Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá de louro: aprenda tudo sobre a planta que trata de gases e diabetes

Legenda: 
Chá de louro: folha de louro

Os brasileiros conhecem muito bem o louro pelas suas propriedades enquanto tempero aromático. Que o diga a nossa feijoada, receita na qual a presença dessa erva é indispensável. Deu água na boca, mas vamos deixar a feijoada um pouquinho de lado, porque hoje é dia de conhecer outros potenciais da folha no chá de louro.

Então, a pergunta aqui é: chá de louro serve para quê? E a resposta é: muitas coisas. Os benefícios do chá de louro vão do tratamento de gases até da diabetes tipo 2. Isso mesmo que você está lendo: a erva tem efeitos na saúde que vão muito além de um tempero cheiroso. Por isso, continue explorando este artigo e confira as maravilhas que o louro pode fazer na sua vida.

LEIA TAMBÉM:

Rotina diária: como ela pode ajudar a melhorar sua saúde

Chá de canela e menstruação: verdades e propriedades

Chá de hibisco é bom? Benefícios e dicas de preparo

 

Chá de louro é bom para diabetes

A folha do louro tem uma ação no organismo que melhora o metabolismo da glicose – ou seja, o chá de louro é bom para diabetes porque ele ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Boa notícia para quem tem diabetes tipo 2, que agora sabe que terá um forte aliado no tratamento recomendado pelo seu médico. E os estudos ainda mostram que, junto com a glicose, o chá de louro também reduz o colesterol e os triglicérides.

 

Chá de louro para tratar doenças crônicas

Antioxidante: as ervas que contêm essa molécula são quase mágicas e trazem muita felicidade. Na verdade, a felicidade fica por conta de sabermos que ao beber chá de louro estamos nos aliando aos antioxidantes e prevenindo várias doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e neurológicas.

 

Chá de louro é bom para gases

Se os puns e os arrotos estão te incomodando, então o melhor é aderir ao chá de louro com alecrim. Essa dupla será imbatível no tratamento e isso tem um nome bem interessante: ação carminativa. É por conta desse termo que conseguimos nos livrar do desconforto causado pelos gases.

 

Chá de louro para se livrar da azia

É muito bom conhecer o chá de louro e seus benefícios, pois há ainda mais vantagens em consumir essa bebida. O louro é uma planta que auxilia na digestão e acaba com aquela sensação de queimação que fica no estômago. O peso no estômago que fica por não conseguir digerir a comida também desaparece.

 

Chá de louro ajuda na menstruação e põe fim à cólica

A menstruação não desce há pelo menos 3 meses? Isso se chama amenorreia e o chá de louro pode ajudar nessa situação. Claro, antes de preparar uma boa xícara de chá, dê uma verificada se a falta de menstruação não significa que você está grávida.

Se o resultado for negativo, procure seu ginecologista e aí sim aproveite os benefícios do chá de louro. E procure relaxar, porque a amenorreia pode ser consequência do estresse.

E se o problema não é a falta de menstruação, mas sim a cólica horrorosa que você sente neste período do mês, chá de louro também manda a cólica para bem longe, já que tem efeito analgésico e antiespasmódico. Esse último pode prevenir espasmos no útero.

 

Como fazer chá de louro

Ai, mas eu não sei fazer chá de louro! E você por acaso achava mesmo que o Que bem que faz não ia te ensinar? Claro que pensamos nisso também! Agora, aproveita as receitas.

Chá de louro simples

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Adicione as folhas de louro e deixe fervendo por cerca de 10 minutos. Espere amornar, coe e sirva com ou sem açúcar.

Chá de louro com limão

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Adicione as folhas de louro e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Espere esfriar, coe e misture ao suco de limão. Tome com bastante açúcar.

Chá de louro com alecrim

Ingredientes

Modo de preparo

Misture o alecrim e a água e reserve. Pique o louro com as mãos e coloque no fogo junto com o alecrim na água. Adicione mais 1/2 xícara de água e coloque para ferver por 5 minutos. Tampe e deixe repousar por alguns minutos. Coe e beba.

 

Contra-indicações do chá de louro

O chá de louro pode causar intoxicação – por isso, deve ser consumido de forma moderada. As grávidas e mamães que estão amamentando devem evitar o consumo do chá de louro.

Viu como o louro pode ir além da feijoada? Agora é só fazer seu chá de louro e aproveitar. E por falar nisso, aproveite para explorar o conteúdo de Que Bem Que Faz e descobrir dicas de alimentação, saúde e bem estar


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do chá de louro?

    O chá de louro é bom para diabetes, cólicas menstruais, expulsa gases e te livrar da azia. Chá de louro também auxilia com o atraso da menstruação e previne doenças crônicas. Isso tudo se deve ao fato de que a planta tem ação analgésica, carminativa, digestiva, anti-inflamatória e é rica em antioxidantes.

  • 2. Quantas vezes por dia devo beber chá de louro?

    A indicação é beber uma xícara de chá de louro no máximo 3 vezes por dia para combater. Em excesso, o chá de louro pode causar intoxicação.

  • 3. Mulheres grávidas podem tomar chá de louro?

    O chá de louro não é recomendável para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

     

Fontes

https://static.scielo.org/scielobooks/xf7vy/pdf/almeida-9788523212162.pdf https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/permacultura/plantasquecuram.pdf https://eg.uc.pt/bitstream/10316/36196/1/Tese%20Lucena%20Pereira.pdf

file:///C:/Users/Fabiano%20Gomes/Downloads/18170-85265-2-PB.pdf (Caracterização das propriedades funcionais das ervas aromáticas utilizadas em um hospital especializado em cardiopneumologia)

http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/NHG%2044%20Amenorr%C3%A9ia(1).pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas