Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para dar energia: conheça os 8 chás energizantes

Legenda: 
Chá para dar energia

Muitas pessoas recorrem ao café ou aos energéticos para ter uma dose extra de energia no dia – seja para estudar um pouco mais, render mais no trabalho ou qualquer outra coisa que se queira fazer e requeira um pouco mais de motivação. Contudo, nem todo mundo gosta de café ou energéticos, ou às vezes simplesmente não queremos recorrer a eles.

Os chás podem ter diversas funções, como aliviar dores, tosses, sintomas da TPM e tantas outras coisas. Mas os chás também podem ser energéticos, sendo outra opção de bebida com cafeína.

Mas antes de falar sobre chá para dar energia, vamos falar um pouco da cafeína.

 

Cafeína

A cafeína é uma substância ergogênica, ou seja, estimulante, que está presente em alguns frutos e folhas – como nos grãos de café, nas folhas de algumas plantas e em frutos como o guaraná e o cacau. Ela ajuda a eliminar a sonolência e a aumentar o estado de alerta, além de diminuir a percepção de esforços, fazendo com que nos esforcemos mais sem sentir tanto.

Doses excessivas de cafeína podem trazer malefícios à saúde, como hipertensão, nervosismo e outros efeitos tóxicos. Seu consumo deve ser moderado, principalmente para pessoas que já possuem condições problemáticas relacionadas à pressão, coração e etc.

 

Chá para dar energia

Os chás energizantes podem ser uma opção mais viável para as pessoas que não gostam de café e que procuram uma dose extra de energia, mas sem ter que recorrer a bebidas industrializadas. Segue a lista com os chás para dar energia:

Chá verde

O chá verde é feito com folhas de Camellia sinensis expostas ao vapor d’água depois de colhidas. Ele é um chá com pouca cafeína em comparação com outros, então se você deseja um efeito mais acentuado, esse não é o ideal.

Chá preto

O chá preto é feito a partir das mesmas folhas que fazem o chá verde, porém as folhas são fermentadas para que ele seja obtido. Ele é um chá para dar energia, pois tem um teor de cafeína maior.

Chá branco

O chá branco também é feito com folhas da Camellia sinensis, mas utilizando um processo diferente de preparo. Para fazer esse chá, as folhas e brotos da Camellia são colhidas antes das flores desabrocharem, sendo cozidas em vapor logo após a colheita. Elas não passam por um processo de fermentação como o chá preto e são secas ao final do processo.

Chá Oolong

O chá oolong – ou chá chinês – também é feito com folhas de Camellia sinensis, e é um chá para dar energia que pode ser feito de duas formas:

1. As folhas são coletadas e desidratadas até ficarem enroladas
2. As folhas são comprimidas em esferas de metal, para conseguir o mesmo efeito

Como é possível perceber, há diferentes chás feitos da C. sinensis. Isso porque, apesar das folhas deste arbusto apresentarem cafeína, o processo para a produção de cada chá é diferente e altera levemente suas propriedades – sem perder a cafeína presente nas folhas.

Chá indiano

O chá indiano, também conhecido como masala chai, é feito com chá preto, leite e especiarias – como a canela, cardamomo, erva-doce, cravo, noz-moscada etc.

Chá mate

O chá mate também tem uma quantidade considerável de cafeína e é muito utilizado para fazer chás gelados – assim como o chá preto. Esse chá energizante é feito com a erva-mate infusionada e é muito consumido no chimarrão (tradicional do sul do país).

Chá de guaraná

O chá de guaraná é feito com próprio guaraná, que é muito utilizado em xaropes, refrigerantes, bebidas e cápsulas energéticas, etc. O fruto pode ter até três vezes mais cafeína do que os próprios grãos de café.

O pó de guaraná pode originar o chá de guaraná, um chá para dar energia diferente, mas bem eficaz.

Chá de gengibre

O chá de gengibre não possui cafeína, mas é um chá para dar energia por ser termogênico – ou seja, acelera algumas atividades do nosso corpo e dá motivação.

Por mais que não tenha cafeína, seu consumo deve ser moderado: em excesso, pode ocasionar desconforto estomacal, e não é recomendado para pessoas com hipertireoidismo.

Se você gostou desse artigo, explore a página do Que Bem que Faz e acompanhe outros textos sobre saúde e alimentação!


Perguntas frequentes

  • Qual o melhor: chá ou café?

    O chá e o café apresentam propriedades similares e ambos podem trazer muitos benefícios à saúde. Contudo, se você é mais sensível à cafeína e/ou sente alguns desconfortos após o consumo do café, o consumo de chá é mais recomendado, principalmente os com menos cafeína.

  • Qual o melhor horário para tomar um chá energizante?

    O melhor horário para tomar uma bebida com cafeína é entre 9:30 e 11:30 mais ou menos, que é quando o nível de cortisol começa a baixar depois de acordar. Tomar café ou chás com cafeína no momento em que o nível de cortisol está alto pode te tornar mais resistente ao efeito, ou fazer necessário o consumo de mais bebida para obter o mesmo efeito.

  • Fontes

    https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/cha-gengibre?gclid=Cj0KCQiAzMGNBhCyARIsANpUkzPeQXUEdlMKpenbo1tZ83CAqVkYpMrFrqai_YciKPNEN5z4gf3QUH8aAvVVEALw_wcB&gclsrc=aw.ds

    https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/simposio-sial-anais/2007/todos/24.pdf

    https://books.scielo.org/id/xf7vy/pdf/almeida-9788523212162-05.pdf

    https://www.asbran.org.br/noticias/melhor-horario-para-tomar-cafe-e-entre-9h30-e-11h30-entenda-porque

Fontes

https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/cha-gengibre?gclid=Cj0KCQiAzMGNBhCyARIsANpUkzPeQXUEdlMKpenbo1tZ83CAqVkYpMrFrqai_YciKPNEN5z4gf3QUH8aAvVVEALw_wcB&gclsrc=aw.ds https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/simposio-sial-anais/2007/todos/24.pdf https://books.scielo.org/id/xf7vy/pdf/almeida-9788523212162-05.pdf https://www.asbran.org.br/noticias/melhor-horario-para-tomar-cafe-e-entre-9h30-e-11h30-entenda-porque

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas