Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para anemia: quais podem ajudar?

Legenda: 
Chá para anemia

A anemia é uma condição de saúde que ocorre quando há uma quantidade muito baixa de glóbulos vermelhos em nossa corrente sanguínea. Essa baixa quantidade de glóbulos vermelhos ocorre principalmente pela ingestão insuficiente de ferro, que impede a produção e regeneração dos glóbulos vermelhos.

Para combater a anemia, é necessário que uma pessoa consuma alimentos que sejam ricos em ferro ou vitamina C, pois esses nutrientes podem ajudar direta e indiretamente na cura da anemia.

Acredita-se que o consumo de chás pode dificultar o tratamento contra a anemia, pois alguns chás podem inibir a capacidade do organismo de absorver ferro. No entanto, há outros que podem trazer diversos benefícios para a saúde de pessoas que querem prevenir a anemia, ou que já sofram com esse problema.

Pensando nisso, o Que Bem Que Faz explica os malefícios que o chá pode trazer para o organismo da pessoa anêmica – e também 5 tipos diferentes de chá que trazem benefícios para o organismo, sendo um deles, o combate contra a anemia. Vamos nessa?

 

Malefícios do chá para pessoas anêmicas

Não é todo chá que faz mal para a saúde da pessoa anêmica. Porém, existem alguns com os quais é necessário se atentar – como, por exemplo o chá preto e o chá verde, que, apesar de trazerem diversos benefícios para a saúde de modo geral, dificultam a absorção de ferro pelo organismo, podendo não apenas complicar o tratamento contra a anemia, mas também facilitar que se desenvolva essa condição de saúde. Mas também existe muito chá bom para anemia, e é isso que veremos na próxima seção.

 

Chás para anemia

Existem muitos chás que podem trazer benefícios para a saúde, e isso inclui a melhora da ingestão de ferro e o tratamento contra a anemia. Veja agora uma lista com 5 tipos diferentes de chá que podem ajudar no tratamento contra a anemia.

Chá de dente de leão

O dente de leão é uma planta extremamente rica em ferro, sendo assim, o chá feito com o dente de leão pode ajudar no tratamento e na prevenção contra a anemia.

O chá de dente de leão pode trazer diversos outros benefícios para o organismo, como o combate contra doenças renais e a redução do colesterol, sendo uma boa opção para a prevenção de problemas de saúde como a diabetes tipo 2 ou pedra nos rins.

Chá de limão e hortelã

O chá de limão e hortelã é energético e rico em vitamina C, nutriente com propriedades antioxidantes que ajuda na absorção de ferro por parte do organismo e na regeneração de células.

Além disso, devido ao seu valor energético, o chá de limão e hortelã pode ajudar a combater sintomas de fadiga e melhorar a capacidade cognitiva do organismo, evitando problemas como vertigem e pressão baixa.

Chá de maçã e canela

A maçã e a canela são alimentos que possuem uma quantidade considerável de ferro em sua composição nutricional, sendo uma boa opção de chá para quem quer tratar ou prevenir a anemia.

Esse chá pode também trazer diversos outros benefícios para a saúde, como a melhora do funcionamento do sistema digestivo e, para as mulheres, uma melhora no funcionamento do sistema reprodutivo, ajudando a resolver problemas como a menstruação atrasada e cólicas.

Chá de pêssego

Sobre o chá de pêssego, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é que o chá de pêssego que costuma ser comercializado possui adição de chá preto, que faz mal para a saúde de pessoas que já possuem anemia. Sendo assim, ao preparar o chá de pêssego utilize apenas a fruta. Se preferir, faça com outras ervas que não sejam o chá preto ou o chá verde, como a hortelã e o dente de leão, por exemplo.

Alguns benefícios que o chá de pêssego pode trazer para o organismo incluem a melhora da saúde dos rins e do fígado, o controle da diabetes e a prevenção contra problemas de saúde como a diabetes tipo 2 e a prisão de ventre.

Chá de beterraba

O chá de beterraba é uma boa opção para quem quer tratar ou prevenir a anemia, pois é feito com um dos alimentos mais ricos em ferro que existem; no entanto, tome cuidado na hora de preparar o seu chá, pois o ato de ferver a beterraba pode fazer com que uma certa quantidade do ferro presente no alimento seja reduzida de forma considerável. Apesar disso, o chá de beterraba é uma boa opção para o tratamento e prevenção da anemia, pois ainda possui certa quantidade de ferro em sua composição nutricional.

Além dos benefícios contra a anemia, o chá de beterraba também pode ajudar regulando a pressão arterial, protegendo o sistema nervoso, prevenindo doenças relacionadas aos pulmões e fígado, e prevenindo ou retardando o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Como existem algumas variações de chá que podem fazer mal para a saúde da pessoa com anemia, procure a ajuda de um nutricionista, que possa lhe orientar a respeito dos tipos de chá que fazem bem e os que fazem mal para pessoas anêmicas.


Perguntas frequentes

  • Chá faz mal para quem tem anemia?

    Vai depender do chá. O chá preto e o chá verde podem fazer mal para a saúde de uma pessoa anêmica, por inibirem a capacidade do organismo de absorver ferro; no entanto, existem alguns tipos de chá que até ajudam no tratamento contra a anemia.

  • Se eu tenho anemia, posso tomar chá?

    Você deve tomar cuidado, pois existem alguns tipos de chá que fazem mal para pessoas com anemia. Procure pela orientação de um nutricionista antes de consumir qualquer tipo de chá que você acredite que vá lhe fazer mal.

  • Grávida pode tomar chá?

    É muito comum que mulheres grávidas experienciem episódios de anemia durante a gestação – portanto, o ideal é que elas evitem alguns tipos de chá, sendo os chás mais recomendados para consumo os de erva cidreira e de erva doce, que possuem um efeito calmante que faz bem para a gestante.

    Fontes

    https://www.verywellhealth.com/can-herbal-tea-interfere-with-iron-absorption-89168

    https://www.auparadisduthe.com/blog/le-the-vert-empeche-til-labsorption-du-fer/#:~:text=En%20r%C3%A9sum%C3%A9%2C%20il%20est%20exact,facilite%20l'absorption%20du%20fer.

    https://www.allodocteurs.fr/archives-le-the-est-il-deconseille-en-cas-d-anemie-severe-13600.html

    https://extenso.org/article/le-the-et-le-fer-ne-font-pas-bon-menage/

Fontes

https://www.verywellhealth.com/can-herbal-tea-interfere-with-iron-absorption-89168 https://www.auparadisduthe.com/blog/le-the-vert-empeche-til-labsorption-du-fer/#:~:text=En%20r%C3%A9sum%C3%A9%2C%20il%20est%20exact,facilite%20l'absorption%20du%20fer. https://www.allodocteurs.fr/archives-le-the-est-il-deconseille-en-cas-d-anemie-severe-13600.html https://extenso.org/article/le-the-et-le-fer-ne-font-pas-bon-menage/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas