Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Chá para dor de estômago: veja 6 receitas que podem te ajudar

Legenda: 
Chá para dor de estômago

A dor de estômago é um problema que afeta muitas pessoas; por conta disso, muitos procuram por tratamentos naturais, para não se tornarem extremamente dependentes de remédios.

Uma opção muito conhecida e adorada é o chá, que pode trazer uma série de benefícios para o organismo, sendo um deles a melhora da dor de estômago. Pensando nisso, o Que Bem Que Faz preparou esse artigo, que lista 6 opções de chá para dor de estômago que vão facilitar a sua vida. Vamos nessa?

 

Chás para dor de estômago

Quando estamos com dor de estômago não há nada melhor que uma xícara de chá quentinho para aliviar os sintomas. Mas é claro que existem alguns tipos de chá que podem ter efeitos mais intensos que outros, podendo ser opções ótimas para aliviar a dor de estômago, além de trazer outros benefícios para a saúde do organismo. Vejamos nessa lista alguns dos melhores chás para dor de estômago:

Chá verde

Muito conhecido e apreciado por trazer uma infinidade de benefícios para a saúde do organismo, o chá verde é um chá medicinal que pode ajudar com diversos problemas, que vão desde dores até inflamações e irritações.

O chá verde é utilizado há muito tempo para o alívio da diarréia, o que pode, consequentemente, melhorar os sintomas de dor de estômago. Além disso, o chá verde demonstrou ajudar o organismo na prevenção contra uma série de doenças relacionadas ao sistema digestivo.

Fora os benefícios que o chá verde pode trazer para o sistema digestivo, ele também ajuda a melhorar a saúde de outras partes do organismo – como prevenindo doenças do coração, o envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer.

Chá de gengibre

Outro chá muito conhecido por suas propriedades medicinais, o chá de gengibre é uma opção para quem quer se curar da dor no estômago. Por aliviar enjoos, o chá de gengibre também é uma boa opção para quem quer melhorar náuseas e vômitos, sendo recomendado para mulheres grávidas e pessoas que precisam fazer quimioterapia.

O chá de gengibre também pode ajudar no tratamento ou prevenção de gripes e resfriados, além de ajudar na melhora de dores de garganta, tosse e nariz congestionado.

Chá de hortelã

O chá de hortelã é mais um chá com diversas propriedades medicinais, podendo trazer uma série de benefícios para o organismo. Para a dor de estômago, o chá de hortelã é benéfico devido a uma substância chamada carvona: essa substância possui propriedades que melhoram as contrações dos músculos do sistema digestivo, o que ajuda a aliviar dores de estômago e melhora a digestão.

O chá de hortelã também pode ajudar contra inchaços e inflamações no organismo e serve como uma bebida energética, contribuindo para uma melhor disposição e para o fortalecimento da imunidade, e tratando problemas como gripes e resfriados.

Chá preto

O chá preto também é um tipo de chá rico em propriedades medicinais, auxiliando no combate de uma série de doenças e outros problemas de saúde. Para o sistema digestivo, o chá preto pode ajudar não apenas no alívio de dores de estômago, mas também de problemas como diarréia e prisão de ventre, melhorando a movimentação dos músculos do intestino.

Apesar de ser um chá que traz uma série de benefícios para a saúde estomacal, tome cuidado ao consumir o chá preto – pois, se consumido em excesso, pode piorar as dores de estômago. Isso acontece porque o chá preto é rico em cafeína, que, se consumida em grandes quantidades, pode causar alguns problemas digestivos.

Além de fazer bem para o estômago, o chá preto também pode trazer diversos outros benefícios para o organismo, como a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças do coração e de alguns tipos de câncer. O chá preto também pode ajudar no controle da diabetes e no emagrecimento.

Chá de camomila

Muitos consomem o chá de camomila devido às suas propriedades calmantes que, se combinadas com chá de maracujá, podem até ajudar com o tratamento da insônia. O que poucos sabem, no entanto, é que o chá de camomila também pode aliviar dores de estômago e outros problemas estomacais.

Além disso, o chá de camomila também pode ajudar na melhora de sintomas como diarréia, vômito, náuseas, gases, indigestão e enjôo, sendo uma opção de chá recomendada para mulheres gestantes e pessoas que precisam realizar tratamentos com quimioterapia.

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce, assim como a maioria dos chás dessa lista, possui uma série de propriedades medicinais que podem melhorar a saúde do organismo e prevenir diversas doenças.

Para o estômago, o chá de erva-doce é uma boa opção para aliviar dores estomacais, pois seu sabor doce e leve faz dele uma opção saborosa e que, por possuir efeitos calmantes, pode ajudar contra quaisquer inflamações ou irritações que estejam presentes no estômago.

Além disso, para o resto do organismo, o chá de erva-doce ainda combate a dor de cabeça, a indigestão, a insônia, cólicas menstruais e espasmos musculares, além de ser uma boa opção para curar doenças como gripes e resfriados.

Essas foram algumas opções de chá que podem ajudar a aliviar não apenas dores de estômago, mas também outros problemas de saúde. Mas, lembre-se: caso as dores persistam ou sejam fortes demais, procure pela ajuda de um médico, para garantir que não seja algum problema de saúde mais grave.


Perguntas frequentes

  • O que fazer se o chá para dor de estômago não funcionar?

    Caso a dor persista por muitos dias ou seja muito forte, procure pela ajuda de um médico, pois pode significar algum problema de saúde maior.

  • Existe alguma contraindicação para o chá para dor de estômago?

    Quanto ao chá preto, é bom não consumí-lo de forma excessiva, pois as grandes quantidades de cafeína que existem no chá podem piorar as dores de estômago e trazer outros problemas para a saúde do sistema digestivo.

    Fontes

    https://www.healthline.com/nutrition/tea-for-upset-stomach

    https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-green-tea

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/320031

    https://www.healthline.com/nutrition/black-tea-benefits

    https://www.healthline.com/nutrition/peppermint-tea

    https://www.healthline.com/health/food-nutrition/benefits-ginger-tea

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas