Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para desentupir nariz

Legenda: 
Chá para desentupir nariz

Em épocas mais frias, principalmente no inverno, é muito comum que gripes e resfriados nos atinjam. E com os resfriados, vem o nariz entupido. Mas isso tem solução. Venha com a gente nesse artigo para conhecer alguns chás para desentupir nariz e veja como alguns chás caseiros podem ajudar a descongestionar suas narinas.

Mas antes, vamos conferir algumas propriedades dos chás e entender como eles nos ajudam.

 

Algumas propriedades dos chás

Os chás podem auxiliar com sintomas da gripe e resfriados, como dor de garganta e nariz congestionado. Eles ajudam a manter a hidratação e podem ser combinados com mel para reduzir a tosse - e substituir o açúcar, se for do gosto de quem toma.

Cada planta, fruta ou especiaria utilizada para fazer chás apresenta suas propriedades e podem ajudar com diferentes sintomas. Mas no geral, bebidas quentes podem reduzir a dor de garganta, o cansaço, tosses e espirros. Assim, dá para beber quase todo chá como um chá para desentupir nariz. Agora, é claro que alguns podem aliviar mais do que outros.

E para ajudar você a escolher, separamos uma lista com os 7 tipos de chás para desentupir nariz mais conhecidos. Vamos lá!

 

Chá verde

O chá verde é repleto de antioxidantes e pode ser uma boa opção de chá para desentupir o nariz. Ele pode ser uma opção acessível para ajudar a combater sintomas desagradáveis e dar um boost no corpo para combater doenças.

Modo de preparo:

Infusionar 1 colher de sopa de chá verde em 1 xícara de chá de água por cerca de 5 minutos.

 

Chá de hortelã

A hortelã possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e analgésicas (ou seja, reduz a dor), além de estudos mostrarem que ele, além de dar uma boa alternativa de chá para desentupir o nariz, pode também a aliviar algumas dores de cabeça. Isso porque o mentol relaxa os músculos, o que alivia as dores. Aliás, é esse mesmo mentol que ajuda a hortelã ajudar a desentupir o nariz.

Modo de preparo:

Infusionar de 3 a 5 folhas de hortelã-pimenta (dependendo do tamanho da folha) em 1 xícara de chá de água quente.

 

Chá de eucalipto

O eucalipto é muito usado em remédios populares para resfriados, como xaropes e sachês. E pode fazer um ótimo chá para desentupir o nariz. É que o cineol, substância presente nas folhas de eucalipto, tem propriedades anti-sépticas. Além disso, ele é expectorante, anti inflamatório, descongestionante e estimula a imunidade.

O chá de eucalipto pode ajudar a expelir o muco das vias aéreas, desentupindo o nariz e aliviando o acúmulo no peito. Seu uso pode também amenizar outros sintomas, como febre, dor de garganta e tosse.

Modo de preparo:

Infusionar cerca de 2 g de folhas de eucalipto em 1 xícara de chá de água.

 

Chá de malva

A malva possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e expectorantes (facilitam a saída de secreções). Por isso, chá de malva pode ajudar a desinflamar as vias aéreas e descongestionar o nariz.

Modo de preparo:

Infusionar cerca de 6 g de folhas de malva para 1 xícara de chá de água.

 

Chá de sabugueiro

A fruta de sabugueiro tem propriedades antivirais e antimicrobianas, além de estudos mostrarem uma ação na redução da duração da gripe. O sabugueiro pode ajudar a combater inflamações, infecções, sintomas de resfriado e gripe (entre eles, o nariz entupido).

Modo de preparo:

Infusionar 1 colher de sopa de flores de sabugueiro secas em 1 xícara de chá de água por 10 minutos.

 

Chá de poejo

O poejo, ou hortelãzinho, tem propriedades relaxantes, antissépticas e cicatrizantes. Além disso, pode fazer um chá para desentupir o nariz e diminuir os sintomas de doenças respiratórias.

Modo de preparo:

Infusionar cerca de 1 g de folhas de poejo em 1 xícara de chá de água.

 

Chá de agrião

O agrião pode não ser a primeira opção de chá para desentupir o nariz, mas a gente devia pensar nele com mais carinho. Afinal, essa planta é a base de diversos xaropes que encontramos disponíveis nas farmácias. Isso porque o agrião tem algumas propriedades que podem ajudar a combater os sintomas de resfriados, como ser anti inflamatória e anti congestionante.

Dentro de seus diversos benefícios, há apontamentos de que o agrião pode ser útil no combate de tosses e aliviar as vias respiratórias. Ele é repleto de vitaminas A, C e do complexo B, fonte de ferro, cálcio e antioxidantes.

Modo de preparo:

Infusionar cerca de 1 xícara de chá de folhas e talos de agrião em 1 xícara de chá de água.

Vale lembrar que se você apresenta sintomas mais graves, como febre e falta de ar, é muito recomendado que procure um médico ou especialista. Os chás ajudam a diminuir alguns sintomas, como nariz entupido e dores de cabeça, mas a assistência médica é essencial em casos persistentes,


Perguntas Frequentes

  • Os chás são bons para desentupir o nariz?

    Muitos estudos sobre os efeitos dos chás sobre os sintomas de gripe e do resfriado mostram que alguns chás podem ajudar muito a diminuir os sintomas e a duração da doença.

  • O que desentope o nariz?

    Além dos remédios específicos para isso, os chás e a hidroterapia (inalação do vapor de folhas e ervas fervidas) são ótimas opções mais naturais.

  • Chás caseiros funcionam para desentupir o nariz?

    Os estudos sobre os chás não são tantos, mas muitos que já existem mostram que as infusões podem funcionar. No mínimo, por serem bebidas quentes, mas quando feitas com as plantas certas vão bem além disso. Em todo caso, lembramos que cada pessoa reage de formas diferentes, o mesmo chá para desentupir nariz pode não funcionar para todos. Por isso, vale experimentar com calma e certificar-se das próprias alergias.

  • Referências

    https://pressreleases.scielo.org/blog/2018/05/17/qual-o-efeito-terapeutico-do-mel-na-tosse/#.YXA6pBrMLIU

    https://web.archive.org/web/20180619153204/http://omicron-pharma.com:80/pdfs/ElderberryClinicalOJPK_Published.pdf

    https://www.ecycle.com.br/sabugueiro/

    https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31823

    https://seer.imed.edu.br/index.php/JOI/article/download/1243/798

    http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf

    http://www.floram.periodikos.com.br/article/588e2208e710ab87018b460c/pdf/floram-11-1-47.pdf

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23196150/

Referências

https://pressreleases.scielo.org/blog/2018/05/17/qual-o-efeito-terapeutico-do-mel-na-tosse/#.YXA6pBrMLIU https://web.archive.org/web/20180619153204/http://omicron-pharma.com:80/pdfs/ElderberryClinicalOJPK_Published.pdf https://www.ecycle.com.br/sabugueiro/ https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/31823 https://seer.imed.edu.br/index.php/JOI/article/download/1243/798 http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf http://www.floram.periodikos.com.br/article/588e2208e710ab87018b460c/pdf/floram-11-1-47.pdf https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23196150/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas