hortelã, pois ele ajuda a neutralizar o mau cheiro e a combater as bactérias que causam as cáries.

Melhorar a qualidade do sono: o chá de hortelã pode te ajudar a dar adeus às noites mal dormidas! Isso porque a erva possui propriedades calmantes que ajudam a induzir o relaxamento e a sensação de bem-estar.

Aliviar problemas no estômago: o órgão que mais se beneficia com o chá de hortelã é o estômago. Isso porque a bebida ajuda a aumentar o suco digestivo, reduzindo a produção dos incômodos gases. O chá de hortelã também ajuda a aliviar as náuseas e os enjoos.

 

Como preparar o chá de hortelã?

Você pode preparar o chá de hortelã com aqueles sachezinhos prontos, mas a melhor forma de aproveitar os benefícios que ela oferece é fazendo o chá direto com a folha. Veja abaixo o passo a passo para fazer um chá de hortelã fácil e delicioso:

Ingredientes:

1. Folhas frescas ou secas de hortelã;
2. 200ml de água.

Como fazer:

1. Aqueça a água filtrada até começar a formar bolhas. Desligue assim que levantar fervura;
2. Adicione as folhas de hortelã à água;
3. Tampe a jarra e deixe a água descansando por uns cinco minutos;
4. Sirva.

 

Como plantar hortelã em casa?

Mesmo que não tenha muito espaço na sua casa, existe uma maneira de você ter as folhas fresquinhas para fazer chá de hortelã sempre que quiser! Confira o passo a passo!

1. Compre as mudas de hortelã ou corte o caule de uma planta adulta;
2. Escolha um vaso com pelo menos 30cm de diâmetro;
3. Preencha o vaso com 1/3 de composto orgânico e plante a muda. Complete o resto do vaso com terra;
4. Regue a muda até que a terra fique úmida.

Pronto. Feitos esses passos, basta escolher um local fresco e iluminado, e manter a terra sempre úmida. Assim, a sua plantinha vai crescer forte e saudável.

Viu como o chá de hortelã é benéfico para a saúde? Se você quer aprender mais sobre outras ervas e ingredientes, não deixe de conferir as publicações aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Existem contraindicações para o consumo do chá de hortelã?

    O chá de hortelã não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes, nem para crianças recém-nascidas.

    Chá de hortelã tem cafeína?

    Não! O chá de hortelã é livre de cafeína. Inclusive, é uma ótima opção de bebida para tomar antes de dormir, pois contribui para uma melhor noite de sono.

    Diabéticos podem tomar chá de hortelã?

    Sim! O chá de hortelã está na lista de bebidas que podem ser consumidas por pessoas portadoras de diabetes. Isso porque o poder relaxante do chá de hortelã pode ajudar a reduzir o estresse e, com isso, diminuir o nível de glicose no sangue.

     

Fontes

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/100662/1/folder-hortela-pimenta.pdf https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2388-hortela-a-erva-que-acalma-e-faz-bem-para-a-saude https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/cha-de-hortela-a-bebida-digestiva-e-poderosa-no-tratamento-de-nauseas/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20o%20ch%C3%A1%20de,infus%C3%A3o%20poderosa%20brilha%20de%20verdade. https://www.nepa.unicamp.br/noticias/1/os-milagres-do-hortela

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas