Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para azia: 7 receitas fáceis para combater a queimação no estômago

Legenda: 
Chá para azia

Comer uma comida bem gostosa é muito bom – aliás, comer é um dos prazeres da vida. Mas, se depois do prazer vem aquela queimação no estômago que te deixa desconfortável, sem concentração e com cara de mau humor, é hora de preparar um chá bom para azia.

Quem sofre com azia vai entender bem do que estamos falando. É aquela sensação horrível de queimação no estômago, que também pode atacar a garganta, as costas, aquela parte atrás do peito e o tórax. E, se você resolver se deitar, é pior ainda.

Uma boa caneca de chá para azia vai agir diretamente na causa do problema e acabar com essa sensação de que tem uma fogueira queimando dentro de você.

E nem é de hoje a prática de usar plantas para solucionar questões simples de saúde. Bem antes da época da vovó, as pessoas já se beneficiavam dos mais variados tipos de ervas para tratar doenças. O chá caseiro para azia está incluído nessa lista, porque alivia esse sintoma ocasionado por vários fatores que vamos detalhar agora.

LEIA TAMBÉM:

 

Causas da azia

Má alimentação - se alimentar mal está no topo do ranking das causas da azia. Hábitos alimentares ruins provocam má digestão, que causam a sensação de queimação. Os chás bons para azia combatem esse problema.

Inflamação ou úlcera - as inflamações ou úlceras também provocam indigestão e, consequentemente, azia. Esses problemas podem afetar não só o estômago, mas também a vesícula e o pâncreas.

Refluxo - quando dizemos "a comida parece que quer voltar", é porque estamos com refluxo. Quem tem esse problema acaba regurgitando os líquidos do estômago para o esôfago. Essa é uma condição crônica que também provoca azia.

Gravidez - a azia é um sintoma muito comum entre as grávidas. É que com um bebezinho crescendo na barriga, os outros órgãos se apertam, dificultando a passagem do alimento da faringe para o esôfago. No caso das gestantes, é importante consultar o obstetra antes de consumir um chá para azia.

 

Alimentos para evitar em casos de azia

A gente lembra que os alimentos que serão listados aqui não são vilões. Os exageros é que prejudicam a saúde. Evite-os apenas se já estiver com azia. O consumo moderado e um pouco de chá para azia podem resolver a questão da indigestão.

Já para outras causas da azia, a melhor atitude é procurar um médico, para receber as orientações corretas e seguir o tratamento adequado. Aliado a isso, uma xícara de chá para azia e má digestão duas ou três vezes ao dia ajuda muito.

 

Receitas de chá para azia

Os melhores chás para azia são os preparados com espinheira-santa, macela, babosa, carqueja, poejo, tanchagem e quitoco. Essas plantas são campeãs na luta contra problemas de má digestão, porque agem diretamente nos problemas digestivos.

Chá de espinheira-santa

Adicione 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa em uma vasilha com 1 xícara de água. Deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe repousar por cerca de 15 minutos. Coe e beba morno, de preferência antes das refeições.

Chá de macela

Adicione 10 gramas de flores secas de macela a 1 xícara de água fervente. Desligue o fogo e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Beba 3 vezes ao dia.

Chá de babosa

O primeiro passo é retirar a seiva de 1 folha de babosa e misturar a 250 ml de água. Deixe ferver. Adicione o suco de 1/2 limão. Adoce com mel e sirva.

Chá de carqueja

Coloque 1 litro de água para ferver, e só depois adicione 2 colheres de sopa de hastes de carqueja. Deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba até 3 xícaras por dia.

Chá de tanchagem

Primeiro coloque 240 ml de água para ferver, depois adicione 3 a 4 gramas de folhas de tanchagem para fazer um bom chá para azia e má digestão. Deixe em infusão por cerca de 3 minutos. Depois de morno, coe e beba até 3 xícaras por dia.

Chá de quitoco

Esse chá caseiro para azia também é feito colocando uma xícara de água para ferver. Em seguida, adicione uma colher (de sopa) de folhas de quitoco e deixe repousar por 10 minutos. Beba até 4 xícaras por dia.

Chá de poejo

Para preparar esse chá para azia, é só colocar 10 gramas de folhas de poejo em uma panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafe até amornar, coe e beba 3 xícaras por dia.

Agora você já sabe: quando o monstrinho da queimação te pegar, o chá para azia é uma das melhores soluções. Uma xícara pela manhã, outra antes do almoço e mais uma antes do jantar, e esse mal será mandado para bem longe.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para azia?

    Os melhores chás para azia são os preparados com espinheira-santa, macela, babosa,

    carqueja, poejo, tanchagem e quitoco.

  • 2. Como age o chá para azia no organismo?

    As principais causas da azia são má digestão, refluxo, inflamação, úlcera e a gestação. Os chás para azia auxiliam no tratamento dessas situações, combatendo a queimação.

  • 3. Como preparar chá para azia e má digestão?

    A infusão é a melhor maneira de preparar chá para azia. Coloque a água para ferver, depois adicione a planta. Deixe repousar pelos minutos indicados na receita, coe e beba ao menos 3 vezes por dia.

  • 4. Quais alimentos evitar quando estamos com azia?

    Alimentos gordurosos e industrializados; bebida alcoólica; refrigerantes; frituras; frutas cítricas; vinagre; abóbora; peixes oleosos; pepino; picles; pimenta; pimentão; café; cebola; queijo; chocolate; e rabanete.

     

Fontes

https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/2607/1/Santos.pdf https://www.posestacio.com.br/quais-sao-as-causas-mais-comuns-de-azia-e-nauseas/noticia/367 https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/12/Cartilha-Plantas-Medicinais.pdf https://gastrobariatrica.com.br/azia-causas-possiveis/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas