Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá de quebra-pedra: uma bebida para tirar o cálculo renal do meio do caminho?

Legenda: 
Chá de quebra-pedra

O cálculo renal, a famigerada pedra no rim, pode provocar dores muito fortes, que dão a sensação de “andar” pelo corpo: elas começam nas costas, se irradiam para a barriga e terminam na virilha. É um tormento, e só quem já passou por isso sabe!

Se você sofre com pedras no rim, já deve ter ouvido falar do chá de quebra-pedra? É uma receita popular de um chá feito com uma planta que, como diz o nome, quebra as pedras do rim e facilitam sua eliminação pela urina. Agora, se você ouviu isso, deve também ter se perguntado: “Mas chá de quebra-pedra” funciona?”. E a resposta a essa é pergunta é: sim!

Existem estudos muito sérios mostrando que o Phyllanthus niruri – nome científico da quebra-pedra – ajuda a eliminar pedras já formadas no rim e a evitar a formação de novas. Boa notícia, não é?

Que Bem Que Faz vai te contar tudo sobre o chá de quebra-pedra e os benefícios dessa planta medicinal para evitar e tratar problemas do trato urinário.

LEIA TAMBÉM:

 

Chá de quebra-pedra, não quebra a pedra

Embora o quebra-pedra seja um nome muito apropriado para esse chá, a verdade é que a erva não quebra as pedras nos rins, ela apenas facilita a saída dos cálculos renais.

Os estudos mostram que, ao beber chá de quebra-pedra é bom para os rins, porque as pessoas com cálculos conseguem que os ureteres – uma espécie de canal por onde é liberado o xixi – relaxem, ou seja, se afrouxem facilitando a expulsão das pedras.

O efeito analgésico da planta ajuda que tudo isso aconteça, na maioria das vezes, sem dor e sem sangramento. Bom saber disso, né?

Esse efeito benéfico do chá de quebra-pedra funciona também na prevenção dos cálculos. A explicação está no fato de a erva dar uma boa arrumada nos níveis de cálcio urinário, reduzindo a formação das pedras.

 

Age contra cólica renal

Tem duas coisas que fazem o chá de quebra-pedra ser bom contra a cólica renal. A primeira é esse efeito analgésico, isto é, que combate dores. A segunda é o efeito antiespasmódico. E o que isso significa? Significa que aqueles espasmos sentidos nos rins ou até na bexiga, causadores das cólicas, vão diminuir bastante.

 

Chá de quebra-pedra para fazer xixi

Os benefícios do chá de quebra-pedra são muitos e todos eles envolvem as engrenagens do corpo que nos levam a fazer xixi. E já que estamos falando em fazer o número 1, vamos contar sobre a ação diurética para mostrar porque chá de quebra-pedra é bom.

Quando um chá tem efeito diurético significa que ele aumenta o fluxo da urina e, ao fazer xixi com mais frequência, o indivíduo elimina o sódio, um dos responsáveis pela insuficiência renal. É o que se chama de fim da retenção de líquido.

 

Chá de quebra-pedra baixa a pressão

Sabia que fazer xixi mais vezes por dia também ajuda a controlar a pressão? A gente explica. O chá de quebra-pedra baixa a pressão porque ir ao banheiro mais vezes contribui para a eliminação do sódio. Com a pressão no controle, quem também fica super feliz é o coração que estará mais saudável.

 

Chá de quebra-pedra serve para infecção urinária

O chá de quebra-pedra serve para infecção urinária porque a planta tem ação antibacteriana. Isso quer dizer que ele combate as bactérias que às vezes se proliferam no organismo provocando infecções. As infecções urinárias acometem muito mais as mulheres e causam sintomas como ardor na hora de fazer xixi, dores e até a presença de sangue na urina.

 

Como fazer o chá de quebra-pedras?

Existem 3 maneiras de fazer chá de quebra-pedra. Vamos ver cada uma delas.

Maneira 1

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as folhas em um recipiente e adicione água fervente. Tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Espere amornar, coe e beba 2 a 3 vezes ao dia, por uma semana.

Maneira 2

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água para a ferver junto com as folhas durante 10 minutos. Se preferir, pode colocar na geladeira e beber gelado. Tome 1 xícara (150 ml), 3 vezes ao dia.

Maneira 3

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Coloque a erva em um recipiente e adicione a água fervente. Tampe, e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Coe e beba. Pode beber quente ou frio, sem ou com açúcar.

 

Contraindicações

Antes de qualquer coisa é importante dizer que se você tem algum dos problemas apresentados neste artigo, como pedras nos rins, insuficiência renal, pressão alta ou infecção urinária, é preciso buscar a orientação de um médico. O chá quebra-pedra nunca vai substituir o acompanhamento especializado.

A outra orientação é que o chá de quebra-pedra é contraindicado na eliminação de cálculos grandes, durante a gravidez e a amamentação.


Perguntas frequentes

  • 1. Para que serve chá de quebra-pedra?

    O chá de quebra-pedra ajuda a expelir pedras pequenas dos rins, previne e auxilia no tratamento de infecção urinária, tem efeito diurético e, por isso, combate a retenção de líquido e também baixa a pressão.

  • 2. Chá de quebra-pedra ajuda a quebrar pedra nos rins?

    O chá de quebra-pedra não quebra as pedras nos rins, ele apenas facilita a saída dos cálculos renais. Ao beber chá de quebra-pedra, as pessoas com cálculos conseguem que os ureteres - uma espécie de canal por onde é liberado o xixi - relaxem, ou seja, se afrouxem facilitando a expulsão das pedras.

  • 3. Por que chá de quebra-pedra baixa a pressão?

    O chá de quebra-pedra baixa a pressão porque ir ao banheiro mais vezes contribui para a eliminação do sódio.

     

Fontes

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5153/tde-22092017-153103/publico/NidiaDenisePucci.pdf https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/cimplamt/Edicoes%203/CIMPLAMT_ed_11.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19182/2/2.pdf https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/infeccao-urinaria/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas