Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para dar energia e disposição: 12 receitas para mudar a sua vida

Legenda: 
Chá para dar energia e disposição

A energia que você achou ter de sobra começou a se esgotar – e agora o que tem te sobrado é cansaço, fraqueza e esgotamento físico e mental. Com todos esses sintomas te derrubando, o ânimo vai diminuindo e as tarefas acabam se acumulando. É hora de tomar uma atitude e buscar meios saudáveis de acabar com isso. A dica do Que bem que faz é simples: chá para dar energia e disposição.

Aposta quanto que você tem o remédio para esse cansaço em casa e nem sabia? Se no armário tiver chá-mate, chá preto, chá branco, chá verde, guaraná, alecrim, alfazema, sálvia, melissa, valeriana, camomila ou erva-de-são-joão, então seus problemas acabaram: você pode preparar um chá para dar ânimo e disposição que vai te ajudar.

LEIA TAMBÉM:

5 sinais do seu corpo dizendo para você baixar a bola

Resiliência humana: 8 dicas que você pode viver hoje :)

5 ideias de café da manhã que vão te ajudar a sair da cama para treinar

 

Por que chá para dar energia e disposição funciona?

As plantas medicinais – e isso já não é mais segredo para ninguém – são ótimos remédios naturais que há séculos vêm contribuindo para a saúde humana. No caso dos chás para dar energia no corpo, o organismo recebe uma carga de nutrientes muito benéfica, como vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio e ferro, ou seja, uma lista gigante de coisas boas. Alguns desses chás também reduzem o cortisol, que é o hormônio do estresse.

Boa parte dos chás para dar energia e disposição também contém a cafeína, que dá muita energia e é rica em antioxidantes que criam uma barreira contra o envelhecimento das células. Com essa ajuda vigorosa, o corpo e a mente vão ganhar mais estímulo para cumprir as tarefas diárias, sem aquele cansaço que muitas vezes dificulta o desenvolvimento dos afazeres diários. Nervos e músculos ficam estimulados com chá para dar energia e ânimo e vão funcionar muito bem.

 

Chá para dar energia com cafeína

Ouve-se muito falar que a cafeína é ótima para dar energia, por isso a fama do café para se manter acordado. E essa substância é muito presente em algumas plantas. Por esse motivo, elas são indicadas para preparar chá para dar energia e tirar o sono que tenta nos derrubar durante o dia. Eles aumentam a concentração e dão uma ótima sensação de bem-estar. Temos aqui 5 exemplos:

1. Chá-mate

A erva-mate tem um efeito estimulante maravilhoso e não é só a cafeína que garante isso. Um chá para ter energia preparado com a erva-mate também contém vitaminas A, do complexo B, C e E. E tem mais:esse também é um chá que emagrece, porque dá saciedade, acelera o metabolismo e é diurético – o que significa que ajuda a fazer mais xixi – e isso é muito bom para desinchar o corpo.

Como fazer o chá-mate

2. Chá preto

O chá preto é feito com a planta Camellia sinensis (e você ainda vai ouvir falar dela mais vezes neste artigo). Ela tem cafeína, vitaminas e minerais e, assim como o chá-mate, ajuda a eliminar líquidos do corpo. Esse chá para dar energia e disposição também traz muitos outros benefícios à saúde, como redução do colesterol, ação anti-inflamatória e melhora da digestão. Por isso tudo, é bom aprender a receita para ter sempre uma xícara de chá preto em mãos.

Como preparar o chá preto

 

3. Chá branco

Camellia sinensis: de novo este nome. É que o chá branco também é obtido através dessa planta. Na verdade, ele é um parente de primeiro grau do chá preto, digamos assim. E para quem quer ficar turbinado e cheio de disposição, pode apostar que a Camellia sinensis é expert nisso e vai resultar em um ótimo chá para dar energia no corpo. E tem mais coisa boa: o chá branco vai dar aquela injeção de ânimo também na imunidade. Além disso, como bom parente do chá preto, também ajuda na perda de peso.

Como fazer o chá branco

4. Chá verde

Olha aí mais um primo-irmão do chá preto. O chá verde para dar energia também é feito a partir da Camellia sinensis. Só que esse é o mais famoso da família, porque ficou muito conhecido como uma fórmula natural para emagrecer. E tudo isso porque o chá verde ajuda a queimar calorias. Mas, aqui, nosso assunto é disposição, e a cafeína contida na planta dá esse efeito ao organismo. E a cafeína não está sozinha: o chá verde também tem vitamina C, B2 e potássio.

Como fazer o chá verde

5. Chá de guaraná

Vamos encerrar o tema de chá para dar ânimo e energia feito com ervas ricas em cafeína falando do guaraná, uma planta perfeita para aumentar a vitalidade. O guaraná é estimulante e energético e, por isso, um remédio natural infalível na hora de combater o cansaço e a fraqueza no corpo. O pó do guaraná usado para o preparo de chás é feito a partir dos frutos. Eles são colocados para secar e depois são triturados, se transformando em pó.

Como fazer chá de guaraná

 

Chás para aumentar energia e acabar com a exaustão

Algumas plantas medicinais não contêm cafeína em sua composição, mas são ótimos estimulantes – e fazer chá para dar energia e disposição com elas vai surtir um efeito incrível. Alecrim, sálvia, melissa e alfazema são bons exemplos e nós vamos falar delas agora mesmo.

6. Alecrim

A ação estimulante do alecrim vai te revigorar e dar força. O chá para dar mais energia feito com essa erva espanta a exaustão e a fraqueza que dominam o corpo, na maior parte das vezes pelo esforço físico e mental. É uma boa pedida para quem está se preparando para concursos e está com a mente cansada pelos estudos contínuos.

Como fazer chá de alecrim

7. Chá de alfazema

O cansaço físico e mental não terão vez se o chá para dar ânimo e energia feito com alfazema fizer parte do seu dia a dia. E se a fraqueza estiver sendo provocada pela anemia, a planta também será uma grande aliada.

Como fazer chá de alfazema

8. Chá de melissa

Sabe quando você está tão cansado, mas tão cansado que usa o termo "esgotado" para se referir ao que está sentindo? Então, isso tem realmente esse nome, chama-se esgotamento físico ou mental. E a melissa é o remédio natural ideal para acabar com essa sensação. O chá para dar energia preparado com essa erva vai mandar a exaustão para bem longe e te deixar muito bem disposto.

Como fazer chá de melissa

9. Chá de sálvia

As propriedades terapêuticas da sálvia são maravilhosas. Aquele cansaço provocado pelo nervosismo não resiste a um bom chá para dar energia no corpo feito com a planta. Ela vai colocar o cortisol, hormônio do estresse, para dormir, e acordar seu corpo. Sem cansaço, seus dias serão bem mais animados, já que você estará disposto e se sentindo leve. E o esgotamento do qual falamos anteriormente, também vai te dar adeus.

Como preparar chá de sálvia

 

Chás calmantes que dão energia

Oi? Como assim chá calmante que dá energia? Vamos explicar! Se você passa a noite rolando na cama, sem dormir, está sempre estressado e com ansiedade à flor da pele, consegue ter energia? Com certeza a resposta é não! Pois bem. Ao beber um chá com propriedades calmantes e sedativas, seu sono vai melhorar e, no dia seguinte, disposição será seu nome. É por isso que, apesar da ação calmante, esses são perfeitos chás para dar energia e disposição.

10. Chá de valeriana

Os ansiosos precisam beber chá de valeriana: a planta vai garantir um sono bem mais tranquilo e aliviar os sintomas do estresse. A saúde mental agradece muito ter esse tipo de chá para dar energia na rotina, que vai trazer muita disposição para viver melhor.

Como fazer chá de valeriana

11. Chá de camomila

É um verdadeiro ansiolítico e calmante natural. A camomila está no hall das estrelas dos chás bons para dar energia, porque, como citamos, vai te ajudar a dormir bem. Depois de uma boa noite de sono, você se sentirá revigorado e cheio de disposição.

Como fazer chá de camomila

12. Chá erva-de-são-joão

Seu problema de insônia termina aqui: o chá feito com erva-de-são-joão é um santo remédio para esse mal. Com ele também será mais simples dar adeus para a ansiedade, o nervosismo e até a depressão. Você vai ficar se sentindo muito bem disposto – o que justifica termos classificado esse chá calmante como um chá para dar energia e disposição.

Como fazer chá de erva-de-são-joão

Com todos esses chás para dar energia fazendo parte da sua rotina, você se sentirá com muito mais ânimo e os dias se tornarão mais leves, já que as tarefas serão cumpridas com mais vigor. E ainda vai sobrar muito espaço na agenda para correr, fazer uma caminhada, ler um livro, ouvir uma boa música, ou qualquer atividade que te faça feliz.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o melhor chá para dar energia e disposição?

    O melhor chá para dar mais energia são os preparados com plantas ricas em cafeína, vitaminas e sais minerais. Os efeitos calmantes e sedativos de algumas ervas também são indicados para esses chás, porque vão diminuir o estresse e melhorar o sono.

  • 2. Quais plantas são melhores para fazer chás para dar energia?

    As melhores plantas para preparar chá para dar energia ao corpo são o mate, a Camellia sinensis (que produz o chá preto, chá branco e chá verde), guaraná, alecrim, alfazema, sálvia, melissa, valeriana, camomila e erva-de-são-joão.

  • 3. Por que chá para dar ânimo e energia é bom?

    Quando bebemos chá para dar ânimo e energia, o organismo recebe uma carga de vitaminas e sais minerais que ajudam a ter mais disposição. Alguns também reduzem o cortisol, que é o hormônio do estresse. Boa parte dos chás para dar energia e disposição também contém a cafeína, que dá muita energia e é rica em antioxidantes que criam uma barreira contra o envelhecimento das células.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/8-benefits-of-yerba-mate

    https://www.healthline.com/nutrition/black-tea-benefits#TOC_TITLE_HDR_9

    https://dermomanipulacoes.vteximg.com.br/arquivos/Cha-branco.pdf

    https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-green-tea

    https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/permacultura/plantasquecuram.pdf

    https://emater.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/cartilha_plantas_medicinais_menor.pdf

    http://semanadoconhecimento.upf.br/download/caroline_joana_cornelius-137828-resumo-titulo_a_importancia_da_utilizacao_do_guarana_como_fonte_de_e.pdf

    http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2323#:~:text=O%20uso%20de%20doses%20moderadas,maior%20performance%20cognitiva%20e%20reatividade

    https://www.infoescola.com/plantas/guarana/

    http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2323

    https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/conheca-os-beneficios-dos-chas/

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/8-benefits-of-yerba-mate https://www.healthline.com/nutrition/black-tea-benefits#TOC_TITLE_HDR_9 https://dermomanipulacoes.vteximg.com.br/arquivos/Cha-branco.pdf https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-green-tea https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/permacultura/plantasquecuram.pdf https://emater.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/cartilha_plantas_medicinais_menor.pdf http://semanadoconhecimento.upf.br/download/caroline_joana_cornelius-137828-resumo-titulo_a_importancia_da_utilizacao_do_guarana_como_fonte_de_e.pdf http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2323#:~:text=O%20uso%20de%20doses%20moderadas,maior%20performance%20cognitiva%20e%20reatividade https://www.infoescola.com/plantas/guarana/ http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2323 https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/prevencao-e-saude/dicas-saude/conheca-os-beneficios-dos-chas/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas