Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá de maracujá: benefícios que vão além de ficar calminho

Legenda: 
Chá de maracujá

Tá nervoso? A gente vai te ensinar um jeito de ficar calminho: o chá de maracujá é um santo remédio para esse problema. Mas, apesar do maracujá ser uma fruta muito famosa pelo seu poder calmante, esse não é o único benefício que ela traz, sabia? Ela é tão boa que está inserida na tabela de alimentos funcionais, que são aqueles com poder de prevenir muitas doenças.

Diante dessa informação já deu para você perceber que, não apenas o chá de maracujá acalma, como também ajuda o organismo de diversas outras formas. Quentinho ou gelado, o chá de maracujá simples pode ser feito da polpa, da casca e das folhas da fruta.

LEIA TAMBÉM:

 

Chá de maracujá acalma

E para falar dos benefícios do chá de maracujá, vamos começar pela sua propriedade mais conhecida: a de calmante. Afinal, quem não quer se livrar do estresse e da ansiedade? O chá de maracujá acalma porque a fruta tem propriedades tranquilizantes, sedativas e ansiolíticas.

E se a fruta tem todas essas vantagens, acaba por provocar um efeito muito positivo no organismo humano, podendo ser usada para preparar chá de maracujá para dormir e chá de maracujá para ansiedade, que vão espantar a irritabilidade e até diminuir as chances de você desenvolver uma depressão.

Chá de maracujá com gengibre e canela

Ingredientes

Modo de preparo

Derreta o açúcar até virar um caramelo – em fogo baixo, para não queimar. Adicione o gengibre, a canela e o cravo, mexa bem e adicione a polpa de maracujá com as sementes. Mexa bem e adicione a água fervente. Deixe no fogo por cerca de 10 minutos. Se preferir, coe antes de servir.

 

Chá de maracujá simples para diabetes

Estudos têm demonstrado que as pessoas com diabetes tipo 2 têm um grande aliado no controle da doença: o maracujá. Por isso, umas xícaras de chá de maracujá simples entram para o hall dos tratamentos terapêuticos e vão dar uma boa equilibrada no açúcar no sangue.

Claro que se você tem diabetes, ou qualquer outro problema de saúde, tem que ter acompanhamento médico. E, a partir daí, é seguir as recomendações do especialista e aproveitar as propriedades e sabores do chá de maracujá.

Receita de chá da folha do maracujá

Ingredientes

Modo de preparo

Rasgue as folhas de maracujá e coloque em um recipiente de vidro. Adicione a água fervente e tampe. Deixe repousar por 10 minutos, coe e sirva.

 

Chá de maracujá baixa a pressão

Outra ação muito eficaz da bebida é que o chá de maracujá baixa a pressão. Esse efeito é atribuído ao maracujá por conta de um tipo de ácido de nome bem complicado – o ácido γ-aminobutirico (GABA). Para simplificar, é assim: o GABA dá uma reduzida na atividade dos neurônios, acalmando, relaxando e induzindo o sono. O efeito disso é uma ação anti-hipertensiva bem eficaz.

Receita de chá de maracujá com maçã e canela

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as cascas da maçã, a polpa do maracujá e a canela em um recipiente com a água. Deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo, coe, adicione o açúcar e sirva.

 

Chá de maracujá ajuda na digestão

O chá de maracujá ajuda na digestão porque a fruta contém fibras. Esse tipo de carboidrato é muito saudável e precisa estar na dieta de todo mundo, porque faz com que fiquemos bem distantes da constipação.

As fibras também controlam os níveis de açúcar no sangue, prevenindo não apenas a diabetes, como também a hipertensão.

Receita de chá de maracujá com canela

Ingredientes

Modo de preparo

Comece retirando a polpa do maracujá. Em uma panela, coloque a água, a canela e a polpa. Leve ao fogo e vá mexendo até começar ferver. Deixe ferver por mais 10 minutos. Desligue o fogo, passe por uma peneira fina, coloque adoçante ou açúcar e sirva.

 

Nutrientes do chá de maracujá que previnem doenças

Chegou a hora de aproveitar bem o maracujá no seu todo, até a casca. É na casca, inclusive, que se registra um elevado teor de nutrientes importantíssimos para a saúde: vitamina B3, ferro, cálcio, fósforo e, de novo, as fibras. Esse conjunto de coisas boas trazem muitos benefícios à saúde – logo, se te perguntarem para que serve chá de maracujá, a resposta vai ser longa.

Além de tudo o que já foi elencado, o chá de maracujá previne doenças cardiovasculares e gastrointestinais, câncer de cólon e obesidade.

Receita de chá de maracujá com cidreira e erva-doce

Ingredientes

Modo de preparo

Adicione a polpa do maracujá, o capim-cidreira e a erva-doce na água. Lave bem a casca do maracujá, corte e acrescente à mistura. Depois de começar a ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva.

 

O poder antioxidante do chá de maracujá

É tanta vantagem em beber chá de maracujá que é preciso tomar fôlego para continuar. O seu poder antioxidante é mais uma delas. O que isso quer dizer? Consumindo alimentos e bebidas fontes de antioxidante significa que você estará se protegendo de compostos que danificam o seu corpo. O resultado disso é a prevenção de doenças como o câncer, porque evitam o aparecimento de tumores.

Chá de maracujá com gengibre

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o açúcar no fogo baixo junto com o gengibre e mexa bem, até formar um caramelo. Adicione a polpa do maracujá e a água fervida. Deixe ferver por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Se preferir, coe antes de servir.

 

Remédio para os olhos

O maracujá, assim como a cenoura, é uma fonte rica em vitamina A – então, que tal adicionar o chá de maracujá simples para reforçar a ingestão desse nutriente? O chá de maracujá gelado é uma ótima opção para trazer proteção à córnea e afastar as possibilidades de doenças na visão.

Chá de maracujá gelado com matte

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque 1 litro de água e os saquinhos de chá matte para ferver. Em seguida deixe esfriar e coloque na geladeira. Quando estiver gelado, bata no liquidificador com a polpa e sementes do maracujá e mais 1/2 litro de água. Adicione mais 1/2 litro de água, mexa, coe e sirva.

 

Algumas precauções

Agora que você já tem certeza dos benefícios do chá de maracujá e tem todas as melhores receitas para preparar a bebida, é importante saber que é preciso ficar atento para algumas precauções a serem tomadas.

Como diria a vovó: tudo o que é demais, faz mal. O uso dos chás com folhas de maracujá em excesso pode provocar intoxicações.

E como a bebida causa sonolência, devido ao efeito sedativo que tem, é melhor beber chá de maracujá à noite, para não correr o risco de ficar cochilando em todo lugar.

Se você tem hipotensão – que nada mais é que pressão baixa – o chá de maracujá é contra-indicado, porque ele tem ação anti-hipertensiva.


Perguntas frequentes

  • 1. Para que serve chá de maracujá?

    O chá de maracujá serve como calmante, ansiolítico, antidepressivo, evita a insônia e previne doenças como diabetes, obesidade, problemas na visão e no coração, câncer, doenças gastrintestinais e ajuda na digestão, evitando a prisão de ventre.

  • 2. Quais os nutrientes do chá de maracujá?

    Entre os nutrientes do chá de maracujá estão as vitaminas A, B3 e C, ferro, cálcio, fósforo e fibras. Também é rico em antioxidantes.

  • 3. Chá de maracujá tem contra-indicação?

    A contra-indicação do chá de maracujá é para quem tem hipotensão, ou seja pressão baixa, porque o maracujá baixa a pressão.

     

Referências

https://pilotandofogao.com.br/cha-de-maracuja/ https://www.maeterra.com.br/receitas/cha-de-maracuja-maca-e-canela.html https://www.youtube.com/watch?v=fpo_dz2z_xg https://www.youtube.com/watch?v=VDaxvQ6mICg https://www.youtube.com/watch?time_continue=367&v=KkQvmtvklno&feature=emb_logo https://www.youtube.com/watch?v=uigvP1jUyzY&t=12s http://conic-semesp.org.br/anais/files/2013/trabalho-1000014501.pdf https://www.scielo.br/j/rbfar/a/yRZvjcVJPFvVwV8GnbjrWss/?lang=pt https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/2240/1/MONOGRAFIA_ConhecimentoPopularPlantas.pdf https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas